X

Criamos o nosso elenco dos sonhos para o live-action de Mulan

Elencamos os melhores atores para o filme em meio às controvérsias ligadas a ele

Por Carla Braga - 17 Out 2016 às 16:57h

Em março do ano passado, a Disney anunciou que iria lançar um live-action para a sua animação clássica Mulan (1998), seguindo a tendência que iniciou com Cinderela (2014), Mogli: O Menino Lobo (2016) e A Bela e a Fera (2017), o que deixou os fãs da história animados e preocupados ao mesmo tempo - já que o histórico do estúdio não o pinta, necessariamente, como uma empresa muito sensível em relação a questões culturais.

As dúvidas apenas aumentaram quando informações relacionadas ao roteiro da produção vazaram, alegando que o script escrito por Lauren Hynek e Elizabeth Martin (dois nomes ocidentais inclusive) transformaram o personagem Li Shang em um “homem europeu de trinta e poucos anos” que só ajuda o exército chinês porque está interessado na personagem de Mulan e que ainda seria o grande responsável em derrotar um dos principais vilões da história - mérito que deveria ser da protagonista!

Após a revolta que a notícia gerou mundo à fora, a Disney anunciou que o personagem será chinês de fato, assim como Mulan, que continuará como protagonista (o que nem deveria entrar em questão, já que o poema que inspirou a animação é focado nela). Mas o estúdio também contratou os roteiristas Rick Jaffa Amanda Silver para reescreverem a história, o que sugere que ele pretendia mesmo dar uma branquizada na história antes de suas intenções terem sido escancaradas.

Com todas essas preocupações em mente, decidimos ajudar a Disney, que parece estar com dificuldades em achar o tom certo para a produção, e compilamos o nosso elenco dos sonhos para o live-action de Mulan.

Mulan = Constance Wu

Constance Wu, Constance Wu, Constance Wu! Será que, se fizermos o Beetlejuice com a Constance Wu, ela vai se materializar na pele de Mulan já no set de filmagens do live-action? Brincadeiras à parte, a atriz norte-americana, filha de pais taiwaneses que imigraram para os EUA em busca de melhores oportunidades para os seus sete filhos, é uma das atrizes mais em alta no momento por uma boa razão: o seu trabalho fenomenal na sit-com Fresh off The Boat, da ABC. Quem assiste à série sempre concorda que a atuação destemida e a personagem espirituosa de Wu são as duas melhores partes da produção. Ah, e é preciso mencionar que a atriz já deixou claro no seriado que canta bem pra caramba. Ou seja, mais uma razão para ser escalada em uma produção da Disney!

Li Shang = Show Luo ou Godfrey Gao

Apesar de Show Luo ser a opção mais certeira por ele saber atuar, dançar e cantar, não podíamos deixar de mencionar Godfrey Gao (o da ponta direita na imagem acima) aqui por ele ter uma aparência muito mais haver com a do Li Shang. Concordam? Vamos começar com Luo. O ator, dançarino e cantor nascido em Taiwan não é muito famoso no Ocidente, mas o cara sabe atuar e poderá provar isso para quem ainda não sabe em Bleeding Steel, filme em que atua ao lado de Jackie Chan, em 2017. Enquanto isso, Gao, filho de pai chinês e mãe malasiana, é um ator e modelo nascido em Taiwan que se mudou para o Canadá ainda na infância. Gao tem atuado em filmes tanto no Ocidente como no Oriente, mas o mais importante é que o cara é lindo e tem um visual perfeito para encarnar Li Shang - até o formato do rosto do ator parece com o do personagem.

Mushu = Jackie Chan

O personagem mais querido e carismático de Mulan, o dragão Mushu, precisa ser dublado por alguém igualmente carismático, facilmente reconhecível e com uma voz impactante. Não é mesmo? Portanto, é quase óbvio pensar no nome de Jackie Chan logo de cara para ele. O ator, nascido em Taiwan na cidade de Hong Kong, possui uma voz conhecida e expressiva que daria vida por si só ao personagem animado. Inclusive, Chan possui experiência com dublagem, tendo emprestado sua voz para o personagem Master Monkey das animações da franquia Kung Fu Panda. Sem falar que o ator de origem chinesa mais famoso na ativa precisa estar envolvido com uma produção tão importante para a representação da cultura chinesa em Hollywood.

Fa Li = Michelle Yeoh

A atriz e bailarina Michelle Yeoh nasceu na Malásia, mas de uma família de etnia chinesa, e ficou conhecida por atuar em filmes de artes marciais. Sua fama no gênero acabou a rendendo um convite para trabalhar em 007 O Amanhã Nunca Morre, e, juntamente com o sucesso que obteve em O Tigre e o Dragão (filme chinês sucesso de bilheteria nos EUA), Yeoh se tornou uma celebridade mundial. Uma atriz de peso como ela com ascendência chinesa seria uma ótima opção para viver Fa Li, mãe de Mulan!

Fa Zhou = Russel Wong

Fa Zhou é um personagem que não aparece muito em cena, mas que representa um papel importante para a vida da protagonista, que acaba entrando para o exército chinês no lugar dele. Com feições bonitas só um pouco envelhecidas (como as bolsas embaixo dos seus olhos), o pai de Mulan poderia ser vivido pelo ator Russel Wong, ator de ascendência chinesa pelo lado do pai, que ficou mais conhecido por ter sido o primeiro ator de ascendência asiática a estrelar uma série (ainda mais na pele de um galã, algo raro de se ver em Hollywood). O ator de 53 anos é um cinquentão charmoso, que, assim como Fa Zhou, aparenta sua meia idade de forma sutil.

O Imperador = George Takei

Ok, a gente sabe que George Takei tem origem japonesa, e não chinesa, mas o veterano ator, mais conhecido por viver Sulu na série Star Trek, também não poderia ficar de fora de uma produção tão importante para a cultural oriental. Takei poderia muito bem encarnar O Imperador da China.

Shan-Yu = Daniel Wu 

Shan-Yu, o principal antagonista de Mulan, é do tipo de vilão que bota medo em qualquer um com sua construção puramente maligna. Portanto, será preciso escalar um ator excelente para dar vida a um personagem tão complexo. Daniel Wu, ator, diretor e produtor norte-americano de ascendência chinesa, é um dos maiores nomes do cinema chinês da atualidade, tendo atuado em mais de 60 filmes de destaque e ficado conhecido como um ator “flexível e distinto”. Portanto, uma casadinha entre Wu e Yu parece ideal, não é mesmo?

Yao = Benedict Wong

Yao, um dos três soldados do exército chinês que se tornam amigos de Mulan, é o líder auto-proclamado do grupo e o mais baixinho. Yao acaba sendo o mais carismático dos três por ter um temperamento irritadiço e por ser meio atrapalhado ao mesmo tempo. Benedict Wong, que ficou mais conhecido por viver Kublai Khan na série da Netflix Marco Polo, poderia ser uma ótima opção para o personagem. Experiência com uma produção épica e de época ele já tem!