Muita gente encara as madrugadas de terça só pra saber quem saiu do MasterChef! Pois é, o programa MasterChef Profissionais é a versão com cozinheiros profissionais do talent show brasileiro que está com tudo em mais uma temporada.
Exibido pela Rede Bandeirantes toda terça-feira, a partir das 22h30, e é baseado no formato criado pela BBC do Reino Unido, o MasterChef Profissionais e estreou no Brasil em outubro de 2016, com uma temporada por ano.
O Brasil é o quarto país no mundo a ter o formato, depois da Inglaterra, Austrália e Portugal. O programa é apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão e tem como jurados os chefs Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin.
Preparado para descobrir quem saiu do MasterChef?

O grande vencedor leva um prêmio de R$ 200 mil, um automóvel Nissan Kicks 0 Km, o troféu MasterChef Profissional, uma viagem para Dubai com acompanhantes, bancada pela Emirates, e R$ 1 mil por mês durante um ano para compras na rede Carrefour.
Thales deixa o #MCPro | 16 de outubro
O goiano Thales Alves deixou o MasterChef Profissionais após participar do desafio eliminatório no episódio do dia 16 de outubro. O desafio foi preparar um prato monocromático na cor amarela.
Ele arriscou muito ao preparar a receita com pequi, mas para ele, era tudo ou nada. Os jurados apreciaram a textura do frango, mas criticaram a apresentação e o sabor predominante do pequi.
Pequi é assim: ou você gosta muito ou detesta. Eu arrisquei em uma prova que ou eu levava ou eu ia embora. Não dava para ficar na média.
Thales é professor de gastronomia, mora em Brasília e se dedica à culinária e o emprego em uma instituição bancária. Já teve uma empresa de eventos e trabalhou como personal chef, mas sua paixão é a sala de aula, onde é capaz de transformar a vida das pessoas.
Metódico e dedicado, Thales foi o primeiro transgênero a participar do talent show. Durante o programa, Thales teve altos e baixos, mas inspirava pela determinação e competitividade.

Marcela é eliminada | 9 de outubro
A paulista não agradou os jurados do MasterChef Profissionais ao reinventar a tradicional receita francesa de cassoulet com frutos do mar e acabou eliminada.
Apesar de ter preparado a receita várias vezes, a chef de cozinha Marcela Calegari confessou ter medo de apresentar uma releitura do prato.
Eu tinha que ser criativa sem perder o contexto do prato, o sabor. Quis fazer algo diferente, então me arrisquei com frutos do mar e bacon, mas acho que fugiu do sabor que os chefs queriam.
Apesar da pouca idade, Marcela já trabalhou em bistrôs, navios e atualmente comanda a cozinha do renomado restaurante do chef peruano Gastón Acurio, em São Paulo. Sua especialidade são os peixes e frutos do mar, mas também se aventura na cozinha indiana, filipina e grega.
Estudiosa, Marcela se destacou pela técnica, bom repertório, concentração e foco nas provas.

Não deu pra chef vegana | 2 de outubro
Neste episódio os participantes do MasterChef Profissionais tiveram que cozinhar um prato da gastronomia japonesa em homenagem aos 110 anos do início da imigração de japoneses para o Brasil.
A chef vegana Adriana Avelar foi a eliminada da noite e revelou nunca ter cozinhado comida japonesa.
Não conheço os ingredientes e não tenho familiaridade. Minha estratégia foi rezar e tentar me inspirar no que estava na mesa.
Orgulhosa por ter ficado entre os Top 10, a mineira acredita que conseguiu representar a cozinha vegana na competição.

A mineira é vegana e se interessou pela área ainda na faculdade, quando cursou Engenharia de Nutrição. Ganhou uma bolsa e foi estudar na Le Cordon Bleu em Sidney, na Austrália, onde chegou a trabalhar no restaurante estrelado Wong.
No Brasil, Adriana começou a dar aulas e possui um canal na internet onde já cozinhou mais de 300 receitas.
Seu maior desafio no programa foi cozinhar pratos a base de proteína animal.
Paulo: fã ou hater? | 25 de setembro
Paulo Quintella levou a pior e foi pra casa. O alagoano de sorriso fácil, carisma e uma tranquilidade acima da média dividiu fãs e haters (e agitaram a noite no Twitter).
Para alguns espectadores foi um alívio, já que sua “lerdeza” incomodava um pouco. Para outros, ele era um dos queridinhos do programa.
O chef já não foi muito bem na primeira etapa da noite com a Caixa Misteriosa indígena, com ingredientes da origem da gastronomia brasileira.
Na prova da eliminação, Paulo começou meia hora depois dos demais chefs. Ele perdeu os minutos durante o leilão de frutos do mar. E sem conseguir agradar o paladar dos jurados, Paulo foi eliminado após o desafio de unir sabores da terra e do mar.

Apesar das críticas, o chef alagoano foi elogiado por sua criatividade e é uma das promessas da cozinha brasileira, por ter apenas 25 anos. Seu estilo é contemporâneo e aprecia a cozinha autoral. Em seu restaurante combina técnicas de gastronomia com inspirações em pratos regionais.
Seu jeito distraído e sorriso constante, escondem o seu lado competitivo. Desde sua entrada no programa, Paulo se orgulha em falar dos concursos que participou e ganhou, como o Enchefs Alagoas 2016.
Simone sai do MasterChef | 18 de setembro
Quem saiu do MasterChef na noite de 18 de setembro foi Simone Bert, após passar por uma prova de eliminação em vários rounds.
Ela teve que preparar para os jurados ovo de codorna fritos e poché, ovo de pata molet, ninho de fios de ovos e dois pratos com ovo de avestruz.
Eu não sabia fazer quase nenhum dos ovos. Nunca fiz fios de ovo, nunca quebrei um ovo de avestruz e nunca tinha visto ovo de pata. Mas o jogo é assim.
Formada em educação física, Simone é autodidata e aprendeu tudo que sabe sobre cozinha na prática.
Simone Bert é natural de Maceió, mas sua especialidade é estrangeira. Ela comanda com o marido peruano a cozinha do primeiro restaurante de comida peruana do Brasil, há 22 anos. Já ganhou o prêmio Dólmã de melhor chef de Alagoas em 2015 e a condecoração de Embaixadora da gastronomia do Alagoas pelo Enchefs (Encontro Nacional de Chefs).

Samurai traído pela tapioca | 11 de setembro
Na prova mais temida pelo chef Alex Lee, o participante sabia que estava em risco. Ao reproduzir dois pratos da culinária brasileira, da chef Teresa Corção, Alex falhou em processos básicos e não conseguiu escapar da eliminação.
Minha principal dificuldade foi fazer a tapioca porque coloquei água demais. Esse processo não está errado, mas ele leva um dia para o outro para decantar, e eu tinha apenas 1h45 para preparar os dois pratos.
Mesmo entregando o cuscuz de farinha d’agua com peixe de Bragança e a tapioca brûlée com curd de tangerina, o chef não ficou contente com seu trabalho.
Sou o maior crítico do meu trabalho. Antes das pessoas darem a crítica mais horrível, eu não deixo. Porque eu faço isso. Eu sou o primeiro a admitir. Eu entreguei algo que não tinha a finesse que deveria ter. Não tenho para quem mentir.
Descendente de família chinesa, Alex Lee começou na culinária quando foi morar nos EUA. Ao retornar ao Brasil formou-se em design, mas sempre cozinhava para amigos. Atualmente trabalha com o pai em sua loja de grãos e sonha em um dia voltar para cozinha.
Excêntrico, se considera artesão e food designer e vê a gastronomia como uma oportunidade de se expressar. Sua especialidade, como não podia deixar de ser, é a cozinha oriental.

André é o 1º eliminado | 2 de setembro
O brasiliense André Rochadel é formado em engenharia elétrica, mas a paixão pela gastronomia falou mais alto. Ele largou tudo para trabalhar como auxiliar em um restaurante em 2010. Seu forte é a culinária italiana.
Estudioso e atento, atualmente é consultor, colunista e faz um programa gastronômico na internet.
Com todos esses atributos, o cozinheiro profissional tinha certeza que se daria bem em um desafio de gastronomia italiana. Afinal seu forte são massas frescas, mas foi exatamente no desafio eliminatório da Torre de Cannolis que sua massa foi reprovada pelos chefes Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin.
O meu trunfo é a massa fresca. Trabalho com isso desde o início da carreira. E eu não conseguia parar de pensar: eu passei por tudo isso para chegar aqui e ir embora?
E foi o que aconteceu! Sua massa não agradou e André foi o primeiro eliminado da terceira temporada do MasterChef Profissionais.

E você, já aposta em que será que será o próximo eliminado do MasterChef Profissionais?
Crédito fotos: Carlos Reinis/Band