Para atender a demanda em segmentos específicos, cada vez mais cresce o mercado de produtos personalizados no Brasil.
Ocorre que, segundo uma pesquisa da Dessault Systèmes, 83% dos entrevistados esperam que os produtos se adequem às suas necessidades e que tenham uma característica que seja apenas sua.
Inclusive, nesta mesma pesquisa, os mesmos garantiram pagar até 25,3% a mais por um produto, apenas para que o mesmo tivesse a “sua cara”. Chaveiro, estojo, porta-copo, mochila personalizada, baralhos e agendas são os mais procurados.
A personalização de produtos sempre foi um nicho de mercado em alta, isto porque cada público específico tem o seu interesse em um produto que lhe remeta a uma memória afetiva, lhe desperte um desejo, promova um status, dentre outros.
Agora, como promover tais produtos nas redes sociais? Se nas redes está grande parte do consumidor, como chegar até ele? Veja as dicas abaixo!
Conheça o seu público-alvo
Entender quem é o seu público consumidor é o primeiro passo. Entender onde ele se encontra, por exemplo, em qual rede social é mais fácil conquistá-lo e como abordá-lo, são algumas necessidades que o empreendedor precisa dominar.
Por exemplo: Brindes femininos para escritório. Estojos, enfeites de mesa, chaveiros, agendas e outros. O público alvo conforme os itens listados é mais facilmente encontrado no LinkedIn, visto que são brindes voltados para profissionais.
Não impede que a divulgação ocorra em outras redes, mas o foco é a rede social com viés profissional.
Capriche nas fotos
A foto favorece demais a propaganda do produto. É através da foto que se cativa aos clientes e os faz perceberem o quanto o produto personalizado tem a ver com a sua personalidade.
Trabalhe bem o foco sobre cada detalhe do produto, escolha um lugar que favoreça ao item e estude diversos ângulos. Se possível, pesquise junto a um cliente de confiança, para que ele dê sugestões que “saltem aos olhos” de cada cliente.
Diversificação
Quanto maior for a variedade de produtos personalizados disponibilizada aos clientes, maiores serão as chances de conversão. Os clientes gostam de poder escolher os produtos que mais lhe chamam a atenção.
Muitos empresas adotam o uso de “kits” para promoverem todo o seu portfólio, dando ainda a possibilidade de os interessados enviarem seus próprios desenhos e ideias para personalização.
Promova os seus produtos nos canais certos
Você sabia que, atualmente, pessoas de 20 e poucos anos tendem a usar redes sociais mais modernas, tais como o TIKTOK em vez de o Facebook?
E que tem muita gente que usa apenas o LinkedIn como rede social. São informações como essa que precisam ser analisadas junto a cada acanal em que se pretende criar a campanha.
- Instagram: Uma rede social focada em vídeos. Possui ferramentas como “stories”, “reels”, “igtv”, “feed” e “loja”. Cada uma dessas ferramentas é voltada para criar um efeito na divulgação.
- Facebook: É uma rede social com foco no “engajamento”. Isso porque permite curtir, comentar, compartilhar textos, fotos, vídeos e outros. Também conta com loja virtual.
- YouTube: Aprofunda os conteúdos em vídeo. Se uma empresa vende estojos de maquiagem personalizadas, que tal umas dicas de make no canal?
- Tik Tok: Voltado para vídeos curtos e divertidos. É a “febre” entre os jovens. A linguagem é curta, direta e clara.
- LinkedIn: esta é considerada a rede social mais séria de todas e que requer um cuidado redobrado com as postagens. Ocorre que através dele, atinge-se profissionais e empresas que podem se interessar pelas variedades de produtos.
Vender e promover os produtos personalizados nas redes sociais, não é algo difícil, mas precisa ser muito bem planejado, para atingir os resultados esperados em cada postagem.