X

Guia de sobrevivência para a CCXP 2016

Vai estar no maior evento nerd do Brasil? Então se liga nas dicas!

Por Rafael Sanzio - 30 Nov 2016 às 16:26h

A programação da CCXP 2016 já está online e para quem irá ao evento resta apenas expectativas de uma grande jornada. Para quem já foi, ficou o aprendizado das edições passadas e o objetivo de se dar bem nessa nova edição. Mas para quem é marinheiro de primeira viagem, o Fique Ligado resolveu oferecer uma luz para você, jovem padawan, que pode não estar tão bem preparado assim para a Comic Con Experience que acontecerá entre os dias 1 e 4 de dezembro.

1. Esteja confortável

A programação do evento tem cerca de 12 horas, então isso é muito tempo para quem pretende visitar vários estandes, andar as vezes a passos de tartaruga por causa da quantidade de gente nos corredores. Então vá com roupas que você ache confortável e principalmente, para quem pretende rodar 115 mil metros quadrados do evento, vá de tênis.

2. Mas não tão confortável

Se você não estiver de cosplay de algum personagem seminu, acredito que você não possa ir tão à vontade assim para o evento. Na verdade, se você estiver vestido de uma forma inapropriada, provavelmente você será barrado na recepção.

3. Saiba onde descansar

O evento disse que haverá locais apropriados para descanso, bem como a área da praça de alimentação. A organização pede para evitar sentar no chão ou nos corredores do salão, já que ao fazer isso você provavelmente será o pivô de um congestionamento.

4. Não fique sem bateria

Nunca se sabe quando aquela celebridade vai inventar de andar no meio da galera e você poderá ter a chance única de tirar uma foto com ela, de graça! Mas se sua bateria estiver fraca? Fique sempre atento ao nível de sua bateria, e por lá provavelmente haverá aquelas torres de carregamento de celulares – e com o Pokémon GO em alta, se você tiver um carregador portátil, melhor ainda.

5. Seja educado

Por falar em fotos, boa parte de quem faz cosplay tem consciência que estará no evento e provavelmente não andará muito pois tirará fotos com várias pessoas. Ok, mas dê essa opção a ele, certo? Se quiser tirar uma foto com um cosplay, seja educado e peça, não vá dando uma chave de pescoço e tirando uma foto. Além disso, pergunte se pode tocar na pessoa – isso é tanto pela questão de espaço individual de cada um como também em termos de figurino, o cosplayer pode estar usando alguma tinta natural ou um adereço mais frágil.

6. Esteja preparado para passar fome

Calma! Não é nada disso que você está pensando. A praça de alimentação da CCXP é enorme e contém várias opções, desde restaurantes a franquias conhecidas. O que quero dizer é que, se você não tiver grana ou está pensando em fazer um intensivo nas filas dos painéis, talvez seja melhor levar comida e água de fora. O evento permite isso desde que os alimentos industrializados estejam lacrados em sua embalagem original e os não-industrializados em embalagem de plástico fechada. Além disso, materiais como garrafas de vidro, latas e bebidas alcóolicas vindos de fora não serão permitidos.

7. O melhor dia e horário para fazer compras

Com a experiência que eu tive, o primeiro dia geralmente tende a ser o mais tranquilo – visto que uma parte do público ainda está trabalhando, já que é quinta-feira, e não pode se ausentar tanto assim – dificilmente todos serão cara de pau de sair do trabalho pela manhã dizendo que estão indo fazer um lanche e só voltar a noite. Portanto, pegue a quinta-feira para conhecer os estandes e fazer suas compras.

Há quem diga que o melhor dia mesmo é no último, com lojas oferecendo bons descontos, mas isso porque elas querem queimar o estoque – se você deixar para o final, itens exclusivos do evento e produtos mais badalados podem ir embora rapidinho. Além disso, comprando no primeiro dia você fica mais tranquilo em fazer a compra no final do dia, assim, evitando passar todo o dia andando com sacolas pesadas – a organização disse que haverá um serviço terceirizado de guarda volumes por lá.

8. Se quiser pegar os painéis, é preciso se comprometer

Uma coisa que muita gente no Brasil não gostou, na primeira edição do evento, foi o fato de passar horas em uma fila e não conseguir entrar nos painéis. Well, bem-vindo a uma Comic-Con. Vou te falar, nos EUA a galera passa a noite no local para conseguir entrar. Ou seja, se você quer se aventurar nos painéis dos auditórios – em particular os disputadíssimos do sábado – você tem que se comprometer a isso. Saber que vai passar um bom tempo, e se a organização permitir, passar a noite na fila.

A dica aqui é, se quiser pegar um painel que não seja na quinta, é na quinta-feira que você deve buscar informações sobre filas e como eles irão proceder acerca de fila para entrar no painel. Descubra se permitirão que as pessoas passem a noite no estacionamento ou mesmo se eles organizarão a fila noturna. Tendo essas informações, prepare-se para acordar cedo e encher de alimentos na sua mochila – boa sorte se você for sozinho, porque será difícil convencer alguém a guardar seu lugar.

9. Escolha bem seu grupo de amigos para o evento

É super divertido viajar com seus amigos e isso pode garantir boas histórias, mas é essencial que todos vocês estejam na mesma pegada para o evento. Isso é importante, pois é necessário combinar com a galera quem quer ir aos painéis, quem quer ir apenas para passear e quem quer ir para fazer compras. Eu já me frustrei bastante, pois tinha a intenção de encarar os painéis, mas a maioria dos meus companheiros de viagem acordaram tarde ou demoraram um século para se arrumar e quem dirigia não queria deixar os outros para trás. Então, para evitar isso, combinem bem o horário de acordar e de saída sempre no dia anterior – assim, não haverá remorso quando deixar os outros para trás.

10. Documentos, credencial e livros

Para não haver erro, não esqueça de andar sempre com documento com foto na sua carteira/bolsa, e se recebeu sua credencial pelos correios, não esqueça dela – por sinal, coloque agora na mochila ou tenha certeza que esteja lá. E se foi atrás da meia-entrada e não é de nenhum tipo que garante ela, então provavelmente você irá doar um livro. Não esqueça dele também!