Este post será curto e breve, para dar uma ótima dica para quem está começando a blogar seja para um site pessoal ou profissional. Lembrando que a criação do site e o do design do seu blog devem estar alinhados.
Então vamos a algumas dicas!
Quantas vezes postar?
A resposta é: depende.
A outra resposta é: foque 20% em conteúdo e 80% em promoção desse conteúdo.
Muitas pessoas acham que vão atrair um grande número de visitantes com um site recheado de posts. Geralmente, o visitante só lê um post ou dois por vez, por mais que seu conteúdo seja bom. Então, a frequência de postagem vai depender da sua disponibilidade. Agora se o seu site é um portal de notícias no estilo viral, aí já é outro caso.
Lembre-se de escrever conteúdos que convertam e que tenham grande demanda. Você pode utilizar uma ferramenta como o Ahrefs para procurar por bons tópicos.
Conheço sites que recebem cerca de um milhão de visitas por mês e só postam uma vez por semana. Creio que essa frequência pode ser boa, se alinhar ao seu planejamento, é claro.
Porque escrever menos e divulgar mais é o correto?
Pense bem, é muito melhor você escrever quatro posts por mês bem escritos e dedicar-se a promovê-los nas redes sociais, grupos e em outros sites do que postar vários e fazer aquela divulgação básica em uma ou outra rede social.
Muitos de nós utilizamos o Facebook para promover nossos artigos e isso é ótimo, porém nossa atualização fica por pouco tempo na timeline dos seguidores. É melhor fazer uma divulgação mais ampla para conectar com mais pessoas interessadas.
Lembrando que um conteúdo visto várias vezes é mais compartilhado e isso irá te ajudar a ganhar backlinks para o seu conteúdo.
Talvez você queira atualizar mais vezes a sua página no Facebook com conteúdo novo e uma boa dica é utilizar posts antigos em novos contextos na sua página. Ou seja, reposte conteúdos antigos e deixe-os em evidência também durante a semana.
Assim, você não precisa está sempre atualizando o seu blog e sempre vai extrair mais dos posts antigos, que muitas das vezes seus seguidores não leram ainda e são bem úteis.
Com mais tempo para escrever, você poderá fazer posts mais bem bolados e estratégicos para o posicionamento nas ferramentas de pesquisa como o Google.
Como divulgar seu blog em outros lugares?
Você pode ir em sites com artigos complementares ao seu e deixar um comentário com o link do seu post.
Mas uma coisa precisa ficar em evidência aqui: só comente se você realmente sentir que seu comentário será útil para o público daquele site.
E muito cuidado para não abusar dessa técnica, pois você pode ser marcado como spam e se o site em que está comentando tiver um índice alto de spam, o Google pode apontar o seu como um também.
Uma boa ferramenta para verificar isso é a Link Explorer da MOZ.
Sair por aí propagando links faz de você um spammer e um chato. Então faça isso apenas quando necessário e quando perceber que seu artigo poderá ajudar aquelas pessoas.
Se você escreve, por exemplo, um blog sobre alimentação saudável, não é recomendado entrar em um grupo do Facebook ou de outro site sobre o mesmo assunto. Muito menos comentar em um site do mesmo nicho.
As pessoas irão comparar você com a pessoa do site na qual você está comentando e no fim, será um conteúdo um pouco batido para aquele público ou repetitivo.
Então procure um nicho complementar como: sites e grupos de perda de peso, fóruns sobre maquiagem e beleza, sites sobre obesidade. Veja quem mais precisa do seu conteúdo e atinja essas pessoas.
Call to actions
Há várias formas de promover um post. Lembre-se de ter um Call to Action dentro do post.
Um Call to Action é um pedido para o visitante tomar uma ação, como:
- Se inscrever na sua lista
- Assinar seu canal no YouTube
- Deixar um comentário
- Baixar algum produto digital
Ter apenas cliques e não convertê-los em visitantes frequentes é um sério problema, pois eles talvez nunca voltarão no seu site. O Call to Action é a melhor forma de obter o email deles e manter contato.
Espero que estas dicas te ajudem a ter um blog de sucesso!