X

9 personagens dos X-Men que você precisa conhecer

Legion trouxe de forma bacana o filho de Xavier para a TV

Por Rafael Sanzio - 31 Mar 2017 às 14:51h

Os X-Men têm uma vasta lista de personagens com vários tipos de poderes mutantes ou não, mas que já apareceram em suas HQs e nos marcaram de alguma forma. As adaptações cinematográficas e de séries, geralmente, focam no elenco principal e aqui e ali uma aparição que só os fãs mais experientes irão reconhecer. Quem da galera casual sabia da existência de David Heller, filho de Xavier e protagonista da série Legion? Antes que mais destes personagens sejam adaptados, ou para uma série própria ou para aparecer em uma dessas mídias, resolvemos fazer uma lista com eles para você já ficar preparado para o que pode vir por aí.

1. Doop

Esse projeto de Geleia dos Caça-Fantasmas foi criado por Peter Milligan e Mike Allred. Ele é um ser verde sem pernas e flutuante que fala uma língua alienígena. Doop aparentemente é preguiçoso e inútil, mas possui poderes que ninguém espera e ainda nem sabem – só quem lutou com ele. Entre os poderes estão levitação, mudança de forma e regeneração, força sobre-humana (brigando até de boas com o Thor), entre outros. Um dos mais impactante é a criação de um portal dimensional quando ele come algo ou alguém ou cria um buraco no corpo para absorver o alvo. A vítima então é jogada para a Terra Doop, moldada fisicamente e visualmente dependendo de quem está contido dentro dele.

Ele trabalhou como recepcionista na Jean Grey School for Higher Learning sob o comando de Wolverine, que entendia a sua língua. Doop já formou parceria com Howard, o Pato e possui uma vida sexual bastante ativa – não que essa parceria esteja relacionada a esse fato.

2. Escalpo

Paige Elisabeth Guthrie fez parte de várias equipes de heróis. Seu poder é algo, meio, tenso de se ver. Ela pode arrancar a pele do corpo e por baixo assumir uma forma sólida qualquer. Se ela não pensar no que quer, algo aleatório pode surgir, mas se ela se concentrar ela pode assumir formas humanoides de diamante, pedra, madeira, granito, metal, borracha ou vidro. E dependendo da forma que ela assume, poderes especiais vem junto com o pacote, como projeteis de fogo na forma de magma.

3. Armadura

Hisako Ichiki foi criada pelo roteirista Joss Whedon, sim, o criador de Buffy e diretor de Os Vingadores. Seu poder envolve a criação de um exoesqueleto psíquico que a deixa com vários “super” envolvendo força, resistência, invulnerabilidade, etc.

Quando Wolverine resolveu reconstruir o Instituto Xavier ela o seguiu com outros alunos e sentiu bastante a morte do mentor. Sua armadura só não é capaz de rechaçar lasers e a única lâmina que atravessa a armadura é o adamantium, e quando ela enfrentou Wolverine ela só não morreu porque a distância entre a armadura e ela era grande o suficiente para ter as lâminas de Wolverine dentro – que pararam de se aproximar porque o punho dele foi barrado pela armadura.

4. Cassandra Nova

Uma poderosa vilã, um espírito oposto a Charles Xavier, que graças ao poder do mutante ela assumiu uma forma física dentro do ventre da mãe de Xavier – sim, o bebê Xavier criou Cassandra Nova. Sabendo que sua criação era má, Xavier atacou Cassandra e o golpe psíquico fez a mãe cair da escada e perder Cassandra. Contudo, a vilã ainda estava viva e cresceu nos esgotos criando um ódio inimaginável contra o mutante.

Adulta, ela tinha os mesmos poderes de Xavier e conseguiu o controle do Molde-Mestre, controlando Sentinelas e orquestrando o massacre de Genosha com a morte de milhões de mutantes, entre eles Magneto. Depois disso, ela foi capturada pelos X-Men e ferida mortalmente por Emma Frost e Charles Xavier, que deu seis tiros nela. A reviravolta que aconteceu naquele momento é que, antes dos tiros, ela trocou de corpo com Charles e o mutante, após o confronto, viajou com Lilandra para o Império Shi’ar. Lá, ela dominou a mente de vários da guarda e começou a destruição do Império.

Os X-Men conseguiram prendê-la em seu corpo novamente, que estava morto e Xavier, com ajuda de Jean Grey, voltou ao seu próprio corpo. Cassandra Nova odeia mutantes e faz de tudo para eliminá-los.

5. Perigo

A Sala de Perigo, após vários upgrades e utilização dos poderes de Bishop aliado a uma tecnologia Shi’ar, acabou por criar uma inteligência artificial. Ignorada pelo Professor Xavier, que queria continuar com o treinamento dos X-Men, seguiu com os upgrades e “escravizando” a IA.

Após convencer um mutante a se suicidar, Perigo quebrou seu protocolo de não matar um mutante e conseguiu criar uma forma para si própria, controlando várias máquinas e prendendo os X-Men na Sala de Perigo. Ela os derrotou com seus poderes e força e partiu para continuar sua missão de matar o Professor.

De boas com os X-Men, ela encontrou um propósito durante um tempo como carcereira dos vilões dos X-Men. Criando realidade virtuais para a reforma dos vilões. Ela está agora nos novos X-Factor.

6. Ligação Direta

Criado por Brian Michael Bendis, esse personagem tem uma premissa engraçada. Ele só foi descobrir seus poderes de controlar máquinas bem mais tarde, colocando-o no Instituto Xavier ao lado de vários mutantes jovens e ele mesmo tendo a mesma idade de muitos professores. Em uma de suas missões com Ciclope ele conseguiu controlar o Aeroporta-aviões da S.H.I.E.L.D.

7. As irmãs Stepford

Essas têm status de esquisitice mor! Criadas a partir de Emma Frost, sim, clones, as cinco irmãs, Sophie, Phoebe, Mindee, Celeste e Esme possuem poderes telepáticos e compartilham uma mesma mente, geralmente completando a frase uma das outras. Elas foram mandadas por seu criador, Dr. John Sublime, para o Instituto Xavier no intuito secreto de seus planos, protegendo a mente delas dessa importante informação – já que na escola há inúmeros telepatas poderosos.

As irmãs possuem o mesmo visual e aquela postura de menina má de escola. Elas receberam o apelido de Stepford Cuckoos, mas as garotas se intitulam como Cinco-Em-Um. Durante uma revolta de alunos, foi Sophie que conseguiu impedir o levante, utilizando uma droga para aumentar seus poderes e acabou morrendo no processo. As irmãs ficaram com raiva de Emma Frost, culpando-a pelo ocorrido, tanto que informaram Jean Grey da traição psíquica que ocorria entre Emma e Ciclope.

O negócio é que Esme, também usando a droga, estava influenciando os atos de Sophie sem o conhecimento das outras. A garota tentou matar Frost com um tiro de bala de diamante e fugiu, com medo de descobrirem a verdade sobre ela. Mais tarde ela volta com seu namorado, Xorn, e ambos estavam alterados por causa da droga Kick que usavam. Em um dado momento Esme se volta contra Xorn, que na verdade era Magneto, e o mesmo a mata queimando seus brincos de metal para dentro do seu cérebro.

As agora Três-Em-Um estão conseguindo desenvolver personalidade individuais e estilos próprios.

8. Fantomex

O personagem fez parte do projeto Arma Plus, um programa que cria híbridos humanos-tecnológicos. Ele foi criado e evoluído no O Mundo, um ambiente desenvolvido pelo homem para criar super-soldados usando tecnologia Sentinela. Ele diz ter vivido em uma ambientação da França, por isso possui sotaque e maneirismos franceses – na verdade não se sabe de onde ele é, ele apenas gosta do sotaque e sabe que seu jeito de falar distrai os outros.

Seus poderes envolvem um sangue nano robôs, três cérebros independentes, e seu sistema nervoso é um organismo tecnológico que pode se separar dele e quando ele está sem ele, Fantomex aparentemente não sente nenhuma dor. Chamado E.V.A., ele também tem uma comunicação telepática com ela, podendo sentir o que ela sente e ver o que ela vê. Ele também possui o poder de criar ilusões, tão poderosas que telepatas experientes têm dificuldade de discernir o que é real ou não. Seu corpo também não produz cheiro, com personagens como Wolverine tendo dificuldade de rastreá-lo. Além disso, sua máscara tem uma tecnologia que bloqueia telepatia, impedindo telepatas de saber o que ele está pensando.

Ele fez parte do X-Force e quando foi morto e revivido, cada um dos seus cérebros ganhou um corpo. O cérebro do mal virou Jean-Phillipe, e veste uma fantasia com cores invertidas ao original. O cérebro nobre virou Cluster, uma versão feminina dele. E o cérebro travesso foi restaurado em seu próprio corpo e se tornou Fantomex.

9. Magia

A irmã de Colossus, Illyana Rasputin aos seis anos viveu em uma dimensão demoníaca chamada Limbo. Aprendeu feitiços e a criar discos de teleporte. Ao retornar de lá se junto aos Novos Mutantes.

A história dela é bem longa e participou de vários arcos dos X-Men, então vamos nos focar em seus poderes. Os discos de teleporte funcionam parecido com os de Noturno. Você entra neles, passa por uma dimensão X e passa por outro para chegar no lugar desejado – podendo ser até mesmo outro continente. A dimensão no caso de Magia é o Limbo. Se isso era algo inerente dela ou ficou vinculado após sua estadia no local, não foi algo esclarecido.

Como dito anteriormente, e como seu nome dá uma grande pista, ela é uma feiticeira excepcional e poderosa dentro do Limbo, onde nenhum demônio ousa enfrentá-la. Já no plano terrestres esses poderes diminuem drasticamente, mas ela já foi capaz de usar o Olho de Agamoto do Doutor Estranho. Ela também pode usar uma armadura mística de tempos em tempos, à medida em que ela usa mais e mais seus poderes.

Um probleminha com a mutante é que ao usar mais e mais magia negra ela começa a manifestar uma aparência mais e mais demoníaca.