O PIS é atualmente, o mais importante programa de abono salarial ao trabalhador brasileiro. O Saldo do PIS pode corresponder aos trabalhadores, um valor de até dois salários mínimos.
O programa foi criado em 1970, sendo que, o grande objetivo do PIS é promover a integração social e econômica do empregado.
A iniciativa vai trazer alguns benefícios por lei ao trabalhador. O grande intuito é conseguir promover uma equidade social, através da distribuição de renda de forma mais justa, entre os trabalhadores. Mas muita gente fica na dúvida se tem direito, qual data de saque e muito menos o Saldo do PIS.
Por isso em nosso artigo de hoje você vai receber essas informações de uma forma completa!
Confira.

Cadastro PIS
Antes de falarmos sobre o Saldo do PIS para os trabalhadores é importante mencionarmos que para isso é preciso ser cadastrado no programa. O cadastro deve ser feito pelo empregador no ato da admissão. O cadastro pode ser realizado em qualquer agência da caixa econômica federal.
Depois do cadastro é criado um cartão com registro de inscrição que deve ser entregue ao empregado, e somente com o cadastro feito que é possível consultar o Saldo do PIS e também o receber.
Para ter acesso ao PIS é necessário:
- Estar cadastrado, por no mínimo, cinco anos no programa;
- Possuir uma média salarial mensal de remuneração do ano base de até dois salários mínimos;
- Exercício de atividade profissional remunerada por pelo menos trinta dias, mesmo que não consecutivos;
- Cadastro no sistema do RAIS pelo empregador.
O trabalhador que tiver direito a ver o Saldo do PIS, e o receber, e não tiver o cartão deve ir até qualquer agência da caixa econômica federal com sua carteira de trabalho ou com o RG e verificar como está a sua situação cadastral.
Caso tenha o cadastro, tem como pedir a segunda via do cartão. Se não tiver o cadastro é necessário pedir a empresa que faça isso.

Consultar Saldo do PIS pela internet
Os trabalhadores que estiverem devidamente cadastrados no PIS há mais de 5 anos, e ganharem igual ou menos que dois salários mínimos podem consultar o Saldo do PIS. Isso pode ser feito através do seguinte link:
https:// sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01
Para verificar o seu Saldo do PIS é preciso ter consigo o número do mesmo, que vai estar na sua carteira de trabalho, ou no cartão de cidadão da caixa.
É necessário realizar o cadastro de uma senha para consultar o Saldo do PIS caso você ainda não tenha!
Toda consulta é gratuita, e você pode fazer quantas vezes quiser.
Consultar o Saldo do PIS através das agências da Caixa
Outra forma de consultar o Saldo do PIS é por agências da Caixa Econômica Federal. Para que a consulta seja realizada é necessário estar com seu cartão do cidadão, e um documento de identificação.
Para consultar o Saldo do PIS, vocêpode fazer tanto pelos terminais de autoatendimento, como dentro da agência.
Se no seu caso ainda não houver o cartão do cidadão o ideal é levar a sua carteira de identidade para ir até o atendimento pessoal do banco e realizar a consulta.
Nessa mesma visita onde você consultar o Saldo do PIS você pode aproveitar para fazer o cartão do cidadão, que é feito de forma gratuita e vai demorar cerca de 30 dias para ficar pronto.
Consultar o Saldo do PIS pelo telefone
Já se você não deseja consultar o Saldo do PIS pela internet e nem pessoalmente, você pode fazer isso pelo telefone.
Para isso é necessário ligar para o número 0800 726 0207 que funciona de segunda à sexta, das 8:00 até às 22:00, e nos sábados das 10:00 até às 16:00. A ligação é gratuita e pode ser feita tanto do telefone fixo quanto do seu telefone celular.
Valor do PIS
E finalmente ao consultar o Saldo do PIS você vai conseguir ter acesso ao valor!
Que pode variar em função do tempo de serviço do trabalhador durante o ano base.
Por exemplo, quem trabalhou por um ano inteiro com a carteira devidamente assinada pode receber até um salário mínimo, enquanto quem trabalhou menos que isso vai receber proporcional ao tempo trabalhado.
Gostou das nossas informações para a consulta do Saldo do PIS?
Então continue em nosso site e confira mais informações.