Saúde

Pedalar é uma das melhores atividades para quem busca emagrecer

Você quer emagrecer? Então deveria comprar uma bicicleta. Afinal, pedalar é uma das melhores atividades para quem busca emagrecer com saúde, ao mesmo tempo que ganha benefícios significativos para outros sistemas do corpo, como o respiratório ou o cardiovascular. Isso tudo enquanto se envolve em uma atividade ao ar livre muito divertida.

Atualmente, os dados de obesidade e sobrepeso no Brasil são preocupantes. A proporção de pessoas adultas obesas dobrou entre 2003 e 2012, enquanto as pessoas com excesso de peso já atingem 60% da população com mais de 18 anos de idade. É muita coisa e, portanto, muito interesse em aprender como perder peso.

Quer entender como pedalar é uma das melhores atividades para quem busca emagrecer? Então siga a leitura do artigo abaixo com bastante atenção!

Por que pedalar é uma das melhores atividades para quem busca emagrecer?

Como você provavelmente já sabe, emagrecer é uma relação entre a quantidade de calorias que a gente perde durante o dia e a quantidade de calorias que ingerimos. Existem outros fatores em jogo, claro, mas a versão resumida é essa.

Durante o dia, apenas por existir e fazer nosso corpo funcionar, gastamos em média cerca de 2.500 calorias (para homens adultos) e 2.000 (para mulheres adultas). Esse é nosso gasto calórico normal.

Quando nos exercitamos, estamos aumentando o valor do gasto calórico e, portanto, queimando mais calorias. Os exercícios aeróbicos (aqueles com constantes trocas de ar, sendo de baixa intensidade e longa duração) são os que mais queimam calorias e, portanto, os mais indicados para perder peso.

Nesse sentido, o ciclismo se destaca: cerca de 1 hora de pedalada em velocidade média equivale a um gasto calórico de algo entre 400 a 500 calorias. Ou seja, no melhor dos casos pode ampliar nosso gasto diário em algo entre 20 a 25% da média.

Isso significa, portanto, que uma única hora de pedalada pode ser o suficiente para gerar um déficit calórico que ajudará no nosso emagrecimento. Não sabe o que isso significa? Vejamos a seguir!

O que é o déficit calórico e como ele funciona?

Perder peso parece ser algo extremamente complexo para muitas pessoas, mas na verdade é uma questão de matemática, de certa forma.

Todos os dias, nosso corpo gasta algo entre 2000 a 2500 calorias. Todos os dias, nós nos alimentamos: se tivemos uma dieta calórica de 2000 a 2500 calorias por dia, estamos no 0 a 0 e não emagrecemos e nem engordamos.

Quando nós gastamos mais calorias do que comemos, temos um déficit calórico, que é o processo de emagrecimento.

(É vital abrir um parênteses para explicar que nem toda caloria é igual, claro, e que existem outros nutrientes nos alimentos que causam impacto na nossa forma física. O sódio, por exemplo, tem o hábito de reter líquidos e “inchar” o corpo. No entanto, o déficit calórico é o elemento mais importante para a perda de peso).

Por exemplo, suponha que um homem de 30 anos consuma naturalmente 2.500 calorias todos os dias e as reponha em um café da manhã, almoço e janta caprichados. Se ele fizer uma hora de pedalada todos os dias, perderá 500 calorias por dia e emagrecerá no processo.

Como conseguir um maior déficit calórico?

A velocidade do processo de emagrecimento depende do tamanho do déficit calórico que é possível criar. No entanto, é aqui que entram em cena os pontos mais importantes sobre o assunto: é vital reduzir sim o total de calorias ingeridas, mas sem causar danos à saúde. 

Por exemplo, 100 gramas de alface tem 15 calorias. Se você comer 1 quilo de alface no almoço, no café da manhã e na janta, terá ingerido apenas 450 calorias no dia todo. No entanto, ficará sem nutrientes vitais para o seu corpo e terá problemas sérios de saúde.

Por isso, o melhor a fazer é participar de uma reeducação alimentar que proporá uma dieta que não esteja tão preocupada em calorias, mas sim nos nutrientes corretos para o seu corpo. Inevitavelmente essa dieta provavelmente estará no limite de 2000, 2500 calorias por dia, mas com muito mais saúde. Depois disso, é só adicionar alguns exercícios por dia, incluindo a pedalada, para criar um déficit calórico aceitável e controlar o seu peso a partir disso.

Essa é a estratégia mais saudável: uma dieta com os nutrientes necessários para uma vida saudável e exercícios para gerar o déficit calórico desejado.

Pronto! Agora que você já entendeu por que pedalar é uma das melhores atividades para quem busca emagrecer, já pode começar a pensar em colocar essa atividade na sua rotina para perder peso mais rapidamente, não é mesmo? Com alguns cuidados simples e uma reeducação alimentar, você poderá perder os quilos extras que gostaria sem dificuldades.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais agora mesmo!

Outros conteúdos que você vai gostar