X

14 road movies tensos que vão te convencer a ficar em casa

Compilamos os filmes de estrada mais amedrontadores que existem por aí

Por Carla Braga - 11 Nov 2016 às 19:11h

Viagens em estrada, ou as road trips como também são chamadas, são costumeiramente utilizadas no cinema para simbolizar transição - seja para os personagens ou para a narrativa da produção. No entanto, as mudanças para melhor desejadas pelos personagens nem sempre acontecem, abrindo espaço para imprevistos, muitas vezes, mortais.

Essa pegada sombria do gênero road movie é mais comum do que costumamos imaginar, e existem ótimos exemplos dela, que seguem logo abaixo. Só não garantimos se você terá coragem de fazer uma viagem de carro nas próximas semanas. É por sua conta e risco (ler esta matéria e/ou viajar)!

A Morte Pede Carona

Com um nome desses, A Morte Pede Carona (1986) precisava começar esta lista de road movies tensos. O suspense clássico nos ensina uma coisa bastante básica: nunca dê carona para um desconhecido na estrada porque ele pode ser Rutger Hauer na pele de um psicopata! Quando o personagem de C. Thomas Howell dirige de Chicago para San Diego, ele decide ser um bom samaritano e dar carona para um cara, mas a decisão prova ser um grande erro quando o estranho revela que assassinou um motorista e pretende repetir o feito! Mas o filme não para por aí, claro, já que o motorista consegue escapar, dando início a uma perseguição tensa.

À Prova de Morte

Esta ação de terror é uma das produções mais subestimadas de Quentin Tarantino. Dirigido e escrito de forma épica pelo famoso roteirista e cineasta, À Prova de Morte (2007) nos apresenta a Kurt Russell na pele de um dublê de carros, que assassina jovens mulheres em acidentes de carros encenados, usando o seu carro de dublê Death Proof (nome original do filme). Espere, portanto, muitas cenas gore e muito bem montadas de perseguições e acidentes de carros na estrada!

Kalifornia - Uma Viagem ao Inferno

Descrito de forma coerente como um road thriller, Kalifornia - Uma Viagem ao Inferno (1993) nos apresenta a um casal, que decide viajar pelo país para visitar locais onde serial killers cometeram seus crimes, e claro que eles acabam se deparando, no banco de trás do veículo, com um em pessoa e na ativa, né? O assassino em questão é vivido por Brad Pitt, que acaba pegando carona com o casal ao lado da sua namorada meio infantil, vivida por Juliette Lewis - o filme foi gravado durante o romance, que durou quatro anos, de Pitt e Lewis. A próxima parada do casal acabou sendo o banco de trás do próprio carro!

Wolf Creek - Viagem Ao Inferno

Em Wolf Creek - Viagem Ao Inferno (2006), quando três mochileiros decidem viajar para explorar os lindos e remotos cenários do interior da Austrália, o carro decide não ligar. Para a (in)felicidade deles, um homem com um caminhão de reboque (coincidência?) surge na estrada e oferece ajudar o trio. Como é de se esperar, o estranho não era nada bondoso, acaba caçando e torturando os viajantes e possui uma fascinação intensa por facas. Esse terror parece ter sido encomendado por todos os pais temerosos pelos filhos, que decidem se aventurar pelo mundo, na tentativa de persuadi-los a ficar em casa.

Rota da Morte

Em Rota da Morte (2003), uma família viaja para comemorar o Natal com parentes, mas, quando um dos personagens decide pegar um atalho misterioso, os passageiros do carro imergem em um loop interminável de terror, que parece não ter escapatória e os coloca em situações extremamente perigosas. A longa e conturbada viagem acaba trazendo à tona o pior dos passageiros, que começam a soltar verdades dolorosas, geralmente, evitadas em discussões. E, como o loop acontece em uma floresta macabra à noite, aos poucos, os personagens começam a desaparecer.

O Massacre da Serra Elétrica

Um dos precursores do subgênero slasher, O Massacre da Serra Elétrica (1976) é também um road movie tenso, algo que muitas pessoas devem andar esquecidas. Afinal, o longa começa com uma viagem um tanto bizarra: dois irmãos decidem viajar até o cemitério onde o avô deles está enterrado para checarem se o túmulo não foi violado (algo que andava acontecendo no local). Mas claro que eles acabam dando carona para um cara estranho, que prova ser um assassino!

Quadrilha de Sádicos

Uma família grande viajando de Ohio à Los Angeles e crianças ferais canibais, aparentemente, não são a melhor combinação que existe por aí. Quadrilha de Sádicos (1977) prova, exatamente, isso com a sua trama bizarra, mas proposital! O filme pode ter quase quarenta anos de idade, mas não pega nenhum pouco leve, contendo cenas de tortura, estupro e, como não podia faltar, assassinatos.

Olhos Famintos

O que não falta em Olhos Famintos (2001) são cenas de perseguição. Na trama, dois irmãos viajam de carro e se mantêm entretidos com jogos de palavras, quando são interrompidos por um caminhão em alta velocidade, que aparenta ter um psicopata no volante. A dupla acaba escapando do estranho apenas para reencontrá-lo mais à frente em outras circunstâncias. Mas as perseguições não param por aí, com os irmãos sendo seguidos por outra coisa ainda mais perversa!

Espinhos

 

O indie de horror Espinhos (2008) pode ser ambientado, na maior parte do tempo, em um posto de gasolina, mas não deixa de ser um road movie de terror, já que os acontecimentos que levam o casal de protagonistas para o posto envolvem um carro e um psicopata (aparentemente dois pré-requisitos para qualquer roteiro de um road movie tenso). Na trama, o casal viaja para fazer um acampamento romântico, mas é sequestrado por um fugitivo condenado e sua namorada drogada. A situação piora ainda mais quando um pneu fura e os quatro precisam se abrigar em um posto de gasolina abandonada. Coisas boas não podem acontecer a partir dessa premissa; e não acontecem!

Stake Land - Anoitecer Violento

No mundo devastado de Stake Land - Anoitecer Violento (2011), um vírus transforma as pessoas em vampiros e um caçador de vampiros acolhe um menino para quem ensina seus talentos. A dupla viaja pelo interior à procura de um local seguro enquanto dá carona para viajantes no caminho. Mas, no meio do percurso, o grupo descobre que os vampiros não são suas únicas ameaças. Esta saga apocalíptica é tensa, mas motiva sua audiência a encontrar a sua força e ultrapassar obstáculos pessoais.

Perseguição: A Estrada da Morte

Quando o calouro Lewis embarca em uma road trip com Venna, a garota dos seus sonhos, e um rádio CB (equipamento de comunicação de curta e longa distância utilizado por motoristas no mundo inteiro em estradas durante as décadas de 70 e 80) em Perseguição: A Estrada da Morte (2001), tudo dá errado a partir do momento em ele precisa dar uma carona para Fuller, o seu irmão mais velho. A situação só piora quando eles usam o rádio para pregar uma peça em um motorista de caminhão solitário. Quando o caminhoneiro percebe que foi enganado, ele faz com que os jovens paguem por isso da pior maneira imaginável. Se for para tirar uma lição deste filme que seja a noção de nunca enganar as pessoas, ainda mais se elas forem caminhoneiros aparentemente inofensivos.

Encurralado

Outro filme que não poderia ficar de fora desta lista é Encurralado (1971), já que ele inspirou a maioria dos exemplos mencionados nela. Este thriller dirigido por Steven Spielberg para a televisão acontece em volta de um vendedor viajante quando ele é perseguido e atormentado por um motorista de caminhão em uma estrada remota e vazia. A perseguição é longa, mas bem construída e desencadeia eventos tensos; sem falar no trabalho incrível feito com os veículos utilizados no filme. É impossível não sofrer junto com o personagem principal.

Vírus

Em Vírus (2009), quando o mundo sucumbe a um vírus, que transforma os seus infectados em seres mortos-vivos, um grupo de quatro jovens vai para a estrada à procura de uma ilha no Golfo do México, que, em tese, é um local livre da infestação. Mas os planos dos personagens começam a dar errado quando o carro quebra em uma estrada isolada, o que transforma a produção em um road movie mais do que tenso, já que o terror não é gerado apenas por uma pessoa (vide motorista psicopata), mas por um grupo interminável de zumbis sedentos por miolos.

Quando Chega a Escuridão (1987)

Em Quando Chega a Escuridão (1987), uma misteriosa família aparece na cidade de Caleb, que se apaixona rapidamente pela jovem do grupo. Logo após uma noite com a garota, Caleb é mordido por ela e percebe que toda a família dela são vampiros, e, agora, ele é um também. Mas o que traz o filme de 87 para esta lista é o fato dos vampiros usarem a estrada para permanecerem vivos, dirigindo de cidade em cidade à procura de pessoas vulneráveis, que servirão de alimento para eles.