Ter boa formação profissional e valorização de seu serviço no mercado com certeza é importante para quem deseja o sucesso financeiro.
Mas sua formação qualificada apenas irá lhe garantir a boa remuneração por serviço.
A tão desejada independência financeira requer investimento no mercado financeiro, pois somente assim você fará com que seu dinheiro trabalho para você.
Muitas pessoas pensam que só poderão começar a investir quando tiverem bem sucedidas financeiramente, mas isso é um mito!
Aliás, o sucesso financeiro só virá após alguns anos investindo no mercado financeiro.
Por isso, ao invés de esperar seu sucesso financeiro para então começar a investir, o mais recomendado é você buscar conhecer o mercado financeiro.
Em seguida identificar qual o melhor investimento para seu perfil no momento.
E para ajudar você que está querendo começar a investir no mercado financeiro, preparamos este artigo com um passo a passo detalhado para você investir com sucesso.
1. Defina um valor mensal
A primeira coisa a se fazer é definir um valor mensal para você aplicar em seus investimentos.
Analise cuidadosamente seu perfil financeiro e veja qual a porcentagem líquida pode ser destinada para esta finalidade.
Em geral, recomenda-se começar os investimentos com 15% do valor líquido de sua renda mensal. Mas caso não seja possível, comece com uma porcentagem menor e vá aumentando gradativamente.
O mais importante é que investir se torne um hábito para você.
Por isso, você precisa separar uma porcentagem que realmente não irá lhe “fazer falta” e começar a investir mensalmente.
2. Tenha objetivos claros
Uma vez que você saiba quanto poderá investir a cada mês, você precisa ter objetivos claros para direcionar seu investimento.
Isso porque, se você quer ter uma reserva de emergência, existem algumas opções para isso.
Se o seu objetivo é ter uma aposentadoria segura, você deve aplicar seu dinheiro em outras aplicações. E assim por diante.
Outro ponto a se considerar neste momento é o seu perfil de investidor. Se você é mais conservador, ou seja, prioriza a segurança ao invés da possibilidade de ter um rendimento maior, existem algumas opções ideais para você.
Igualmente, se você já possui certa estabilidade e prefere correr risco para ter a chance de ganhar um rendimento maior, existem outras aplicações que se adequam a este perfil, como por exemplo investir em opções binárias.

3. Busque orientação especializada
Atualmente, a internet possui muito conteúdo valioso gratuitamente.
Mas nem sempre é fácil encontrar um conteúdo tão específico a ponto de ajudar você a investir com segurança.
Por isso, uma coisa extremamente importante é buscar a orientação especializada. Muitas vezes a própria agência do seu banco poderá fornecer certa assessoria. Mas o mais recomendado é buscar uma boa corretora para auxiliar nesse sentido.
4. Conheça os principais erros
Há um dito popular que diz que o sucesso é um péssimo conselheiro.
Isso porque, algumas vezes, pessoas bem-sucedidas privam de certas lições que o fracasso as teria ensinado.
Mas quando o assunto é investimento financeiro, você pode aprender com o erro dos outros sem precisar cometê-los.
Entre os principais erros que você deve evitar, destacam-se os seguintes:
- Investir em taxas de alto risco sem ter um fundo de emergência
- Agir por impulso
- Não pesquisar as melhores taxas de aplicação
Quando você investe em taxas de alto risco, você tem a chance de ter um rendimento significativamente maior.
No entanto, você também tem um alto risco de perder todo o seu investimento. Por isso, esse tipo de investimento só é recomendado para quem “pode” arriscar.
Ou seja, quem já possui sua reserva de emergência.
Ao agir por impulso, você não avalia corretamente o cenário e ignora os riscos envolvidos.
Analise também as taxas cobradas pelos bancos e corretoras que você irá trabalhar. Sem levar isso em consideração, você pode correr o risco de ter seu lucro significativamente reduzido.
5. Diversifique sua carteira de investimentos
Quanto mais diversificada for sua carteira de investimento, mais segurança você tem em suas aplicações.
Por isso, o ideal é ter aplicações em ativos de curto, médio e longo prazo, bem como em aplicações seguras e aplicações de alto risco.
6. Informe-se sobre novos produtos
Uma forma de manter sua carteira sempre diversificada e altamente rentável, é você sempre se informar sobre novos produtos.
O mercado financeiro é bastante dinâmico. Então é importante você tornar como hábito a busca por atualizar seus conhecimentos sobre este mercado.
Acompanhe relatórios disponibilizados por corretoras, leia sites e blogs relevantes ao mercado e esteja sempre aberto a investir em novos produtos.
Conclusão
Investir em mercado financeiro é técnica. E como toda técnica, quanto mais conhecimento e experiência você tiver, mais chances de ser bem-sucedido você terá.
Por isso, se você quer começar a investir no mercado financeiro, analise seu perfil de investidor e veja qual a porcentagem de sua renda líquida você pode investir mensalmente.
Comece priorizando a construção de uma boa reserva de emergência e, aos poucos, vá aumentando seus investimentos e diversificando sua carteira.
Bons investimentos!