Diversos

Como rastrear um celular roubado?

Celular

Ninguém espera ter o celular roubado, é claro, mas infelizmente isso é algo que acontece com frequência em diversos países, especialmente no Brasil.

Esperamos que não aconteça com você, mas saiba que a tecnologia pode ajudar a minimizar o prejuízo caso um dia você passe por essa situação.

Você sabia que os celulares modernos contam com um serviço de rastreamento do aparelho?

Com os serviços do Google e da Apple é possível rastrear o celular em caso de perda ou roubo. Você pode fazer isso da sua casa, sem a necessidade de outro celular, apenas acessando a internet por um computador.

Confira neste artigo tudo que você deve fazer para rastrear o seu aparelho roubado.

Algumas dicas valem também para quando você perder o celular dentro de sua casa ou escritório e precisa de ajuda para encontrá-lo.  

Leia também: Conheça planos de internet rural

Como rastrear celular Android

Se o seu celular tem sistema operacional Android, o procedimento para rastreá-lo ocorre por meio dos serviços do Google.

Antes de entendermos como proceder nesse caso, lembre-se de que não é nem um pouco recomendável tentar recuperar o seu aparelho por conta própria. É fundamental comunicar o roubo às autoridades policiais, assim como fornecer as informações que você tenha para ajudar na investigação.

Portanto, fazer o boletim de ocorrência em uma delegacia ou online é de extrema importância.

Passo a passo

Para que o recurso funcione, é preciso que ele esteja ativado no dispositivo.

Dessa forma, não espere algo ruim acontecer para agir: você pode desde já habilitar o seu aparelho a fim de que o serviço de rastreamento efetivamente funcione.

Afinal, prevenir é o melhor remédio.

Assim, primeiramente ative o recurso por meio das configurações do aparelho. Ali, toque na opção “Google”, role a tela para baixo e selecione a opção “Segurança”. Depois disso, é só tocar em “Encontre Meu Dispositivo” e marque a opção “Ativado” na parte superior na tela. Caso a opção já esteja marcada, deixe como está. Agora seu aparelho está apto para ser rastreado.

Para iniciar o serviço de rastreamento, acesse “Encontre o meu dispositivo” de sua conta no Google, pelo endereço https://www.google.com/android/find.

Certifique-se de que você está logado na conta associada ao seu dispositivo (há um avatar no canto superior direito da tela) e ative a permissão para que o aparelho seja localizado. A localização será feita mesmo que o GPS não esteja ativado. Um mapa aberto na tela indicará a localização aproximada do smartphone.

Bloqueio de dispositivo

Ainda em caso de roubo, você pode bloquear o telefone acessando a barra do lado esquerdo da tela. Ali, clique em “Ativar proteção e limpeza” e opte pelo bloqueio do telefone.

Essa ação vai impedir que qualquer pessoa o utilize. Com uma senha será possível reativá-lo normalmente se o celular for recuperado.

Ativação de som para o caso de celular perdido dentro de casa

No caso de aparelho perdido, tente ver se ele está dentro de sua casa pelo recurso de localização por som. Ainda no mapa aberto pelo serviço de localização, toque em “Reproduzir som”.

O aparelho tocará por cinco minutos, mesmo que esteja no silencioso, o que pode ajudar a encontrá-lo.

Como rastrear iPhone ou iPad

Nos dispositivos com iOS, também é necessário que o celular esteja com a opção de rastreamento ativada. Para isso você deverá seguir o caminho Ajustes > [Seu nome] > [Seu iPhone] > Buscar iPhone.

Passo a passo

Para ativar o serviço de rastreamento, é preciso acessar o endereço https://www.icloud.com/find, em que aparecerá a opção “Buscar iPhone”, fazer o login com os seus dados do ID Apple (login e senha).

Com a localização do dispositivo aparecendo automaticamente, basta clicar no ícone (i) e aparecerão as opções.

Opção 1 – Tocar som: ao ativar essa opção, o aparelho tocará por cinco minutos, mesmo que esteja no silencioso, para que você possa encontrá-lo.

Opção 2 – Modo perdido: sinaliza que o celular foi roubado. O acesso ao celular é bloqueado e ele envia a localização automaticamente.

Opção 3 – Apagar iPhone: quando não se espera mais encontrar o aparelho, essa opção apaga todo o conteúdo dele e o deixa bloqueado. Depois dessa ação não é possível encontrá-lo em “Buscar meu iPhone”.   

Sabemos quão importante é o uso do celular no dia a dia das pessoas, e perder esse equipamento tão presente em nossas vidas é um grande infortúnio.

A tecnologia aplicada a medidas de segurança não apenas ajuda as pessoas que perderam um celular a encontrá-lo como diminui as chances de isso acontecer.

Contudo, mesmo com o avanço tecnológico, velhas dicas seguem valendo para evitar o risco de ter seu aparelho roubado: evite usar o celular na rua, em ruas movimentadas ou com índices altos de roubo, e deixe o aparelho sempre bem protegido no bolso quando não estiver em casa.     

Outros conteúdos que você vai gostar