X

26 Easter eggs em Rogue One que você pode ter deixado passar

Quem viu o Wampa no meio dos rebeldes de Saw Guerrera?

Por Rafael Sanzio - 16 Dez 2016 às 11:42h

Como falei em minha crítica de Rogue One: Uma História Star Wars, o filme possui inúmeras referências e ligações ao universo Star Wars. Desde personagens conhecidos à menções e utilizações de apetrechos vistos em tantos outros filmes da série. Eis alguns que talvez você não conhecia ou deixou passar (obviamente haverá SPOILERS):

1. Fala Jedi

“Que a Força esteja com você”: é uma frase bastante conhecida na franquia. Espalhada por aqueles que acreditam na Força como algo maior – principalmente pelos Jedis – ela seria algo semelhante ao “Vai com Deus”.

2. Frase corriqueira

“Eu tenho um mau pressentimento sobre isso”: apesar de não terem deixado K-2SO terminá-la, essa frase é uma referência a uma curiosidade na franquia. Não importa que personagem diga, mas essa frase consta em todos os filmes de Star Wars.

3. Meme utilizado

“É uma armadilha”: Frase icônica do Almirante Ackbar, ela é utilizada de uma maneira menos icônica por um paranoico Saw Guerrera.

4. Papai adotivo

Bail Organa: Senador da Velha República, pai adotivo de Leia, esteve presente nos Episódio II e III, sendo testemunha da chacina no templo Jedi e apoiando os Rebeldes desde então. Seu final foi trágico, apesar de não ter aparecido, provavelmente morto quando a Estrela da Morte destruiu a cidade que representava, Alderaan, no Episódio IV. No filme, ele aparece como parte do conselho da Aliança Rebelde.

5. Velho decrépito que não seja Palpatine

Grand Moff Tarkin: Apareceu em várias mídias, mas a principal foi a sua aparição original, em Uma Nova Esperança. Responsável pela Estrela da Morte e controle da Orla Exterior da galáxia. Atuou junto com Darth Vader por diversas vezes e o Imperador Palpatine tinha grande estima por sua capacidade. Morreu quando Luke Skywalker explodiu a primeira Estrela da Morte. Ele está bem atuante no filme, sendo o empecilho na vida de Orson Krennic.

6. Poucos segundos em tela

Leia Organa: Uma das protagonistas da primeira trilogia Star Wars e ainda viva no Episódio VII. Ela filha de Darth Vader e sua primeira aparição é em fuga durante Uma Nova Esperança, passando uma mensagem para o droide R2-D2. Em Rogue One ela aparece no final do filme recebendo os planos da Estrela da Morte, que mais tarde, enviará junto com o droide.

7. Ficou paranoico o rapaz

Saw Guerrera: Personagem vindo exclusivamente da animação Guerras Clônicas, atuou em uma célula rebelde e lutou ao lado de Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi. No filme serviu como mentor para Jyn Erso e suas tendências violentas o transformaram em um extremista contra o Império.

8. A jornada da senadora

Mon Mothma: Presente no Episódio VI como a cara civil e política da Aliança Rebelde, foi mostrado no Episódio III que ela não concordava com o poder supremo que estavam dando ao Chanceler Palpatine e nas Guerras Clônicas sempre esteve ao lado da República. No novo filme, mostra que a senadora secretamente articulava contra o Império e era parte integrante da liderança que mantinha a Aliança Rebelde.

9. Melhor aparição

Darth Vader: Grande vilão da primeira trilogia e herói trágico da segunda, temos a presença dele em dois momentos. O primeiro, como uma espécie de fiscal do que está acontecendo com a Estrela da Morte, mostrando que ele serve como braço do Imperador – temos até o famoso enforcamento da Força. E depois ele aparece tentando evitar que os planos da arma do Império saíssem da órbita de Scarif.

10. Uma rápida fala

R2-D2 e C-3PO: Os dois são vistos no hangar da Aliança Rebelde, provavelmente acompanhando a princesa Leia que aguarda as ordens do pai.

11. Vai encarar?

Ponda Baba e Dr. Evazan: Os dois alienígenas trombam com Jyn e ali quase há um confronto. Tempos depois, os dois serão vistos na cantina Mos Eisley e arrumarão problema com Luke e Obi-Wan cortará a mão de Ponda.

12. Piscou perdeu

Wampa: Lembra do abominável homem-das-neves que ataca Luke Skywalker em O Império Contra-Ataca? A mesma raça alienígena ou uma bastante similar pode ser vista em Jedha, no meio dos rebeldes.

13. Terba?

Terba: Um tipo de alienígena porco e anão que foi resgatado em um dos episódios de Star Wars Rebels. No filme, parece que uma criatura semelhante está entre os rebeldes de Saw.

14. Xadrex holográfico versão boardgame

Xadrex Dejarik: Os soldados de Saw podem ser vistos jogando uma versão física de xadrex – na primeira trilogia Chewbacca jogava uma versão holográfica.

15. Piscou perdeu 2

Maz Kanata: Nessa mesma partida de xadrez, alguns acreditam ter visto uma jovem Maz Kanata (Episódio VII). Seria mesmo ela ou alguém de sua espécie?

16. Mais Star Wars Rebels

The Ghost: A nave dos personagens da animação Star Wars Rebels é vista durante o combate em Scarif, confirmando que os personagens possam ter uma aventura nesse momento de Rogue One durante a série.

17. Tente achar os computadorizados

Pilotos das X-Wing: Jan Dordonna e outros pilotos presentes da primeira trilogia fazem aparições nos combates aéreos do filme.

18. Antigo conceito utilizado

Castelo de Darth Vader: Um conceito artístico nunca utilizado é visto no filme, demonstrando também que o vilão escolheu um local semelhante a Mustafar (se não é o planeta mesmo), fazendo referência também ao clima e aparência onde ele foi derrotado por Obi-Wan e se tornou o vilão que ele era.

19. As latas velhas retornam

Naves clássicas: Várias naves da primeira trilogia podem ser vistas durante o filme.

20. Sabedoria de fazendeiro

Maquinaria de fazendeiro: Os mesmos tipos máquinas utilizados pelo tio de Luke em Tatooine podem ser vistas na fazenda de Galen Erso.

21. I’m back!

James Earl Jones: O ator retorna com sua voz para o vilão Darth Vader.

22. Menções honrosas

Bail Organa menciona sua filha adotiva, Leia, quando comenta que confiaria sua vida a ela – no caso, quando é questionado se tinha alguém para pegar os planos da Estrela da Morte. E também uma menção triste, porque é por causa dela, praticamente, que Alderaan é destruída. Outra menção que o senador faz é à Obi-Wan Kenobi, dizendo que o Jedi serviu a ele durante as Guerras Clônicas e é aliado da Aliança Rebelde.

23. Utilidade pública

Os cristais Kyber são mencionados como o recurso utilizado pela Estrela da Morte para seu canhão, mas é revelado também a utilização deles para a construção dos sabres de luz.

24. Anagrama

O nome do planeta Wobani, no qual Jyn é resgatada, é um anagrama para Obi Wan.

25. Para fechar o pacote da série animada

O nome General Syndula em Yavin 4, provavelmente se tratando de Hera Syndulla, da série animada Star Wars Rebels.

26. Dando o pontapé

O filme termina semanas antes do início dos acontecimentos de Guerra nas Estrelas: Uma Nova Esperança.