X

Manual definitivo de sobrevivência aos zumbis

Se eles resolverem sair da tumba nesse Halloween você estará preparado

Por Rafael Sanzio - 28 Out 2016 às 11:52h

O mundo do entretenimento no quesito zumbis está recheado de exemplos e tipos de criaturas asquerosas – que em sua maioria – desejam a carne humana viva. Desde os não tão diversificados zumbis em A Noite dos Mortos-Vivos de George A. Romero aos trezentos tipos existentes em um jogo como Left 4 Dead. Siga nosso manual de sobrevivência e saiba o que esperar dos mortos-vivos e afins que surgirem no seu caminho nesse Dia das Bruxas.

1. Zumbis que parecem humanos bêbados

Como são: Vistos no filme A Noite dos Mortos-Vivos (1968), esses zumbis podem lhe confundir e atacar de surpresa porque você pode achar que está lidando com um simples bêbado de rua. Eles parecem muito com um ser humano normal, só que aparentam estar bêbados e como bêbados, possuem uma força descomunal – será que o filme na verdade mostrou a noite dos bêbados e a sequência seria a madrugada da ressaca?

Como lidar: Esses são realmente perigosos pela semelhança com pessoas normais. Na dúvida, sempre esteja ciente dos seus arredores e quando vir alguém trôpego em sua direção, vá para o outro lado da rua. Se por acaso a pessoa te seguir e balbuciar palavras sem sentido, bem, ainda pode ser um bêbado, então corra.

2. Zumbis corredores de maratonas

Como são: Depende um pouco da produção, em Extermínio (2002) eles apresentavam nitidamente os olhos vermelhos, sangue escorrendo pelos orifícios e tremeliques quando ficavam parados.

Como lidar: No primeiro caso é necessário ser bem silencioso e evitar que eles tenham contato visual com você – não há indícios que eles sentem o humano pelo cheiro, mas se escutam algo ou batem o olho, você está marcado. O importante é, se eles começarem a correr atrás de você, esteja sempre de tênis e é bom começar de agora a ter uma vida saudável para ter fôlego quando estiver sendo perseguido.

3. Zumbis que não suportam ficar doentes

Como são: Menos nojentos visualmente que os de Extermínio, mas agressivos e corredores como eles. Foram vistos em produções como Guerra Mundial Z (2013). Um apenas pode dar bastante trabalho, tanto por aguentar balas e ter grande resistência, mas quando, literalmente, eles formam uma onda de loucura e raiva, sai de baixo!

Como lidar: Graças a Brad Pitt, sabemos agora que eles rejeitam seres humanos doentes. Portanto, escolha a doença menos pior e contraia ela – acho que resfriado não conta.

4. Zumbis BIRRRLLL BIRRRLLL

Como são: Esses monstrengos geralmente possuem entrada vitalícia na franquia de jogos Resident Evil. São criaturas imensas, que não morrem tão fácil e quando são derrotadas, sempre, possuem fôlego para mais de uma aparição durante o jogo.

Como lidar: Primeiro, em games, o negócio é mesmo estar armado até os dentes. Porque contra essas criaturas o macete do tiro na cabeça não vai funcionar. Ou seja, esteja sempre com uma lança-granadas ao seu lado. E também esteja com o coração preparado para vários sustos quando o monstrão resolver derrubar a parede e correr atrás de você – isso quando você está andando por um corredor bem silencioso.

5. Zumbis mutantes ninja adolescentes

Como são: Muitos produtores, para não serem acusados que sua obra é mais um filme/game/série, transformam seus zumbis em seres mutantes comedores de gente. É o caso de The Last of Us (2013). Criaturas cogumelos, que no início são bem parecidas com os zumbis raivosos, mas depois se tornam seres asquerosos.

Como lidar: Os zumbis mutantes geralmente são os que possuem mais formas de contaminação, então é preciso que você esteja preparado e protegido. No caso dos Estaladores de The Last of Us, não bastava ser silencioso, havia casos dos esporos emitidos pelos cogumelos estarem no ar, e é preciso usar uma máscara para escapar evitar a inalação. Além disso, tem que ser bem mais macho para eliminar essas criaturas, já que tem que ter sangue frio para se aproximar e eliminá-las de forma silenciosa para não atrair outros.

6. Zumbis figurantes

Como são: São os mortos-vivos mais clássicos, com aparência decrépita e as vezes evidenciando as formas que foram mortos quando estavam vivos e quando alguém tentou mata-los quando estavam mortos. O termo figuração é devido ao fato que em suas produções, os seres humanos são bem mais cruéis que essas criaturas sem cérebro. Que o diga Negan de The Walking Dead.

Como lidar: Você está tão preocupado com saqueadores e outros tipos de pessoas perigosas que um mundo apocalíptico pode lhe trazer que esquece que essas criaturas também são perigosas. Nesse caso a dica é: saiba seus limites. Não ache porque é fácil de matar um zumbi depois da prática, e se você estiver no grupo de Rick vai saber dar vários headshots, que você é capaz de derrotar uma horda deles. Mesmo com ajuda! É preciso estratégia, já que esses zumbis são lentos e burros.

7. Zumbi bicho do mato

Como são: Esses zumbis ou quase tem uma inteligência de predador como em Eu Sou a Lenda (2007) e em Wayward Pines (2015) – vocês podem até dizer que não são zumbis e estariam certos, mas se correm atrás de você e querem te matar de uma forma insana, podem entrar na categoria.

Como lidar: O problema aqui é que esses zumbis pensam como animais e caçam como algum tipo inteligente de predador. Uma inteligência primária, de fato, mas ainda assim não caindo em truques fáceis. Como agem feito animais, mesmo sendo um pouco espertos, podem se distrair com luzes fortes ou fogo.

8. Zumbi Einstein

Como são: Esses zumbis são inteligentes ou quase, como em Plants vs. Zombies (2009). Eles conseguem a proeza de administrar funções para cada zumbi, em uma hierarquia organizada para a guerra. Há até mesmo um cientista zumbi que comanda os ataques – apesar de seu nível de barganha e diplomacia serem muito baixos.

Como lidar: Contra essas criaturas ecléticas, é necessário que você comece a cultivar um lindo jardim em frente a sua casa – bem grande e bem variado. E compre vários cortadores de grama que tiverem na loja de jardinagem da sua cidade. Já pensou em colocar uma piscina no seu jardim?

9. Zumbis amaldiçoados

Como são: Baú amaldiçoado, aposta malfeita com o capitão do fundo do oceano, zumbi de vodu, tem de todo tipo na franquia Piratas do Caribe. O negócio é que eles geralmente são invencíveis até o terceiro ato da história, o problema é você sobreviver até lá.

Como lidar: Aliar-se a um pirata não é algo muito esperto, pois você nunca sabe o que esperar de alguém desonesto, na verdade sabe, já que o desonesto a gente espera que ele seja desonesto, mas o honesto, aí sim, nunca se sabe quando ele será desonesto. Entenderam? Enfim! Os mortos-vivos amaldiçoados podem dar bastante trabalho, pois sua pós vida pode estar ligada a um elemento X e que, até que isso seja resolvido, você constantemente terá essa criatura atrás de você. Então é necessário que você investigue as causas que transformaram aquelas criaturas, para assim, tentar quebrar a maldição.

10. Zumbis pegadores

Como são: Geralmente afeminados e alguns brilham sob a luz do sol como na Saga Crepúsculo. Ou até mesmo são zumbis comedores de cérebros, bem nojento, mas que podem se tornar humanos de novo através do amor...

Como lidar: Bem, se você é uma mocinha indefesa que perde o fôlego constantemente, pode ter certeza que seu índice de sobrevivência nessa história está alto – podendo até virar um deles. Qualquer outro estereótipo... está fadado a acompanhar o romance esquisito.