X

Saiba as 9 pistas no teaser trailer de Star Wars: Os Últimos Jedi

Analisamos o vídeo exibido durante o Star Wars Celebration

Por Rafael Sanzio - 14 Abr 2017 às 21:14h

O Fique Ligado estava entre os felizardos durante o painel da CCXP Tour Nordeste que transmitia ao vivo o painel da Star Wars Celebration em Orlando, nos Estados Unidos. E no final da transmissão pudemos assistir ao teaser trailer do filme Star Wars: Os Últimos Jedi. Sem mais delongas, nos acompanhe em nossas especulações e pistas entregues pelo vídeo!

1. A Caverna

 

O vídeo começa de forma bem interessante, ao mostrar gradativamente o chão de pedra da ilha onde Rey (Daisy Ridley) aparentemente irá ter seu treinamento com Luke Skywalker (Mark Hamill), a imagem parece o espaço – típico elemento da franquia – mas depois muda para a terra normal.

Mas o importante desse momento é perceber que Rey está afobada e parece ter visto o bicho-papão, ou Darth Vader nesse universo. E atrás dela percebe-se uma fenda, como uma caverna. Pelo visto Luke seguirá os passos de Mestre Yoda no treinamento da jovem.

O único medo disso tudo é perceber que esse filme seguirá os passos do anterior, pegando a mesma estrutura da trilogia antiga, agora com Luke fazendo o papel de Yoda e Rey de Luke. Pois veja bem, em O Império Contra-Ataca o protagonista também viajou para um lugar remoto e teve um treinamento com um Mestre Jedi recluso e também passou pela Caverna para enfrentar seus medos.

2. Sentindo a Força

Em seguida temos, ao que parece, a voz de Luke guiando Rey para sentir a Força. Utilizando-a para ter uma percepção maior do que está acontecendo na galáxia através da Força. Mas o vídeo também induz que o treinamento também envolve o controle da Força, com a mão de Rey e, possivelmente sua Força, levitando as pedrinhas ao seu redor.

3. Luz, Escuridão e Equilíbrio

Três vertentes da Força são exploradas nesse vídeo e, com elas, vozes escondidas na trilha sonora do trailer.

Luz: Aparece as costas da General Leia Organa (Carrie Fisher) e a voz escondida trata-se de Leia dizendo “Ajude-me Obi-Wan”. A cena em si não diz muito, apenas que a personagem continuará ativa contra a Primeira Ordem.

Escuridão: A voz de Palpatine falando com Anakin sobre o Lado Obscuro da Força. A cena em si, por um momento achei que poderia ser o elmo de Darth Vader ainda mais destruído, mas pode ser mesmo o elmo de Kylo Ren (Adam Driver). É importante frisar que o personagem pode estar evoluindo, deixando de querer seguir os passos do avô e caminhar com os próprios pés – visto que ele não precisava usar o elmo realmente, portanto, poderia ser apenas uma homenagem a Darth Vader.

Equilíbrio: Essa é uma vertente que apareceu em outros lugares da franquia, sobre personagens que nem são da Luz e nem são da Escuridão. Na animação Rebels há um personagem assim e dizem que Mace Windu (Samuel L. Jackson) usava um estilo de luta que usava as emoções para guiar seu movimento, mas sem deixa-las no controle. O interessante é ter Yoda como voz secreta, sendo ele um Jedi do lado da Luz. Além disso, a cena mostra o que parece ser uma “prateleira” com “livros” – possivelmente livros Jedi que Luke encontrou em sua jornada pelos Templos da Ordem. Entre eles, um símbolo que parece representar o Equilíbrio e retomar a ideia do Escolhido para trazer Equilíbrio para a Força. Essa mesma imagem tínhamos no pôster da trilogia antiga com Luke Skywalker, o possível escolhido, e agora temos com a Rey.

4. Treino

Ao longe podemos ver Rey começando seu treinamento com o sabre de luz e um “corcunda” Luke Skywalker observando mais atrás. Essa silhueta já demonstra que o Jedi já não está tão motivado como antes.

5. Teremos Guerra

Naves estão indo de encontro ao que parecem ser Walkers AT-AT, porque a Primeira Ordem não consegue fazer um design próprio de seus equipamentos e transportes militares.

6. Primeira Ordem contra-ataca

No vídeo o negócio não está legal para Finn (John Boyega) e Poe (Oscar Isaac). O primeiro ainda se recupera do golpe aplicado por Kylo e o segundo, ao que tudo indica, está em uma base da Resistência que é atacada.

7. Rey vs. Kylo

Há trechos interessantes envolvendo esses dois. O primeiro com Rey correndo com o sabre de luz – não façam isso em casa crianças – e o segundo Kylo bastante concentrado. O interessante é que a Luz é conhecida por sua calma e a Escuridão por sua impaciência, e pelo que podemos ver os dois seguem direções opostas do treinamento que normalmente um Jedi teria e um Sith teria. Por isso que a teoria que Snoke não quer um Sith e sim algo diferente, se sobrepõe. O algo diferente é àquele que trará o Equilíbrio a Força, ou seja, aquele que consegue usar a Luz e a Escuridão. E, talvez, ambos estão no caminho para serem o Escolhido. E para quem achava que Kylo estava com os olhos esquisitos, calma, é apenas o reflexo da espada de luz dele.

8. Flashback?

A primeira cena mostra um templo em chamas e R2-D2 ao lado de um possível jovem Luke, também podendo ser o momento que Kylo ficou doido e matou todos os outros padawans. Então a produção junta com a imagem da Primeira Ordem comandados pela Capitã Phasma (Gwendoline Christie) – ela não morreu!

9. Está na hora dos jedi acabarem

Eu sei que antes há tiros e naves, mas o importante é o que vem a seguir. A frase de Luke Skywalker diz e que chocou uma boa parte da galera. Se seguirmos a interpretação da galera que ficou em choque, bem, temos um Luke desiludido com a Ordem e percebendo que ser um Jedi e seguir essa ideia é um erro.

Contudo! Na verdade, ele pode não estar desiludido, apenas descobriu que ser um Jedi não é o caminho. É preciso ser algo superior a um Sith e a um Jedi, um que realmente entenda sobre o Equilíbrio e, dessa forma, ser o verdadeiro Escolhido da Profecia acerca da Força.