Diversos

Dicas para melhorar a dicção

Dicas para melhorar a dicção

Falar em público pode ser uma tremenda dor de cabeça para algumas pessoas, alguns casos estão relacionados com falta de confiança e até mesmo problemas de dicção podem interferir nesse aspecto.

Além disso, no mundo atual onde o número de informações que recebemos e temos que transmitir a outras pessoas é bem grande. Então, ser assertivo e se fazer entender de forma clara e objetive é crucial.

Para estes casos, ter uma boa dicção é imprescindível no processo de comunicação. Por isso, nesse artigo você receberá dicas muito importantes para melhorar drasticamente a sua dicção e melhorar a sua capacidade de comunicação.

O que é dicção?

Dicção está relacionada com a forma que articulamos e pronunciamos as palavras. Cada letra ou sílaba possui um som específico e é são necessários alguns movimentos nos lábios, boca, língua, dentes, nariz e face para ser possível emitir cada um desses sons da maneira correta.

Se diz que uma pessoa tem má dicção quando, por algum motivo, ela não é capaz de emitir o som de determinada letra ou silaba da maneira correta, podendo causar ruídos ou falta de entendimento no que está sendo falado.

Um exemplo famoso de problemas de dicção é do personagem Cebolinha da Turma da Mônica. Ele não consegue pronunciar a letra “R” e sempre fala um “L” no lugar

Como melhorar a dicção?

A melhora na dicção parte da identificação da origem do problema que causa a dificuldade em emitir algum som.

Na maioria dos casos esse problema é o simples vício no uso da linguagem informal, em outros casos pode ser um problema fisiológico nos órgãos responsáveis pela emissão da fala.

Em todos os casos, é recomendado uma consulta com um profissional especializado, neste caso, um fonoaudiólogo vai auxiliar na identificação do problema específico e dar o tratamento adequado à cada caso.

De qualquer forma, é possível executar em casa alguns exercícios em casa que vão ajudar a eliminar alguns dos principais problemas de dicção. Vamos ver alguns deles logo abaixo:

Exercícios para melhorar a dicção

1. Grave e ouça a sua voz

Uma das formas mais eficientes de identificar quais são os sons que você emite com dificuldade é gravando sua voz e ouvindo o que você está falando, prestando atenção se existe algum som que não foi pronunciado da maneira correta.

Para fazer isso, pegue seu celular com um aplicativo de gravação de voz, inicie a gravação e faça a leitura de um texto. Procure fazer um áudio de, no mínimo, 2 a 3 minutos para ter material suficiente para analisar.

Ao ouvir, anote as palavras que você notou que não falou da forma correta e faça o exercício da caneta, que vamos aprender logo abaixo, falando essa palavra repetidas vezes.

2. Utilize uma caneta entre os lábios

Um exercício muito eficiente para melhorar a dicção é colocar uma caneta ou lápis entre os dentes e tentar pronunciar o som das palavras.

Esse exercício funciona porque ele cria um obstáculo para que você consiga emitir o som.

Assim, para superar esse obstáculo você precisa articular bastante a musculatura de emissão de som. Logo que você retirar a caneta da boca a articulação será bem mais fácil.

Então, procure fazer esse exercício todos os dias e você com certeza irá colher ótimos resultados em sua dicção.

3. Pratique exercícios de trava-línguas

Para potencializar o exercício da caneta, você pode usar exercícios de trava-línguas, que naturalmente exigem um pouco mais de articulação e atenção na pronuncia das palavras.

Assim, pegue uma lista de trava-línguas e tente fala-los com a caneta entre os lábios. Esses exercícios vão te ajudar muito e você terá mais confiança para falar e será muito melhor entendido por quem está te ouvindo.

Gostou do artigo?

Deixe seu comentário no campo abaixo e não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Outros conteúdos que você vai gostar