X

13 curiosidades sobre 13 Reasons Why

Conheça melhor os bastidores da série da Netflix, a mais cultuada do momento

Por Carla Braga - 12 Abr 2017 às 16:46h

Desde a estreia de 13 Reasons Why na Netflix no dia 31 de março, a série, inspirada no best-seller YA de mesmo nome de Jay Asher, tem crescido de forma tão marcante que se tornou impossível não ter ouvido ou lido sobre ela nas redes sociais nas últimas semanas. O serviço de streaming mais importante do momento realmente tem ditado o que vemos hoje em dia, e, neste caso, acreditamos que para o melhor (leia a nossa crítica do seriado aqui). Inspirados por esse fenômeno teen, que consegue fisgar a faixa etária adulta também com temáticas maduras, compilamos treze (claro!) curiosidades sobre os bastidores do seriado mais em alta do momento – até que Dear White People estreie no final deste mês pelo menos. 

1. A série quase foi um filme estrelado por Selena Gomez

A cantora e atriz Selena Gomez e sua mãe, Mandy Teefey, descobriram o livro em 2008 e se apaixonaram pela história de Jay Asher. A dupla contatou o escritor e conseguiu os direitos autorais para adaptar a obra. Inicialmente, a Universal seria a produtora de um longa de 13 Reasons Why estrelado por Gomez, mas o projeto acabou caindo no colo da Netflix, virando uma série, e Gomez decidiu ficar nos bastidores como produtora executiva ao lado da mãe.

2. A filha do Kevin Bacon está no elenco do seriado

Skye, uma favorita pessoal em 13 Reasons Why, é uma personagem secundária com muito potencial e que deveria ter sido explorada ainda mais pela trama! A jovem é uma amiga de infância de Clay, mas os dois acabaram se distanciando à medida que foram crescendo até um momento em que começam a se reaproximar durante o programa. O detalhe é a personagem é interpretada por Sosie Bacon (The Following, X-Men: A Primeira Classe), filha do também ator Kevin Bacon!

3. A série conta com um ator brasileiro

O ator Henrique Zaga, mais conhecido como Henry Zaga, que interpreta Brad, o boy magia de Tony Padilla (Christian Navarro) no programa, é brasileiro! E como a gente adora ver um conterrâneo se dando bem na gringa, isso precisava ser mencionado aqui. O ator aparece a partir do sexto episódio e não fala muito em 13 Reasons Why, mas já atuou em alguns episódios de Teen Wolf e seu primeiro trabalho com a Netflix foi no filme XOXO. Queremos mais!

4. Justin Prentice, o Bryce Walker na série, tem sido hostilizado online

A hype ao redor de 13 Reasons Why está tão intensa que muitos fãs da série não estão conseguindo dissociar um dos seus atores do personagem. Trata-se de Justin Prentice, que vive o detestável Bryce Walker, estudante que acaba estuprando duas outras personagens na trama, e que tem recebido comentários e mensagens de ódio online devido aos atos hediondos do personagem. Mas nem todo mundo entrou na onda, já que outras pessoas se uniram na hashtag #Team13SupportJustinPrentice (#Time 13ApoiaJustinPrentice) para apoiar o ator e tentar desmotivar quem anda fazendo cyber bullying com ele.

5. O Dylan Minnette é músico na vida real!

Com uma carreira de ator super extensa para a sua pouca idade (20 anos), Dylan Minnette ainda encontrou tempo para cantar, tocar guitarra e forma a banda de R&B The Narwhals. Além disso, ele ainda influenciou na construção musical de Clay, o seu personagem. “Tive uma conversa com Brian Yorkey sobre as músicas, que deveriam estar na trilha sonora. Adorei que ele estava aberto, e foi uma boa colaboração. Têm muitas artistas na trilha sonora que tenho muito orgulho, e o quarto do Clay é cheio de pôsteres das minhas bandas favoritas”.  Se liga em um show do grupo de Minnette:

6. Terapia com cachorros foi utilizada para aliviar os ânimos

Como 13 Reasons Why não é nada leve, abordando temas como depressão, abuso sexual e suicídio, o elenco da série precisou, muitas vezes, se recompor entre tomadas. “Sei que teve uma cena, em que eu não estava, mas tiveram terapia com cachorros”, disse Dylan Minnette, o Clay na série. A ideia soa bastante eficaz!

7. Atrizes de Hannah e Jessica não são norte-americanas

Não dá mesmo para sacar que Katherine Langford, atriz que interpreta a protagonista Hannah, está fingindo um sotaque norte-americano na série! Mas foi isso mesmo o que aconteceu, já que a jovem australiana de 20 anos, que havia atuado apenas um curta-metragem antes de entrar para o programa, fez o teste para o papel de Hannah via Skype e precisou obter um Visa em apenas dez dias para conseguir chegar aos Estados Unidos a tempo. Enquanto isso, Alisha Boe, filha de pai somali e mãe norueguesa, nasceu em Oslo, capital da Noruega, não precisou fingir o sotaque estadunidense, já que imigrou para os EUA aos sete anos de idade. Detalhe: no seriado, a personagem tem um pai negro e uma mãe branca, o que representa bem as origens da atriz na vida real.

8. Muitos profissionais pedem o boicote da série

Apesar de ter sido aclamada e se tornado um cult dramático adolescente, literalmente, da noite para o dia, 13 Reasons Why tem enfrentado críticas negativas de muitos psiquiatras e psicólogos, que alegam que a trama, apesar de possuir boas intenções, acaba o romantizando o suicídio ao mostrar a protagonista se dando ao trabalho de desenvolver um material cuidadoso, em que conta suas experiências, e pensar em todo um plano de distribuição. Quem não possui problemas similares ao da personagem, assiste relativamente tranquilo, mas quem possui algum transtorno ou vive uma situação semelhante, principalmente, se estiver na adolescência, pode enxergar isso tudo como uma escapatória atraente. Além de que, em nenhum momento, um acompanhamento com um profissional é colocado em cena como uma opção para a protagonista.

9. Brandon Flynn e Miles Heizer podem estar namorando

Logo após a chegada de 13 Reasons Why à Netflix, os recém-formados fãs da série deram cabimento das redes sociais dos protagonistas da história (claro) e chegaram à conclusão de que Brandon Flynn (Justin)e Miles Heizer (Alex)só podiam estar namorando, já que tinham várias publicações bem casalzinho! A hype em volta do suposto casal foi apenas crescendo com o passar dos dias, beirando à certeza, até que a equipe de Heizer se pronunciou para negar o rumor mais recentemente, dizendo que “Miles e Brandon ficaram apenas amigos no seriado”. Mas e a nossa hype fica onde agora?  

10. Existe um documentário sobre a série na Netflix

No mesmo dia que a série chegou ao serviço de streaming, 31 de março, estreou por lá também 13 Reasons Why: Tentando Entender os Porquês, documentário em que o elenco, a equipe e profissionais da saúde mental discutem a série como um todo, mas focando nas cenas de bullying, assédio sexual e depressão.

11. Robert Pattinson poderia ter dado vida a Clay

Se você pensou que a fase de ensino médio de Robert Pattinson havia acabado com Crepúsculo, estava enganado. Bem, quase, já que, apesar de ter sido cotado pela produção da série para o papel de Clay, assim como Taylor Lautner, seu colega na franquia vampiresca, o britânico acabou não dando vida ao personagem, que acabou nas mãos de Dylan Minnette.

12. A série foi gravada em uma escola de verdade

A série começou a ser filmada em 2016 em uma escola de verdade, a Northern California’s Analy High School, durante as férias de verão, mas, quando o período letivo foi retomado, a produção precisou fazer algumas alterações. “Começamos no verão, mas o ano escolar iniciou, então tivemos que construir todo o corredor, que você vê nas cenas da escola”, disseram Minnette e Langford em entrevista.

13. Três atores de 13 Reasons Why virão ao Brasil em abril

Alisha Boe, Brandon Flynn e Christian Navarro – Jessica, Justin e Tony – foram confirmados bem em cima da hora para o painel da Netflix no CCXP Tour Nordeste, evento que acontecerá entre os dias 13 e 16 de abril em Recife, Pernambuco. Preparemos os nossos corações, já que nós, do Fique Ligado, estaremos por lá fazendo a cobertura o evento.