Entretenimento

A história do futebol

Datado de cerca de 3.000 anos, o futebol é mais popular do que o beisebol, basquete e futebol americano juntos, e é apreciado em todos os continentes.

A história do futebol

As raízes do futebol moderno são mais antigas do que a maioria das pessoas pensa. Datado de cerca de 3.000 anos, o futebol é mais popular do que o beisebol, basquete e futebol americano juntos, e é apreciado em todos os continentes por um total de oito milhões de pessoas em todo o mundo.

Viaje de volta no tempo para a cultura japonesa, por volta de 1.000 aC, e você provavelmente observará jogadores jogando bola em um campo pequeno – talvez alguns dos primeiros sinais do futebol. 

Ou faça uma viagem para a América do Sul e Central e você pode encontrar os astecas desfrutando de um jogo de Tlachtli. 

Em tempos talvez menos antigos, por volta do segundo ou terceiro séculos aC, sabe-se que os chineses manobraram habilmente um cabelo e uma bola de couro cheia de penas com os pés em um jogo chamado Tsu Chu. Evidência disso existe em um manual militar que data do tempo da dinastia Han. 

A bola mede apenas 30 – 40 cm de largura, e foi direcionada para uma pequena rede presa a longos bastões de bambu. Variações desta técnica em que o jogador teve que usar os pés, peito, ombros e costas, mas não as mãos, também foram usadas.

Cerca de 500 a 600 anos depois, no Japão, você pode encontrar um tipo semelhante de jogo, o Kemari, que ainda é jogado hoje. 

Esta versão hábil e menos agressiva envolve uma bola de futebol circular. Os jogadores eram menos apaixonados por ganhar a posse da bola, mas a bola não podia tocar o chão. Tipo como o moderno saco de hackey.

Jogos semelhantes ao futebol foram jogados pelos gregos, como o animado jogo de Episkyros, e pelos romanos em um jogo chamado Harpastum no qual os jogadores divididos em duas equipes chutaram uma pequena bola em volta de um campo de jogo retangular. 

O campo foi delimitado por linhas de limite e foi dividido em dois por uma linha central. As regras eram simples. Você passou a bola sobre a linha de limite do adversário. 

O jogo foi um esporte muito popular por cerca de 800 anos. Os romanos trouxeram o jogo para a Inglaterra, mas se ele influenciou o futebol dos dias de hoje é desconhecido. 

O Celtics desfrutou de um jogo de Hurling, que continua a ser jogado na Cornualha e na Irlanda hoje. Embora algumas das primeiras raízes do futebol possam ser vagas, o que os historiadores têm certeza é que a Inglaterra e a Escócia influenciaram o que hoje conhecemos internacionalmente como futebol ou futebol.

De acordo com textos preservados no Museu Etnológico de Munique, na Alemanha, jogos como o futebol foram disputados entre a China e o Japão por volta de 50 aC. Fast-forward para 611 AD em Kyoto, no Japão, e você definitivamente poderia ter um assento no que parecia ser um jogo de futebol. E de acordo com afrescos datados do primeiro século dC, os primeiros romanos desfrutavam de jogos de bola. 

Na verdade, os primeiros Jogos Olímpicos em Roma apresentavam jogos de futebol altamente competitivos. Mas, como os historiadores não eram tão escrupulosos em manter registros de eventos esportivos quanto os movimentos religiosos, é difícil dizer com certeza como o futebol se espalhou da Ásia para a Europa.

Nos seus primeiros dias, o futebol era extremamente agressivo. Tanto que, dos 27 homens que competiram nos primeiros Jogos Olímpicos, dois terços deles tiveram que ser hospitalizados. 

O jogo criou tanto clamor na Inglaterra do século XIV que, durante o reinado do rei Eduardo, quem fosse pego jogando futebol estava ameaçado de encarceramento. 

O jogo não tinha qualquer semelhança de ordem e era considerado uma “prática inútil”. Depois das ordens reais, o jogo foi silenciado pela polícia inglesa, e a violação da lei significava tempo de prisão e penitência servidos na Igreja.

Mas a Lei não impediu que o esporte sangrento fosse jogado nem ganhasse popularidade. Em 1681, o jogo venceu a Inglaterra e foi oficialmente sancionado. Nos anos de 1800, as partidas de futebol eram disputadas em cidades e aldeias do norte e do meio da Inglaterra.

Em 1815, as primeiras regras do futebol foram registradas para serem seguidas na faculdade de Eton. As regras de Cambridge, um conjunto padronizado de regras, foram estabelecidas em 1848 e foram empregadas em várias faculdades em toda a Inglaterra.

Essas regras foram revisadas em 1863 e influenciaram o desenvolvimento do “Association Football”. O jogo agora podia ser jogado com segurança, e o tamanho e peso da bola agora eram padronizados. O jogo não deveria durar mais que uma hora e meia. 

Expoentes minoritários de futebol de estilo rúgbi separados da Associação porque não queriam que ninguém se intrometesse em como eles podiam jogar com violência e como poderiam carregar a bola. 

As regras internacionais do futebol proibiam o uso da bola, e dentro de oito anos a Associação tinha 50 clubes. A primeira competição internacional, chamada FA Cup, aconteceu naquele ano. Em 1880, o campeonato da liga foi formado.

Antes do futebol ganhar muita notoriedade na Europa, os jogos internacionais na Grã-Bretanha já atraíam multidões de espectadores. Por volta de 1885, a FA começou a legalizar a arena do futebol profissional e o futebol começou a formar associações nacionais fora da Grã-Bretanha. 

A disseminação do esporte internacional começou a ganhar força e se espalhou para outras partes da Europa, como Holanda, Dinamarca, Nova Zelândia e muitas outras. Em 1912, 21 federações nacionais de futebol afiliaram-se à Federação Internacional de Futebol (FIFA), que em 1930 chegava a 41, a tempo da primeira Copa do Mundo. Na Segunda Guerra Mundial, esses números haviam aumentado para 73 e, na virada do século, a FIFA contava com um total de 204 membros em todo o mundo.

Na Segunda Guerra Mundial, esses números haviam aumentado para 73 e, na virada do século, a FIFA contava com um total de 204 membros em todo o mundo.

Para um jogo antes banido por ser muito caótico e extremo, mas incapaz de ser reprimido até mesmo pelos reis mais poderosos, o futebol é o esporte internacional mais visto no mundo atualmente. A Copa do Mundo disputada nos Estados Unidos levou cerca de 33 milhões de espectadores ao redor do mundo por 27 dias, tornando-se o evento esportivo mais assistido do mundo.

No Brasil criaram um jogo para acompanhar o campeonato Brasileiro chamado de cartola mix. É um fantasy online que simula que o técnico é o jogador da primeira pessoa.

Inclusive muitas pessoas jogam para ganhar dinheiro na internet através do jogo, com as ligas que são pagas. Virou um site de apostas na verdade.

Outros conteúdos que você vai gostar