X

As 12 melhores cenas pós-créditos dos filmes com heróis

A Marvel Studios não fez escola, mas está tirando boas notas

Por Rafael Sanzio - 25 Out 2016 às 16:23h

Antes da Marvel Studios criar a cultura de esperar até o final dos créditos de um filme dentro do cinema – e geralmente gritar para os outros pararem de se levantar para ir embora (já que sabemos que quando a cena começar eles irão ficar em pé assistindo) –, ter uma cena pós-crédito já existia nos filmes, o primeiro tendo acontecido em um filme mudo de 1903. A cena é costumeira em produções de comédia, com erros de gravação, ou filmes de aventura para dar um gancho a uma possível franquia. Para não virar um apanhado de filmes da Marvel Studios, deixamos de lado o termo super-herói para o mais abrangente herói. Então confira algumas cenas pós-créditos divertidas, significativas e até mesmo que você talvez não sabia que existiam.

1. Harry Potter e a Câmara Secreta

Devo admitir que, após 14 anos e tendo assistido algumas vezes, não tinha o menor conhecimento dessa cena pós-crédito. Afinal, as adaptações cinematográficas dos livros de J.K. Rowling eram tão fiéis que, após contada a história, era só se levantar e ir embora, não? A cena a seguir mostra o que aconteceu com Gilderoy Lockhart (Kenneth Branagh), após ter tido sua memória apagada – e, pelo jeito, ele ainda conseguiu uma forma de fazer um livro e lucrar com isso.

2. Mestres do Universo

Não era a adaptação que queríamos, mas era a que merecíamos na época. O filme que tinha Dolph Lundgren como He-Man e Frank Langella como Esqueleto funcionou para a garotada da época, mesmo sem parecer ter orçamento para manter o filme todo em Eternia. Na batalha final, Esqueleto é derrotado por He-Man e cai em um poço ao melhor estilo Imperador Galáctico. Todo mundo feliz e os terráqueos voltam para Terra. Só que vilão morto é só aquele que vemos o corpo inerte... e olhe lá. Esqueleto retorna e diz que voltará... e esperemos até hoje.

3. Piratas do Caribe

Todos os filmes da franquia possuem uma cena pós-crédito, umas com mais significado do que outras. Mas a melhor é a do Piratas do Caribe: No Fim do Mundo, mostrando que Will Turner (Orlando Bloom) após dez anos retorna para casa para seu dia de folga como o capitão do Holandês Voador. O problema é que ele tem apenas um dia para conhecer o filho e aproveitar o momento de love com a esposa, decisão difícil.

4. Demolidor

Não estou falando da série e sim do fatídico filme estrelado por Ben Affleck. Há controvérsias sobre a qualidade do filme, tanto como adaptação como em termos de um filme de super-herói. Porém, sua cena pós-crédito é divertida e mostra o estado do vilão Mercenário (Colin Farrell) após o combate com o herói, revelando que ele ainda possui suas habilidades.

5. Homem de Ferro

O filme possui seu próprio significado mediante sua importância como produção de sucesso da Marvel Studios, tendo como protagonista o renascido das cinzas (ou seria do pó?) Robert Downey Jr. A cena pós-crédito conta com a aparição de Samuel L. Jackson no papel de Nick Fury, claramente sob a influência do desenhista dos Vingadores Ultimate! Com isso, já vale um orgasmo nerd, em seguida, Fury deixa claro que Tony Stark, com certeza, não é o centro das atenções desse universo Marvel nos cinemas.

6. Homem de Ferro 2

Na época que ainda achávamos que um filme do Thor seria uma maravilha, a cena pós-crédito de Homem de Ferro 2 criou bastante expectativa. O filme já dava pistas que algo estava acontecendo no Novo México, com o agente Coulson (Clark Gregg) sendo designado para lá. Na cena, ele finalmente chega a zona de atenção, revelando o ponto de impacto do Mjolnir, o martelo de Thor. Vai ser um filme sensacional! Uhu! Só que não...

7. Thor

O filme foi bem mais ou menos, mas sua cena pós-crédito, além de maior que o habitual, estava cheia de promessas. Além de revelar que, de alguma forma, Loki (Tom Hiddleston) estava vivo e controlando de certo modo o cientista Erik Selvig (Stellan Skarsgard), temos um vislumbre do Cubo Cósmico, que seria explicado em Capitão América: O Primeiro Vingador, além de mostrar o interesse do vilão por ele e como seria usado em Os Vingadores.

8. Os Vingadores

O grande trunfo da Marvel Studios foi ter conseguido fazer vários filmes solo, apresentando seus heróis e juntá-los em um só. O resultado foi surpreendente e animador e sua primeira cena pós-crédito tão animadora quanto. Após levar uma surra dos super-heróis, o líder alienígena tenta avisar a seu mestre que enfrentá-los é cortejar a Morte – para quem conhece as HQs, o mestre em questão, Thanos, é apaixonado pela entidade Morte. Uma bela sacada.

9. Capitão América: O Soldado Invernal

Outra primeira cena pós-créditos, porque a Marvel não aguentava entregar apenas uma – e geralmente a mais intrigante é sempre a primeira, quando há duas. E nessa temos o gancho para Vingadores: Era de Ultron, e o triste uso do termo milagres, já que mutantes só podem ser usados pela Fox.

10. X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido

Infelizmente, a melhor representação do vilão Apocalipse não está no filme X-Men: Apocalipse, e sim na cena pós-crédito do filme anterior. Aqui temos um Apocalipse sem se tornar o Ivan Ooze, inimigo dos Power Rangers. Ainda com a pele branca e azulada, mostrando seus poderes e ao fundo os seus quatro cavaleiros do apocalipse. Bastante promissor. O que será que fez uma ideia tão boa virar aquilo depois.

11. Guardiões da Galáxia

Ok, a primeira cena pós-crédito do filme não tem lá muita importância para história, mas ela é muito legal e criou o fenômeno do bebê Groot. Nada mais relaxante do que ver a pequena árvore dançando e, sem um bom motivo aparente, se escondendo do Drax (Dave Bautista).

12. Deadpool

A melhor deixamos para o final. O filme Deadpool, estrelado por Ryan Reynolds, teve suas falhas, mas teve grandes acertos, conseguindo captar a essência do personagem e, graças aos deuses, mantendo sua principal característica de quebra da quarta parede. A cena pós-crédito é um show, pois faz uma homenagem e entrega mais de uma referência ao filme Curtindo a Vida Adoidado, outra produção que quebrava bastante a quarta parede. Então, temos Wade Wilson vestido como Ferris Bueller – da mesma forma que ele fez em sua própria cena pós-crédito no filme de 1986 – que entrega várias piadas, referências, segredos do próximo filme e sugestão de elenco para viver o personagem Cable. Houve até referência as cenas pós-crédtios da Marvel! Simplesmente divertido e a cara do Deadpool.