Diversos

Os 5 melhores filmes sobre Jesus

Conheça as cinco apresentações que se destacam por capturar o tempo de Cristo na Terra de maneiras profundas que falavam com o espectador.

Os 5 melhores filmes sobre Jesus

Ao nos aproximarmos da Páscoa, somos novamente confrontados pelo mistério de Jesus.

Como Deus poderia deixar seu trono celestial e tomar a forma de um homem? Como uma vida poderia pagar pelos pecados do mundo?

Tentar entender o caráter de Cristo é uma jornada sem fim, mas isso não impediu os atores de retratá-lo ao longo dos anos.

As cinco apresentações abaixo se destacam porque elas procuraram capturar o tempo de Cristo na Terra de maneiras profundas que falavam ao espectador.

Você concorda com a nossa lista?

Aqui estão os 5 principais retratos de Jesus através do  filme :

Henry Ian Cusick - O Evangelho de João

1. Henry Ian Cusick – O Evangelho de João

O Evangelho de João é um filme Gospel de 2003 que é o conto da vida de Jesus, conforme descrito pelo Evangelho de João. É um filme que foi acomodado para a tela numa base palavra por palavra da Good News Bible da American Bible Society.

Este longa-metragem épico de três horas segue exatamente o Evangelho de João, sem adições à história de outros Evangelhos, ou omissão de passagens complexas.

Embora não seja o Jesus mais convincente no cinema, Cusick, no entanto, ocupa um lugar nessa lista por dois motivos. Primeiro, O Evangelho de João é uma reconstituição palavra-por-palavra da vida de Jesus, sem adições ou alterações à história.

Esse nível de comprometimento das escrituras pode ser difícil para os atores, e Cusick merece reconhecimento por dar um desempenho sólido sob essas diretrizes rígidas.

Em segundo lugar, Cusick interpretou o personagem de Desmond em Lost, da ABC, e há muitos editores da Crosswalk que adoraram Lost.

Diogo Morgado - Filho de Deus

2. Diogo Morgado – Filho de Deus

Filho de Deus é um grande filme de drama bíblico americano de 2014 dirigido por Christopher Spencer. O filme reconta a vida de Jesus e é uma adaptação da minissérie de dez horas The Bible, que tocou em março de 2013 no canal History.

Apelidado de “the Hot Jesus” pela mídia tradicional, os olhares distraídos de Morgado o impediram de ultrapassar o 4º lugar nesta lista, tendo uma bela trilha sonora de Hinos Evangélicos.

Ainda assim, de todas as entradas reunidas, é o ator do Filho de Deus que melhor capta o amor irresistível de Jesus Cristo. Normalmente, filmes cristãos retratam Jesus como uma figura silenciosa e inescrutável.

Não Morgado, seu desempenho irradia com toda a alegria e ternura de um pastor que resgata seu rebanho perdido, e ele tem uma maneira de fazer Jesus se sentir ao mesmo tempo aterrado e relacionável.

É uma visão refrescante do que poderia facilmente ter sido um papel estagnado.

Cliff Curtis - Ressuscitado

3. Cliff Curtis – Ressuscitado

Risen é um filme de drama bíblico americano de 2016, dirigido por Kevin Reynolds e escrito por Reynolds e Paul Aiello. O filme é estrelado por Joseph Fiennes, Tom Felton, Peter Firth e Cliff Curtis, e retrata a busca de um soldado romano pelo corpo de Jesus após sua ressurreição.

A Columbia Pictures lançou o filme nos cinemas dos Estados Unidos em 19 de fevereiro de 2016.

Ironicamente, a melhor qualidade de Curtis tem tudo a ver com o quão pouco ele é visto. Sua versão de Jesus é misteriosa e distante.

Um minuto ele estará sentado entre amigos, no outro, ele desaparecerá no ar. As Escrituras estão cheias de casos como este (Lucas 24:31), mas poucos atores exploraram este lado da vida de Cristo em qualquer detalhe.

Curtis faz com que Jesus se sinta poderoso, mas misterioso ao mesmo tempo, em uma performance que lembra Aslan, de CS Lewis, de As Crônicas de Nárnia.

Max von Sydow - A maior história já contada

4. Max von Sydow – A maior história já contada

The Greatest Story Ever Told é um filme épico americano de 1965 produzido e dirigido por George Stevens. É uma releitura do conto de Jesus Cristo, da Natividade até a Ascensão. Este filme é conhecido pelo seu extenso conjunto de elenco e por ser a última aparição no cinema de Claude Rains.

Por muitos anos, Max von Sydow foi o rosto de Jesus.

A maior história já contada viveu até o seu nome por ser um filme de proporções épicas. Não só Sydow teve que assumir a responsabilidade de interpretar Jesus, ele teve que se destacar entre os atores veteranos como Charlton Heston, Angela Lansbury, e uma série de outros nomes que apareceram no filme.

Ao ter sucesso, Sydow estabeleceu o padrão para qualquer outra pessoa que queira representar o papel do Messias no cinema hoje. Agora isso é uma realização de proporções verdadeiramente bíblicas.

Jim Caviezel - A Paixão de Cristo

5. Jim Caviezel – A Paixão de Cristo

A Paixão de Cristo (também conhecida apenas como A Paixão) é um filme de drama bíblico americano de 2004 dirigido por Mel Gibson, escrito por Gibson e Benedict Fitzgerald, e estrelado por Jim Caviezel como Jesus Cristo, Maia Morgenstern como a Virgem Maria e Monica Bellucci como Maria Madalena Retrata a Paixão de Jesus em grande parte de acordo com os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Também alude a crônicas religiosas, como a Sexta das Dores, que acompanha outros escritos devotos, como as famosas aparições marianas atribuídas à Beata Anne Catherine Emmerich.

A crucificação de Jesus pode ser apenas o evento mais significativo em toda a Bíblia. Como alguém poderia descrever o medo, a dor e a determinação de Jesus quando ele foi pregado na cruz?

Bem, Jim Caviezel encontrou um jeito.

Embora a controvérsia ainda assombra a Paixão de Cristo, nada foi feito para diminuir a performance épica de Caviezel. Sua emoção crua, combinada com a pura intensidade da morte de Cristo, lhe valeu o primeiro lugar na nossa lista como o melhor filme de Jesus de todos os tempos.

Qual é o seu filme favorito sobre a vida de Jesus?

Compartilhe conosco nos comentários abaixo para que todos possamos assistir a esses filmes inspiradores!

Outros conteúdos que você vai gostar