X

Segredos e Referências do trailer Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Prévia do cabeça de teia entrega o seu primeiro Peter Parker jovem

Por Rafael Sanzio - 09 Dez 2016 às 11:51h

Saiu! Ontem, no programa Jimmy Kimmel Live!, foi ao ar o primeiro trailer de Homem-Aranha: De Volta ao Lar. De quebra, a Sony Pictures Brasil lançou também outro trailer, focando um pouco mais no vilão vivido por Michael Keaton. Com algo tão bombástico, e que, graças a Odin, está previsto para 2017, não poderíamos deixar de fazer um frame a frame do trailer para vocês se ligarem nos segredos, referências e nas especulações que adoramos tanto fazer.

1. Tecnologia alienígena?

Depois do teaser antes do trailer mesmo – porque o pessoal está com mania de fazer isso nos trailers – vemos a cidade de Nova York e bandidos utilizando, o que parece ser, tecnologia alienígena, para fazer um assalto comum. Como aconteceu no Marvel One Shot - Artigo 47, pode ser que os bandidos tenham conseguido a arma no mercado negro pós a Batalha de Nova York, mas o design dela é diferente e pode ser um trabalho híbrido entre tecnologia humana e alienígena – provavelmente realizada pelo vilão do filme. Outra possibilidade, e acho mais difícil, porém possível, é da arma ser movida a energia de alguma joia do infinito – veja que na base a energia parece um pequeno universo, mas isso pode ser apenas algo estético.

2. O bom e velho Aranha piadista

Para tirar um pouco da imagem do garoto deslumbrado e de diferente ritmo dos demais adultos em Capitão América: Guerra Civil, nessa cena já é demonstrado que o Homem-Aranha de Tom Holland será o mesmo dos demais Homens-Aranhas que já pintaram nos cinemas – o que bandidos pé rapados não fazem com a autoconfiança de um herói. Pelo espanto do Homem-Aranha ao final da sequência de luta, podemos dizer que esse deve já ser o novo uniforme que apresenta algo de diferente que ele percebeu durante o combate – ou então o menino se impressiona fácil com ele mesmo.

3. Um Peter Parker realmente jovem

Pelo menos não são caras de 30 fingindo ter 20, é um de 20 fingindo ter 16. O trailer que passou no programa foca bastante no personagem no colegial, e seu círculo de amizade – ao menos não mostrou o antagonista de sempre do colégio (mas Flash existe sim no filme). Outro detalhe interessante desse frame é que, sim, teremos de volta nosso Peter Parker “looser”!

4. Os interesses amorosos, juvenis, do herói

Na sequência vemos o primeiro interesse romântico do personagem nos quadrinhos, Liz Allen – por sinal, eu mal entendi o nome dela quando Peter falou enquanto a “stalkeava”. Ao que parece veremos muitas adaptações, já que a personagem nos quadrinhos era loira e burra. Com ela, ou passando por ela, está Betty Brandt, vivida por Angourie Rice. Betty, na fase adulta, será a secretária de J.J. Jameson. Nos quadrinhos o relacionamento dela com Peter não dá certo por causa do ódio que a personagem tinha pelo Homem-Aranha.

5. Michelle...Gonzales?

Se o sobrenome dessa garota for Gonzales, ela está personificando uma personagem que apareceu na vida do herói bem depois do colegial. O tipo de atitude parece o mesmo – para termos uma ideia do que pode estar vindo por aí, o irmão dela é um policial chamado Vincent Gonzales, preso pelo envolvimento na conspiração do Assassino do Rastreador Aranha, no qual policiais colocavam rastreadores aranha em corpos encontrados para acusar e manchar a reputação do Homem-Aranha.

6. Patrocínio: Empresas Stark

A base do relacionamento entre Tony Stark e Homem-Aranha já foi construída em Capitão América: Guerra Civil. Agora, o Homem de Ferro servirá como tutor do personagem, mas quem disse que isso irá dar certo? A entrada dele no universo do cabeça de teia é lógica – está vindo de um filme da Marvel Studios, quer deixar claro que está no universo da Marvel Studios e Tony cria praticamente tudo na história. Há quem ache que não é correto ter uma figura como Tony para ser o mentor do Homem-Aranha, mas é como o Aranha demonstrou em outras mídias, ele pode até ter um mentor só que isso não modificará os seus valores. É nítido que o personagem já tem uma base firme de responsabilidade, com a história do Tio Ben (que torçamos que seja explorada de uma forma menos repetitiva) e quem sabe não será Tony Stark que aprenderá algumas coisas com o garoto?

7. Cientistas da Marvel como parte da História

Como grandes cientistas fictícios afetariam a história da humanidade? Bem, fazendo parte dela! Foi uma sacada muito boa colocar os cientistas que conhecemos dos filmes como parte integrante dos estudos das crianças. Primeiro temos Howard Stark, pai de Tony Stark, no mural da escola e Bruce Banner entre os grandes nomes da ciência. Este último talvez seja bem controverso, ou será que ninguém sabe ainda que Banner é o Hulk?

8. Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades

E aí, quem quer apostar que a mercearia era um local de trabalho de algum dos amigos de Peter? Ou isso ou ele insistiu em enfrentar alguém que não deveria e acabou dando prejuízo a quem não merecia.

9. Porque né, alguém tem que descobrir a identidade secreta!

E aqui é estabelecido quem será o sidekick do Homem-Aranha. Mas há outros detalhes mais importantes na cena, como por exemplo, a explicação para a roupa do Homem-Aranha ser tão justa: tecnologia! Nos outros filmes tínhamos que esquecer o fato que mesmo usando lycra, não tinha como a roupa do herói ser tão perfeita – principalmente dando a entender que foi ele mesmo que criou (ao menos o primeiro admitiu que coça no fundo). São pequenos detalhes que ignorávamos para o bem do filme, mas que agora não precisa, já que deram uma explicação – nota-se com um toque na aranha que o uniforme afrouxa. No quarto também há um mapa da cidade, provavelmente bem estudado por Peter para saber para onde balançar sua teia.

10. Briga com o Abutre

Primeiro, o Homem-Aranha não vai ficar apenas em Nova York, ele vai dar um pulo em Washington, mais precisamente ao Monumento a Washington – provavelmente alguma visita escolar. O truque aqui está se realmente todas as imagens utilizadas nessa sequência acontecem mesmo no monumento. Com certeza algo grande está acontecendo por lá, ou realmente a primeira briga com Abutre ou um atentado ao monumento. Se for o segundo caso, a comoção ao redor do Homem-Aranha é que o Acordo de Sokovia está por aí e a S.H.I.E.L.D. está de volta, portanto, não é muito bem-vindo vigilantes que não estão registrados. Se for o primeiro caso, esse frame em particular coloca em dúvida se essa cena é no monumento, já que parece muito mais o interior de um hotel – ou mesmo da grande embarcação que vemos mais tarde.

11. Tony Stark não quer muitos holofotes no Aranha

Ao mesmo tempo que Tony é um mentor, ele também tenta baixar a bola do Homem-Aranha. Sendo o rosto do Acordo de Sokovia, o Homem de Ferro pode estar patrocinando o Homem-Aranha por debaixo dos panos, não querendo que o garoto se intrometa em briga de gente grande, e assim arrisque sua vida e de sua família, e se mantenha em pegar os bandidos mais normais de Nova York.

12. As asinhas de teia

Clara referência ao primeiro uniforme do Homem-Aranha nos quadrinhos. Nas HQs ela tinha uma pegada estética, mas no filme parece que ela pode ser usada para planar. Os disparados de teia (nada de nojeira orgânica) são bem maiores do que os utilizados nos quadrinhos.

13. O problema da identidade secreta

Nada de “Eu sou o Homem-Aranha”. Tirando O Incrível Hulk, todos os outros filmes de heróis da Marvel Studios não têm problema com e nem precisam de uma identidade secreta – Steve Rogers com seu boné e óculos escuros é um caso diferente. Agora, finalmente um herói que precisa se preocupar com sua identidade secreta e pelo trailer, Peter Parker e sua famosa ausência em encontros e aparente covardia em conflitos será novamente explorada – e pelo visto ele terá chances com a Liz.

14. Olha só, o Shocker

Donald Glover está no frame, mas não dá para ter uma ideia de quem ele é – só que deve ser um dos caras maus. O importante aqui é o cara que se parece com Tom Hardy, porque na verdade ele pode ser um outro vilão do Homem-Aranha: Schocker! Na verdade não é, porque já foi confirmado que será o Bokeem Woodbine, mas ele deve ser da mesma equipe que ele, já que seu “uniforme” de bandido lembra o estilo da roupa do vilão Shocker nas mangas.

15. A ameaça do Birdman, digo, Abutre

Mais uma possível malandragem do trailer. Diferente dos quadrinhos, o Abutre não será um velho rico prestes a ser afastado da empresa ou falir, aqui – como vimos no trailer da Sony Pictures Brasil – ele parece ser um chefe de um grupo de bandidos. Isso faz sentido porque as armas utilizadas apresentam o mesmo tom roxo e ele chamou a galera para seguir em frente com o plano. Portanto, essa ameaça no carro pode não ter sido para Peter Parker, e sim para um outro bandido que queira passar por cima dele.

16. Briga no parque... sem o uniforme bacanudo?!

Agora temos uma batalha no parque que parece ser uma das grandes, já que o oponente é forte o suficiente para derrubar Peter Parker – lembrando que ele deu trabalho para veteranos como o Soldado Invernal e Falcão. Mas o que é bem mais interessante é ver que ele está sem o uniforme tecnológico de Tony Stark e sim com o seu antigo. Podem até dizer que pode ser uma briga antes de Guerra Civil, mas acho bem difícil. Portanto, ou ele irá brigar com Tony Stark e devolver o uniforme, ou desistir de ser o Homem-Aranha (normal) ou o uniforme vai ser totalmente avariado em alguma luta.

17. Referência aos filmes anteriores?

Temos Marisa Tomei como Tia May, e o Abutre detonando um navio. Mas o que chamou a atenção da muita gente foi a referência ao segundo filme, no qual o Homem-Aranha para um trem usando as teias e sua força e aqui ele faz a mesma coisa para manter o navio junto. Faz sentido, contudo, todas as cenas de força são referências claras aos quadrinhos, onde o Homem-Aranha demonstra sua força de vontade na sua força, aguentando um prédio inteiro nas costas e os filmes tentam retratar isso na tela, o sacrifício e a determinação de salvar o dia.

18. Crossover!

O que acontece com frequência nos quadrinhos e nos desenhos. Nerds piram, talvez bem mais do que em Guerra Civil, já que o crossover ali veio junto com a decepção de não ter sido tão grande quanto nos quadrinhos, mas aqui é nítido que dará certo. Já que o filme é de uma escala menor e uma batalha em parceria será muito bem vista, apesar do perigo de talvez ofuscar o heroísmo individual do Homem-Aranha. Fiquem preparados, portanto, já que essa cena pode ser apenas uma cena final do filme.