A dieta low carb e os benefícios para a saúde
Se você está procurando fazer uma mudança no seu estilo de vida a longo prazo, com certeza vale a pena considerar a dieta low carb. Afinal, ela foca em alimentos integrais com baixo teor de carboidratos e ricos em fibras, como vegetais, frutas, legumes e grãos.
Assim, esta abordagem pobre em carboidratos tem provado ajudar na perda de peso, reduzir o risco de diabetes, manter os açúcares saudáveis no sangue, melhorar a digestão e aumentar os níveis de energia. Além disso, também ajuda você a construir massa muscular e alcançar seus objetivos de saúde.
Como funciona a dieta low carb?
Quando consumimos carboidratos, nosso organismo os utiliza como fonte de energia. Entretanto, se abusamos na quantidade, em vez de energia eles são armazenados no tecido adiposo em forma de gordura.
Sendo assim, há aumento de peso. Por isso, na dieta low carb, pobre em carboidratos, a energia que o organismo necessita está relacionada ao consumo de proteínas e gorduras boas. No entanto, é importante um acompanhamento médico, pois cada indivíduo precisa de quantidades diferentes de nutrientes.
Vale a pena seguir essa rotina alimentar?
Pois bem, a dieta low carb vale a pena e é muito eficaz, tanto para quem quer emagrecer quanto para aqueles que desejam melhorar a saúde como um todo. Porém, é preciso muito cuidado ao optar por esse tipo de dieta.
Embora aposte numa alimentação natural, a low carb pode produzir alguns efeitos desagradáveis em pessoas que não estão acostumadas ao baixo consumo de carboidratos. O importante é encontrar um ponto de equilíbrio e reduzir devagar o consumo dos produtos industrializados e carboidratos refinados.
Portanto, mudar rápido e radicalmente a alimentação pode prejudicar a sua saúde e afetar o seu equilíbrio nutricional.
Agora, conheça alguns benefícios que a dieta Low Carb proporciona.
- Melhora o metabolismo;
- Reduz inflamações do organismo;
- Diminui a retenção de líquidos;
- Proporciona maior saciedade;
- Melhora o funcionamento do intestino;
- Regula o nível de açúcar no sangue;
- Controla a diabetes, colesterol e triglicerídeos.
No entanto, é bom lembrar que em alguns casos essa dieta alimentar não é recomendada, como para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Também pessoas com problemas hepáticos ou renais e idosos não devem escolher esse tipo de alimentação.
A dieta Low Carb é eficiente?
A dieta low carb tem sido popular por anos e, quando feita corretamente, pode ajudar na perda de peso e nos níveis de energia. Mas há outras considerações que deve-se levar em conta antes de se comprometer com qualquer tipo de dieta.
A consulta a um profissional médico é sempre recomendada antes de fazer mudanças drásticas, a fim de garantir que elas sejam seguras e benéficas.
Portanto, com todas essas considerações, dietas Low Carb trazem bons resultados, desde que você se dedique a seguir um plano!
Por quanto tempo fazer?
Ao considerar por quanto tempo seguir uma dieta Low Carb, é importante considerar os benefícios potenciais.
Comer pouco carboidrato pode ajudá-lo a controlar seu peso, reduzir os níveis de açúcar no sangue e até mesmo ajudar a reduzir a inflamação. Tudo isso pode ter efeitos positivos em todo o seu corpo além da simples perda de peso.
Então, para obter todos os benefícios, a indicação é que você se comprometa a comer pouco carboidrato por pelo menos 4 semanas, tempo suficiente para começar a colher os resultados.
Alimentos liberados
Então, muita gente não sabe diferenciar carboidratos simples e complexos. Veja então uma lista de alimentos permitidos para facilitar o seu entendimento.
- Todos os tipos de verduras: como as folhas verdes (alface, rúcula, agrião, espinafre, acelga, couve, escarola, entre outras);
- Ovos;
- Queijos com pouco carboidrato;
- Nozes e sementes, como amêndoas, castanhas do caju e do pará (em pouca quantidade);
- Gorduras boas, como azeite e óleo de coco;
- Carnes, com exceção das temperadas e embutidas.
Alimentos que não devem ser consumidos
Por outro lado, devem ser evitados, ou pelo menos ingeridos com moderação, os alimentos ricos em carboidrato. Veja abaixo:
- Mandioca, batata, beterraba e cenoura;
- Se o objetivo da dieta for para emagrecer, cortar as frutas ricas em carboidrato;
- Açúcar;
- Arroz comum ou mesmo o integral;
- Alimentos industrializados e ultraprocessados;
- Macarrão, pizza, biscoitos, pães;
- Gorduras trans.
Exemplo de um cardápio low carb
É muito importante ingerir alimentos nutritivos a cada 3 horas. Então, veja abaixo um exemplo de refeição low carb.
Café da manhã
- Omelete com 2 ovos, 1 fatia de queijo fresco e 1 xícara de café ou;
- Goiaba com 1 colher de sopa de farelo de aveia + ovo mexido e espinafre refogado no azeite de oliva extravirgem.
Lanche da manhã
- 1 porção de frutas vermelhas ou;
- Nozes e castanhas.
Almoço
- Atum grelhado, 2 colheres de sopa de arroz integral, salada de cenoura e beterraba raladas ou;
- Salada (rúcula, couve-flor, berinjela, abobrinha, cenoura, beterraba) com azeite de oliva extra virgem + chia + proteína (peixe, carne, ou frango) + grão de bico.
Lanche da tarde
- 1 xícara de iogurte natural com abacate ou;
- Amendoim torrado sem casca.
Jantar
- 1 porção de espaguete de abobrinha e salada de alface e tomate ou;
- Legumes (brócolis, berinjela, abobrinha) + proteína (carne, peixe ou frango) + mandioca ou batata doce.
Lanche da noite
- 150 g de castanha de caju ou;
- 1 xícara de chá de hibisco.
Pois bem, a dieta low carb vale a pena e é segura, desde que orientada por profissionais qualificados. Assim, sua saúde não será prejudicada e você obterá os resultados que deseja!