Saúde

A importância do profissional em educação física nas academias

Foi-se o tempo em que praticar exercícios físicos em academias era sinônimo de uma rotina maçante e repetitiva.

Mulher malhando com profissional de educação física

De acordo com os desenvolvedores de tênis como o vapor max da fabricante de calçados Nike, a estratégia utilizada no desenvolvimento de modelos como esse é bem simples.

E é o de utilizar o que existe de mais moderno em tecnologia de amortecimento para garantir aos indivíduos segurança na prática de atividades físicas.

Mas é justamente essa segurança que também oferecem os profissionais em educação física que atuam em academias, pois eles, em parceria com os praticantes, contribuem para tornar bem mais seguro e racional esse tão almejado “estilo de vida fitness”.

Profissional de educação física nas academias

Um profissional nesse segmento terá que, necessariamente, utilizar do que há de melhor em recursos tecnológicos.

E terá que adequar cada movimento às características físicas, genéticas e biológicas de um indivíduo; especialmente no que diz respeito ao ritmo, carga oferecida, número de repetições e postura.

Agora as esteiras, por exemplo, contam com sistemas mais avançados para o controle e programação da potência e velocidade de acordo com o perfil biológico do praticante.

Enquanto os equipamentos de força já são capazes de receber um chip com todas as informações necessárias para regular o aparelho de acordo com cada perfil e característica dos usuários das máquinas.

Segurança, criatividade e conforto nas academias

Foi-se o tempo em que praticar exercícios físicos em academias era sinônimo de uma rotina maçante e repetitiva.

Atualmente os profissionais em educação física fazem questão de transformar o ambiente das academias em verdadeiros “parques de diversões” repletos de equipamentos (e de novas versões dos mesmos), de forma a tornar o ambiente bem mais divertido, lúdico e interativo.

A novidade do “Kangoo jump”, por exemplo, é uma forma de exercitar as articulações, treinar o cardio, fortalecer os músculos, entre outros benefícios dessa espécie de bota com amortecedores capazes de absorver entre 75% e 80% dos impactos durante uma corrida.

O “Kinesis” é outro exemplo da evolução da prática de exercícios físicos em academia; e, nesse caso, é um sistema de roldanas que permite uma incrível variação de 2 mil a 3 mil movimentos totalmente diferentes.

Podem ser os movimentos de uma simples corrida com obstáculos, de um treino de bicicleta em combinação com a movimentação dos braços, ou mesmo a simulação dos movimentos de remada com uma tensão pré-programada por meio de um software acoplado ao equipamento.

A importância do acompanhamento de um profissional

Mas as vantagens da prática de exercícios em academia não estão relacionadas apenas com as novas tecnologias que são utilizadas nos mais diversos equipamentos de ginástica utilizados nos estabelecimentos, como os sensores, painéis touchscreen, telas em cristal líquido, entre outros avanços.

As vantagens dessa escolha também dizem respeito à certeza de que estará realizando movimentos de acordo com o que se recomenda nos principais manuais de ginástica e musculação.

Pois uma boa academia é aquela que possui profissionais que sejam responsáveis por fornecer ao praticante uma ficha de treino com todas as suas informações pessoais.

Informações necessárias para que se possa decidir qual a carga, ritmo, número de repetições e os aparelhos que devem (ou não) ser utilizados em cada caso. 

Uma preocupação que acaba sendo fundamental para que os resultados sejam verdadeiramente obtidos, com a máxima segurança e conforto, independentemente do perfil do aluno –  e independente também dos objetivos desse mais novo candidato a adotar o tão sonhado estilo de vida fitness.

Agora fique à vontade para deixar a sua opinião sobre esse artigo na forma de um comentário, além de divulgar e compartilhar com os amigos os nossos conteúdos.

Outros conteúdos que você vai gostar