Diversos

Conheça os benefícios para empregadores que contratam jovem aprendiz

Conheça os principais benefícios que sua empresa pode ter ao contratar mão de obra por meio do programa Jovem Aprendiz!

Empresário contratando funcionários

Para muitos empregadores, aderir ao programa Jovem Aprendiz é sinônimo de mais despesas desnecessárias, mas não deveria. Isso porque são muitos os benefícios das contratações realizadas por meio desse programa.

E essas vantagens deveriam ser consideradas tanto pelas organizações de médio e grande porte, quanto pelas pequenas e microempresas. Entre essas vantagens, podemos mencionar a melhoria da imagem da marca e os incentivos fiscais.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, apontamos os principais benefícios que sua empresa pode ter ao contratar mão de obra por meio do programa Jovem Aprendiz!

Benefícios do Jovem Aprendiz para empresas #1: conseguir incentivos fiscais

Há benefícios financeiros diretos e visíveis a curto prazo, como, por exemplo, a obtenção de incentivos fiscais.

De fato, as empresas que obedecem à cota mínima de contratação de aprendizes pagam somente 2% de FGTS e são isentas do pagamento de multa rescisória em caso de demissão.

Ademais, as empresas não precisam fazer o pagamento do aviso prévio para os jovens aprendizes.

No que diz respeito especificamente às empresas registradas no Simples Nacional, estas não precisam arcar com o aumento das despesas relativas aos repasses à Previdência Social.

Isso significa dizer que há benefícios pecuniários também para os pequenos empreendedores!

Benefícios do Jovem Aprendiz para empresas #2: melhoria da imagem da marca

Ao contratar jovens sem experiência, sua empresa pode passar uma imagem mais positiva a seus clientes.

De fato, aderir ao programa jovem aprendiz 2020 é uma ótima forma de demonstrar preocupação com a formação da juventude, em especial daquela mais pobre.

Ademais, contratar aprendizes é uma maneira de valorizar o capital humano e reforçar o marketing social da sua empresa. Essa valorização da marca pode ser feita por meio das ações que indicamos a seguir.

Canais de comunicação

Você pode tornar públicas a contratação dos jovens e seu desenvolvimento na empresa por meio das redes sociais e de outros canais.

Programas internos

É possível, ainda, desenvolver programas internos permanentes de contratação de aprendizes e destacar a importância dessa iniciativa.

Balanço Social

Outra possibilidade de divulgação do Jovem Aprendiz é o Balanço Social, sendo este um demonstrativo dos indicadores empresarias concernentes à responsabilidade econômica, social e ambiental das organizações.

Por ser um documento público, ele fica disponível para os consumidores mais engajados com o consumo consciente, tornando-se um diferencial para as marcas.

Benefícios do Jovem Aprendiz para empresas #3: menor custo e mais produtividade

Além de todos esses benefícios para a marca, a contratação dos aprendizes também propicia um menor custo, sem abrir mão da boa produtividade.

Isso significa dizer, também, que esse tipo de contratação é um investimento com excelente retorno.

De fato, os salários pagos aos aprendizes são menores do que o valor do salário mínimo, haja vista que correspondem à carga horária de trabalho dos jovens.

Ademais, conforme já mencionamos, há os incentivos fiscais, que reduzem o valor do FGTS e isentam as empresas do pagamento de alguns direitos previstos para os funcionários contratados pelo regime normal da CLT.

Quanto à produtividade, é fato que os jovens aprendizes que passam por capacitações e procuram ascender profissionalmente por meio dos planos de cargos e carreiras tendem a demonstrar bons desempenhos.

Esses resultados tendem a aparecer em um médio ou longo prazo, a depender da consistência da política que a empresa adota no que diz respeito aos aprendizes.

Jovem Aprendiz: benefícios para empregadores e empregados

Assim, podemos concluir que esse programa traz benefícios não somente para os jovens que buscam sua primeira experiência profissional, mas, também, para os empregadores que desejam ter um melhor ROI na contratação de mão de obra.

De fato, além de poder se beneficiar com incentivos fiscais, as empresas que aderem ao Jovem Aprendiz melhoram sua imagem perante os consumidores, reduzem o turnover e têm colaboradores mais produtivos a médio/longo prazo.

E você, já tinha conhecimento de todos os benefícios que sua empresa pode ter ao aderir ao Jovem Aprendiz? Comente!

Outros conteúdos que você vai gostar