Diversos

Como funciona o Sisu?

Entenda o que é Sisu, como funciona e como você pode utilizar suas notas do ENEM para conseguir uma vaga de ensino superior em instituições públicas.

O que é Sisu

Acabamos de passar pelo carnaval, e agora sim muita gente diz que o ano vai de fato iniciar. E isso não é diferente com os estudantes. A partir de agora, inicia-se a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o maior exame de seleção do Brasil, e o segundo no mundo, perdendo apenas para o exame aplicado na China.

Utilizando-se as notas que o candidato obteve no Enem 2018 é possível inscrever para participar de uma vaga em uma universidade ou faculdade federal.

Atualmente são mais de 125 instituições de ensino superior que disponibilizam vagas gratuitamente. O número de vagas ofertadas a cada semestre chega a ultrapassar a marca de 200 mil vagas.

Você tem ideia de como é possível usar as notas para concorrer a essas vagas?

Se deseja entender melhor o processo de seleção do Sistema de Seleção Unificada (SISU), faça a leitura desse material.

Números do Sisu 2018

No ano passado, o SiSU do segundo semestre ofertou 51.913 vagas em 61 instituições. Já a edição do primeiro semestre ofertou 239.716 vagas em 130 instituições. Na primeira edição do Sisu 2019 foram ofertadas 235.461 vagas para 129 instituições.

O que é o Sisu?

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, plataforma informatizada do MEC (Ministério da Educação) utilizada para disponibilizar vagas do ensino superior em instituições públicas do Brasil. A seleção dos estudantes é feita por meio das notas obtidas na última edição do Enem. Por isso, para concorrer a uma vaga na segunda edição do Sisu 2019 será necessário ter feito as provas do Enem 2018, provas essas aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro de 2018.

Como participar do Sisu?

Todos os estudantes que estiverem interessados em participar da próxima seleção devem ficar atentos. Anteriormente ao período de inscrições o Ministério da Educação divulga as vagas e instituições disponibilizadas naquele processo de seleção.

E lembre-se, a participação na seleção é gratuita, e as vagas são em instituições públicas.

Não é necessário para nada, diferentemente do Prouni (Programa Universidade Para Todos), outro programa do governo federal no qual os candidatos concorrem a bolsas de estudo parcial ou integral em instituições de ensino particular.

No entanto, se a ideia do candidato é concorrer a uma vaga no próximo ano, a seleção será realizada utilizando-se as notas obtidas no Enem 2019.

Sendo assim, é importante ficar atento ao cronograma da edição 2019 do exame. As inscrições no Enem 2019 serão realizadas no período que vai do dia 06 ao dia 17 de maio. Quem desejar solicitar isenção da taxa de inscrição pode fazê-lo no período de 1º a 10 de abril. Nesse mesmo período será possível justificar a ausência na edição passada do Enem, de forma a ter direito para solicitar a isenção novamente.

Quem desejar solicitar isenção da taxa de inscrição pode fazê-lo no período de 1º a 10 de abril. Nesse mesmo período será possível justificar a ausência na edição passada do Enem, de forma a ter direito para solicitar a isenção novamente.

Tendo as notas do Enem em mãos, basta acessar a página oficial do programa e informar o número de inscrição no Enem e a senha. Por isso, guarde bem sua senha, pois será necessária em outras oportunidades. Uma vez feito o acesso à plataforma, o candidato deve escolher até 2 opções de curso, em ordem de preferência. Será preciso também escolher o turno e modalidade de concorrência. É fundamental que o candidato acompanhe as notas de corte dos cursos nos anos anteriores. A nota de corte pode variar significativamente em virtude do número de vagas em cada modalidade. Enquanto as inscrições estiverem abertas é possível alterar as opções de curso e/ou modalidade no sistema. Será efetivada a última inscrição confirmada.

Outros conteúdos que você vai gostar