Trata-se de um procedimento obrigatório, que envolve tecnologia e prestação de serviços. Se o banheiro de nossas casas já exige limpezas periódicas, imagine a limpeza de banheiros químicos, onde centenas de pessoas utilizam o mesmo espaço.
Primeiramente é necessário o uso de produtos eficientes no tanque da cabine, cujo objetivo é inibir a proliferação de bactérias. Após o uso, um caminhão com tanque de hidrovácuo faz o trabalho de aspirar todo o efluente que ficou dentro do tanque.
Após a sucção, é a vez do trabalho manual. Um funcionário treinado deve lavar o interior do banheiro químico, utilizando produtos para desinfecção e reposição de papel higiênico, álcool gel ou outros suprimentos necessários para o uso.
Por mais que você não perceba, as cabines sanitárias trazem conforto e praticidade ao dia a dia de milhares de pessoas, sejam em lavouras, obras da construção civil, e, principalmente, em eventos, onde a aglomeração de pessoas é grande e tudo deve funcionar de maneira correta, dentro dos parâmetros de higiene necessários.
Desta maneira é correto afirmar que a limpeza profissional dessas cabines é primordial para a saúde dos usuários.
Para cada locação, um tipo de limpeza do banheiro químico

Primeiramente é preciso que se entenda que cada tipo de locação exige um procedimento de limpeza específica. Ou seja, as exigências mudam conforme a intensidade de uso, número de pessoas e período de locação.
Em determinados eventos, os banheiros permanecem por apenas um dia, ou até mesmo algumas horas, não havendo necessidade de manutenções periódicas. Em outros casos, como em grandes eventos, obras e lavouras é preciso realizar a manutenção no próprio local de instalação.
Agora vamos explicar como funciona cada um destes processos, continue com a gente.
Eventos com duração de um dia e público moderado

De antemão as cabines são lavadas com produtos específicos no sistema de alta pressão. Após uma rigorosa conferência, as cabines são liberadas para que os motoristas levem os banheiros para o local de uso.
Antes eles devem revisar os equipamentos de sucção, checar o veículo e reabastecer os insumos de limpeza. Depois, carregam as cabines em veículos adaptados e seguem para o evento.
Fazem a instalação conforme o espaço e as informações do cliente e colocam no tanque interno da cabine a água e a química necessárias. Após o evento, o motorista retorna ao local e realiza a sucção desse material.
Uma mangueira ligada a uma bomba de hidrovácuo suga todo o efluente tratado com a química, que pode chegar a 265 litros por cabine.
Posteriormente, os motoristas carregam os caminhões com os banheiros já sugados e retornam à sede da empresa. Os caminhões são descarregados e os banheiros levados ao galpão de lavagem. Lá, entram em cena os assistentes de limpeza, munidos de suprimentos e EPIs obrigatórios.
Estes profissionais são responsáveis por realizar a lavagem manual dos banheiros. Neste processo são utilizados produtos químicos especiais.
Ao finalizar o processo de lavagem manual, os equipamentos são levados a vistoria técnica. Etapa cumprida, as cabines são organizadas em filas no pátio da empresa, otimizando o espaço físico e, também, o processo de carregamento para as próximas locações.
Grandes eventos, grandes responsabilidades

Quando a duração do evento for maior que um dia, ou ainda, quando houver um público expressivo, os banheiros deverão receber manutenção no local. Eles serão limpos e reabastecidos periodicamente.
O período entre as manutenções será estabelecido pela organização do evento, seguindo as orientações dos profissionais especializados da locadora.
Como as cabines ficam por mais de um dia, a equipe da locadora faz a limpeza entre o intervalo do evento, quando não há a presença do público.
Os tanques são sugados e os funcionários realizam a lavagem do interior dos banheiros com uma bomba d’água de alta pressão, que também está acoplada ao caminhão.
Os produtos químicos utilizados neste processo são os mesmos. Concluída a etapa, os banheiros recebem papel higiênico, álcool em gel e outros insumos contratados pelo evento.
O uso do sachê químico é o toque final. Com uma fórmula poderosa ela protege as pessoas, dissolvendo todo material orgânico e eliminando riscos de contaminação.
Ao final do período de locação, os banheiros voltam à sede da locadora. Lá receberão todo o tratamento que foi descrito anteriormente.
Se você chegou até aqui e esta se perguntando: como é que os organizadores de eventos, engenheiros e agricultores calculam a quantidade de banheiros?
Fácil já tem uma calculadora que facilita todo o trabalho para você, clique aqui para saber mais.
Construção civil e agricultura: condições dignas ao trabalhador

De acordo com as normas regulamentadoras, as áreas destinadas ao trabalhador do campo e da construção civil devem contar com estruturas sanitárias.
Essas estruturas devem obedecer aos critérios estabelecidos nestas normas. Como a cabine sanitária atende perfeitamente a todos os requisitos, ela é a opção escolhida pela grande maioria das empresas.
Para viabilizar as melhores condições aos trabalhadores, a manutenção dos banheiros deve ser realizada de acordo com a orientação da locadora.
Fatores como número de colaboradores e distância dos equipamentos são determinantes para estabelecer o prazo de manutenção.
Geralmente as empresas contratam até duas manutenções semanais, que se assemelham muito aquelas que são realizadas nos grandes eventos. A limpeza é realizada no local pelo motorista da locadora, utilizando a bomba de hidrovácuo acoplada ao tanque de efluentes do caminhão.
Após o processo de sucção é realizado a lavagem da cabine e repostos os insumos. Ao final, o motorista aplica o sachê químico.
A qual locadora você deve confiar seu empreendimento?
É aqui que tocamos no assunto mais importante de todo este artigo: a escolha da prestadora de serviço.
Algumas empresas infelizmente não cumprem bem o seu papel.
Fatores como: falta de equipamentos, estrutura física inadequada e produtos químicos de qualidade duvidosa, comprometem a prestação de serviço e podem levar riscos à saúde de quem vai utilizar os banheiros.
Por isso, na hora de optar por um fornecedor de confiança, você pode contar com a Ativa Locação.
São mais de 22 anos de história, atendendo a grandes empresas e eventos como: João Rock, Carnaval de Belo Horizonte, Festa do Peão de Barretos, MRV, Pioneer, Algar, Klabin, entre outras grandes marcas.
São mais de 200 colaboradores, centenas de veículos e milhares de banheiros disponíveis para atender sua necessidade.

Quer tirar suas dúvidas ou fazer uma cotação?
É fácil, acesse o site e entre em contato com uma das sete unidades da Ativa Locação.
Assista ao vídeo institucional da Ativa Locação: