X

Autopsia de um personagem: o que esperar de Negan?

Conheça a história nos quadrinhos do vilão de The Walking Dead

Por Rafael Sanzio - 18 Out 2016 às 12:19h

A sétima temporada de The Walking Dead reserva um novo aclamado vilão dos quadrinhos: Negan. A promessa é de que os produtores aprenderam com os erros de sua pífia adaptação do Governador e que o Negan virá com tudo nessa temporada sangrenta. Para entender o potencial do personagem, vamos contar a trajetória do antagonista dos quadrinhos, sua história, personalidade e fatos curiosos. A seguir haverá muitos spoilers da trama dos quadrinhos, mas nada garante que os acontecimentos da HQ serão levados para a televisão.

O passado misterioso

Depois de tantas edições, o passado de Negan não foi revelado ainda – dizem que, na série, haverá mais informações sobre esse ponto. A informação mais concreta na HQ é que antes do surto dos mortos-vivos, Negan (se é que esse é o nome de verdade dele) foi um professor de Educação Física.

O jeitão imprevisível e falsa sensatez

O personagem apareceu na edição número 100 de The Walking Dead, com menções em edições anteriores. Na ocasião, Negan era o líder dos Salvadores, um grupo que usava a desculpa de proteção das comunidades para conseguir extorquir suprimentos das mesmas. Ele carregava um bastão com arame farpado, chamado Lucille, utilizado para empregar suas sentenças mais impactantes.

Rick subestimou os Salvadores e acabou emboscado por eles. Rendido, teve que olhar um dos importantes membros do seu grupo ter sua cabeça esmagada pelo bastão. Mesmo cometendo esse ato violento e de forma bem jovial, Negan aparentemente tenta ser sensato. Em encontros subsequentes com o grupo de Rick – ou com um Carl fazendo sua própria emboscada, matando alguns Salvadores –, Negan tentava evitar que as comunidades o odiassem. Suas medidas drásticas são apenas para mostrar um limite, mas ele geralmente era razoável com o tratamento para evitar rebeliões.

Dentro da comunidade dos Salvadores, Negan possui várias esposas e a maioria são escravas sexuais dele – as vezes, tornando-se uma esposa para melhorar de vida na comunidade, mas depois percebendo ao que estava se propondo. Quem for pego com uma de suas esposas tem parte do seu rosto queimado para lembra-lo do erro cometido.

A dominação de Alexandria e alianças

Após a demonstração de força, a Zona Segura de Alexandria se submeteu ao comando de Negan, tendo que entregar metade dos suprimentos que eles arrecadavam – como acontecia com as outras comunidades. Nesse meio tempo, Rick descobriu a localização do Santuário – comunidade dos Salvadores – e começou a arquitetar uma guerra junto com as comunidade do Alto Morro e O Reino.

A grande guerra tem início

Apesar das demonstrações de misericórdia, as comunidades e membros dentro do próprio Salvadores querem acabar com Negan. A declaração de guerra acontece após a derrota vergonhosa das forças de Negan e o arco Guerra Total tem início.

Várias perdas e planos acontecem durante a guerra, com Negan tentando contaminar Rick com flechas e colocando gente infectada dentro de Alexandria. O vilão consegue destruir grande parte da comunidade, mas com a atitude transforma a personalidade de Maggie, tornando-a uma líder em meio ao caos. Negan captura Eugene e tenta obriga-lo a fazer munições para os Salvadores, mas sem sucesso.

O fim de Negan?

A guerra termina com uma luta entre Negan e Rick, após o vilão ter achado que tinha matado o ex-policial. O desfigurado Dwight assume a liderança dos Salvadores no momento em que Rick vence a luta, contudo, Rick decide salvar a vida de Negan para mostrar que ele pagaria de forma civilizada pelos crimes que cometeu.

O vilão foi condenado a passar o resto de sua vida preso na área de segurança de Alexandria.

Negan virando parte da equipe

Com o passar dos anos, ele foi criando uma amizade com Carl Grimes, que o visitava, mas que mantinha ainda rancor por ele. Certo dia, ele teve a oportunidade de fugir, mas não o fez e demonstrou isso para Rick – dizendo até que poderia ter matado várias pessoas, estuprado outras, e ninguém teria tido tempo de impedir.

Na mais recente ameaça que a comunidade está enfrentando, Negan foi solto parra fazer parte do grupo e lutar contra os novos inimigos. Ele até teve Lucille em mãos, contudo, ela se partiu quando golpeava Beta, chefe dos Sussurradores.

E o que teremos na série?

A jornada de Negan nos quadrinhos tem potencial, mas sua história por lá envolve passagem de anos na linha do tempo da HQ – isso é possível porque traços e desenhos podem ser modificados sem impactar ou correr o risco de ficar estranho visualmente, mas na TV? Será que o criador Robert Kirkman vai querer traçar uma trama diferente ou vão encarar maquiagem para envelhecer os atores? Ou teremos apenas uma a duas temporadas com Negan, e vai mata-lo para não prender por muito tempo o ator ao personagem? Devido a qualidade e carisma do ator Jeffrey Dean-Morgan, a preferência está em tê-lo no programa por um bom tempo – pois, apesar de conversar com seu bastão, ele realmente é um cara sensato... Na maior parte do tempo.