X

5 melhores games que são sequências de filmes consagrados

Estes jogos fizeram justiça a suas franquias de sucesso

Por Rodrigo Brandão - 20 Mar 2017 às 14:59h

Expandir o universo de uma franquia cinematográfica por meio de games, histórias em quadrinhos e animações é uma prática popularizada por Star Wars e consolidada por Hollywood há muito. Denominado transmídia, este processo consiste na criação de uma experiência narrativa composta por mídias diferentes de caráter complementar. Entretanto, há franquias cinematográficas muito bem estabelecidas na cultura pop e providas de uma grande base de fãs cujas sequências diretas dos filmes foram lançadas como games para várias plataformas. Abaixo você confere uma lista com os cinco melhores games que são sequências de filmes consagrados:

Ghostbusters: The Video Game

Gênero(s): Ação, Tiro em Terceira Pessoa (TPS)

Desenvolvedora(s): Terminal Reality (Xbox 360, PS3, PC), Red Fly Studio (PS2, Wii, PSP), Zen Studios (DS)

Ano de lançamento: 2009

Plataformas: PC, PlayStation 2, PlayStation 3, Wii, Xbox 360, Nintendo DS e PSP

A longa espera por um terceiro filme estrelado pelo quarteto original foi suprida vinte anos após o segundo filme lançado em 1989, na forma de um excelente game multiplataforma bastante fiel aos dois filmes. Roteirizado por Dan Aykroyd e Harold Ramis, o melhor jogo da franquia transparece um grande esmero dos desenvolvedores na criação de uma experiência cinematográfica imersiva e nostálgica. Na época de lançamento do jogo, o próprio Akroyd ressaltou que este jogo é o terceiro filme da trilogia. Todos os atores originais (exceto Sigourney Weaver e Rick Moranis) dublaram seus respectivos personagens neste jogo, e outros atores renomados também participaram, como Max von Sydow e Alyssa Milano. A história do game situa-se dois anos após o segundo filme, durante o dia de Ação de Graças de 1991. O personagem do jogador é um novo membro contratado pela equipe para ajudá-los a combater uma nova ameaça de Gozer na cidade de Nova Iorque. Todas as versões do jogo venderam mais de 8 milhões de unidades no mundo todo, o que demonstra a força da franquia oitentista nas gerações atuais.

Alien: Isolation

Gênero(s): Survival Horror, Stealth, Ação

Desenvolvedora(s): Creative Assembly / Sega

Ano de lançamento: 2014

Plataformas: Microsoft Windows, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One

Situado quinze anos após o primeiro filme de Ridley Scott de 1979, este jogo é protagonizado pela engenheira Amanda Ripley, que busca o paradeiro de sua desaparecida mãe Ellen Ripley. O game é incrivelmente fiel à ambientação e ao clima do primeiro filme, cujos cenários da caótica estação espacial Sevastopol remetem bastante à claustrofóbica nave Nostromo e os ótimos efeitos sonoros deixam o jogador em alerta o tempo todo. A desoladora solidão do espaço também é potencializada pela visão em primeira pessoa do jogo, tornando os corredores caminhos bastante tortuosos. Apesar de Amanda Ripley ser tão durona quanto sua mãe, a sensação de vulnerabilidade é enorme diante da ameaça constante do xenomorfo, dos andróides assassinos e até mesmo dos humanos. O jogo mescla de forma bastante harmônica o horror de sobrevivência com a furtividade, de modo que muitas vezes o jogador deve atravessar locais de maneira bastante sorrateira para não ser morto imediatamente pelos inimigos. Talvez a característica mais marcante de Alien: Isolation seja a aterrorizante imprevisibilidade proveniente da excelente inteligência artificial dos inimigos.

James Bond 007: Everything or Nothing

Gênero(s): Ação, Stealth

Ano de lançamento: 2003/2004

Desenvolvedora(s): Eletronic Arts

Plataformas: PlayStation 2, GameCube, Xbox, Game Boy Advance

Este jogo pode ser considerado a última encarnação do ator Pierce Brosnan como o espião mais famoso da coroa britânica. Além de Pierce Brosnan, Judi Dench e John Cleese terem participado da dublagem do jogo, os atores Willem Dafoe, Richard Kiel, Heidi Klum e Shannon Elizabeth também emprestaram suas vozes e modelos corporais para personagens importantes da trama. A história deste jogo aborda o terrorismo por meio da nanotecnologia utilizada pelo vilão Nikolai Diavolo e seu roteiro seria utilizado num dos filmes do espião. Aqui a Eletronic Arts deixou para trás a perspectiva em primeira pessoa de jogos bem sucedidos da série como Goldeneye, Agent Under Fire e Nightfire para propiciar uma experiência cinematográfica em terceira pessoa digna dos filmes de James Bond. Vale salientar que a EA fez isso consciente de que alguns dos melhores jogos cinematográficos da época pertenciam justamente a uma certa série de espionagem chamada Metal Gear Solid(e que já tinha a forte concorrência da aclamada série Splinter Cell).

The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay

Gênero(s): Adventure, Stealth, Tiro em Primeira Pessoa (FPS)

Ano de lançamento: 2004

Plataformas: Microsoft Windows, Xbox

Desenvolvedora(s): Starbreeze Studios, Tigon Studios

Este jogo é um prelúdio do filme A Batalha de Riddick (2004), o segundo de uma trilogia também composta por Eclipse Mortal (2000) e Riddick (2013). Além de protagonizar a trilogia e o referido jogo, o ator Vin Diesel também participou diretamente da produção do game por meio de sua desenvolvedora Tigon Studios. Aqui temos uma típica trama de fuga da prisão de produtos audiovisuais como Fuga de Alcatraz (1979), Um Sonho de Liberdade (1994) e Prision Break (2005-2009, 2017), onde Riddick deve fugir da prisão de segurança máxima chamada Butcher Bay. O jogo foi aclamado pela crítica e público devido a seus excelentes gráficos e bom uso de elementos de FPS (tiro em primeira pessoa), adventure e stealth. Um remake do jogo, intitulado The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena, foi lançado em 2009 para as plataformas Mac OS X, Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360.

Jurassic Park: Rampage Edition

Gênero(s): Ação

Ano de lançamento: 1994

Desenvolvedora(s): BlueSky Software / Sega

Plataforma: Mega Drive / Genesis

Aqui temos uma sequência direta exclusiva da adaptação do clássico filme do diretor Steven Spielberg para o Mega Drive. Entretanto, os acontecimentos deste game são ignorados nos filmes posteriores do cânone oficial da cinessérie. Após escapar da ilha Nublar no primeiro filme, o Dr. Alan Grant descobre que agentes da InGen estão na ilha para coletar ovos e amostras de DNA dos dinossauros com o intuito de fundar um novo parque dos dinossauros. Ao tentar contatar o exército da Costa Rica, o helicóptero de Grant cai na referida ilha e ele decide frustrar os planos da InGen. O jogo foi lançado junto com a versão home vídeo do primeiro filme e, além do Dr. Alan Grant, também disponibiliza um Velociraptor como personagem jogável.