Negócios

Conheça os negócios que enfrentaram a crise através do delivery

Farmácia online, produtos saudáveis, mercado pet e outros segmentos recheados de oportunidades para quem deseja empreender.

Crise com delivery

A pandemia tornou o serviço de delivery um item básico e obrigatório para negócios dos mais variados segmentos. 

Entre as pequenas e grandes empresas que enfrentaram os desafios da crise, aquelas que investiram em entregas viram o faturamento crescer e a percepção dos consumidores sobre a experiência de compra ficar cada vez mais positiva.

Na prática, mais do que levar produtos ou serviços até a casa dos consumidores, essas empresas acertaram ao levar praticidade, conveniência e qualidade no atendimento, elevando o nível de satisfação – e de fidelização.

Se você está pensando em empreender eis algumas oportunidades:

Mercado pet

Cada vez mais, os tutores passaram a ver os pets como parte da família, fazendo com que a renda investida no setor tornasse o Brasil o terceiro maior mercado pet do mundo.

E este já é um ótimo motivo para empreender no setor. Mas e na prática, onde investir?

Agropecuárias, pet shops e até mesmo médicos veterinários que apostaram em serviços e atendimento móvel atencioso e de qualidade conseguiram se adaptar à crise e ver o faturamento crescer mês após mês.

Entre os serviços que ganham popularidade estão desde atendimento veterinário em casa, fisioterapia e nutrição para pets, banho e tosa móvel, serviços terapêuticos, box de assinatura dos produtos mais utilizados, entre outros.

Cursos online

Com milhões de profissionais em home office e passando mais tempo em casa, somado às consequências da crise econômica, gerou-se a necessidade dos profissionais se atualizarem e aprimorarem as habilidades.

Essa demanda deu origem a um mercado próspero de cursos online, ministrados por profissionais dos mais variados níveis de conhecimento, que compartilham ensinamentos por meio de plataformas online.

Cursos de gestão financeira, tecnologias, empreendedorismo, marketing, de idiomas e gastronomia tiveram ampla adesão. No entanto, existem dezenas de nichos e setores a serem explorados.

Dessa forma, utilizar o próprio conhecimento para vender cursos em plataformas online pode ser uma ótima oportunidade.

Loja online

As lojas online representam uma oportunidade para empreendedores que desejam aproveitar as oportunidades do mercado local e ao mesmo tempo ter a possibilidade de escalar o negócio e fazer vendas para outras regiões.

Roupas, calçados, semi-jóias, itens para casa, cosméticos, entre outras coisas são negócios com possibilidade de alcançar um grande público.

Para isso, não esqueça: é fundamental investir em marketing e criar diferenciais que façam a sua empresa se destacar em meio aos concorrentes, explorando fatores que são importantes para os consumidores.

Farmácia online

A farmácia online representa exatamente o benefício da comodidade que os clientes esperam de um delivery, principalmente para os clientes que estão fragilizados por questões de saúde.

É importante frisar que a pandemia causou mudanças importantes, que exigiram mais qualificação no atendimento e em todo o processo de entrega das farmácias online.

Dessa maneira, os atendentes precisaram ser capacitados e desenvolver habilidades para atender online com a mesma eficiência e atenção do presencial.

Nas farmácias online, os atendentes ganharam uma forcinha do WhatsApp e de chats que permitem conversar de forma dinâmica e instantânea, mas ao mesmo tempo exigem que os pedidos sejam processados com agilidade.

Nesse quesito, para acertar ao abrir uma farmácia online, é indispensável investir na entrega, garantindo que o motoboy contratado conheça a cultura da sua farmácia online, seja incluído nas capacitações e se preocupe em aumentar a satisfação do cliente.

Ter uma farmácia online é uma oportunidade de ter faturamento, mas ao mesmo tempo exige a atualização constante a realização de melhorias que aprimoram o processo de atendimento, desde que a solicitação de produto chega até o momento da entrega na casa do consumidor.

Produtos saudáveis e naturais

Com o tempo cada vez mais escasso, empreendedores que viram a oportunidade de oferecer serviços que entregam praticidade e conveniência para quem deseja se alimentar de forma mais saudável encontraram um mercado próspero para explorar.

Diante do fato que os cuidados com a saúde se intensificaram no último ano, o crescimento no número de pessoas que passaram a se preocupar com a alimentação também é crescente.

Se você está pensando em empreender, identificar as necessidades da sua cidade, região ou até mesmo bairro será fundamental para encontrar as demandas que podem fazer do negócio um verdadeiro sucesso.


Importante lembrar: antes de sair colocando ideias em prática para ver se dá certo, realize pesquisas de mercado, entrevistas e estude o público-alvo que você deseja explorar.

Neste processo, não esqueça de ficar de olho nos concorrentes. Caso identifique mais concorrentes do que o esperado, lembre que este pode ser um bom indicativo de que o mercado está aquecido.

Estudar o setor onde você deseja atuar será a melhor maneira de encontrar soluções que resolvem os problemas que as pessoas enfrentam diariamente.

Por fim, se você está pensando em empreender, considere os segmentos citados acima antes de abrir um negócio. O mercado já demonstrou que tem espaço para atuar nessas áreas para quem souber aproveitar as oportunidades.