X

O futuro do Capitão América nos cinemas

Quem deve carregar o escudo após Guerra Infinita?

Por Rafael Sanzio - 24 Mar 2017 às 15:59h

Em um recente editorial nos lembraram que em breve o contrato do ator Chris Evans para viver o personagem Capitão América irá encerrar, depois dos dois próximos filmes dos Vingadores ele não estará mais sob contrato – na época ele assinou para mais seis filmes, não nove, como Marvel Studios queria. Com isso, fica a dúvida, após o último filme quem será o novo Capitão América? O Fique Ligado resolveu especular sobre o assunto com base no que a Marvel está fazendo nos cinemas e em alguns arcos das HQs que podem servir de referência ou solução.

Haverá um novo ator no papel?

Diferente de personagens como Batman e Super-Homem, Capitão América ao longo dos anos conseguiu criar um símbolo para o que ele representa – ele não é Steve Rogers e sim a justiça (não estou falando da fase Hidra), ou seja, não importa quem levante o escudo, o Capitão América sempre irá existir. Isso quer dizer que o personagem por debaixo da máscara não é marcante como os demais?

Não vamos exagerar, Steve Rogers tem sua importância, mas o legado é maior do que quem está ali embaixo e para os cinemas isso é maravilhoso. Diferente de ter vários atores vivendo Bruce Wayne, porque o Batman sempre será Bruce Wayne, com Capitão América a mudança de personagem é mais natural, então Steve Rogers não é necessariamente importante para manter o super-herói.

Dito isso, acredito que a Marvel Studios não irá contratar um novo ator para o papel de Steve Rogers, ao invés disso, colocará em ação a Morte do Capitão América que deveria ter acontecido ao final de Guerra Civil – ao menos nos quadrinhos foi assim. Por isso, podem esperar um sacrifício por parte do personagem no seu último filme ou uma morte chocante provocada por Thanos (Josh Brolin).

Nem pensem no Justiceiro

Nos quadrinhos, logo após a morte de Steve Rogers, Frank Castle passou um tempo como o Capitão Justiceiro. Na HQ Guerra Civil é nítido o respeito que o Justiceiro nutre por Rogers, apesar da recíproca não ser verdadeira. Mas assumindo o posto ele não deixou de lado a violência.

Porém, como o Justiceiro está com a Netflix que faz parte do mesmo universo cinematográfico, dificilmente teremos John Bernthal assumindo a vaga do Capitão nos cinemas – ele sequer menciona o personagem e é muito sonho ter qualquer um dos heróis das séries no cinema.

Bucky Barnes é a opção mais próxima

O parceiro de Steve Rogers e Soldado Invernal possui as habilidades e a força para, ao menos fisicamente, substituir o herói. Na história Rogers havia deixado instruções específicas para Tony Stark passar o uniforme para Bucky. Barnes foi o Capitão América por um tempo, mas deixou o cargo com medo de seu passado manchar o símbolo que o herói representava.

A versão dos cinemas está bem parecida em termos de problemas com o passado de crimes e com Bucky (Sebastian Stan) em processo de recuperação em Wakanda – além do ator ter contrato para nove filmes. A contragosto ele pode ser usado para manter o símbolo que o Capitão América representa, mas depois desistir para a volta de Chris Evans.

Se eles quiserem ser mais políticos, vai de Anthony Mackie

O mais recente Capitão América dos quadrinhos é o Falcão, após o soro do Steve Rogers perder o efeito e fazê-lo envelhecer rapidamente. Neste momento ele pediu para o amigo assumir o posto. Contudo, Sam Wilson não quis apenas manter o manto, e sim mudar a visão do que era o Capitão América. Antes o herói atentava ficar acima da política, mas Wilson prefere deixar transparecer suas crenças, o que deixa sua vida de Capitão América mais complicada – imagina hoje em dia.

O ator Anthony Mackie possui bastante presença em cena para assumir o posto, ele até comentou recentemente sobre isso, preferindo que a turma dos heróis de rua continuasse juntos.