Diversos

O mercado crescente de semijoias no Brasil

Seja ao comprar brincos de festa ou até mesmo um anel simples para o dia-a-dia, as semijoias tem sido cada vez mais procuradas superando o conhecido apelo das bijuterias.

Mercado de semijoias no Brasil

Seja ao comprar brincos de festa ou até mesmo um anel simples para o dia-a-dia, as semijoias tem sido cada vez mais procuradas superando o conhecido apelo das bijuterias.

Antigamente, era comum que a cada moda nova, as mulheres correrem para lojinhas de bijus, certo?

Por lá, é fácil encontrar a peça desejada sem precisar pagar caro por ela!

Mas, ao contrário desses acessórios conhecido por terem “prazo de validade”, as semijoias são peças com durabilidade elevada.

Nos últimos anos, a internet trouxe um maior nível de competitividade dentro dos diferentes mercados. Sendo assim as formas de consumo mudaram e, hoje, a preferência é por produtos de qualidade.

Por que o mercado de semijoias vem crescendo?

Mercado semijoias crescendo

É inegável que a qualidade de uma peça folheada supera a de uma bijuteria. Inclusive, o uso de metais pesados na composição dessas peças de qualidade inferior geram diversas polêmicas.

Afinal de contas, seu contato direto com a pele leva a casos de alergias, coceiras e dermatites. Frente a isso, na era da informação, qualidade vale ouro, mesmo que folheado!

Os benefícios proporcionados pela internet são inúmeros e um deles é a possibilidade de comparar preços e fazer compras sem sair de casa.

Com isso, o público consumidor passou a se tornar cada dia mais exigente em suas buscas. Mais consciente eu diria! Eles não querem mais aceitar “qualquer coisa” com a justificativa do preço pago.

Some esse fator aos das influencers digitais que andam sempre com os melhores produtos e acessórios, ditando as novas formas de consumo.

O público jovem, que majoritariamente move o mercado fashion, hoje, prefere pagar um pouco mais para exigir qualidade e status também.

Dessa forma, lojas online como a Joias em Foco surgem a fim de suprir essa demanda por qualidade, movimentando o setor. 

Enquanto as bijuterias, se mantêm na mesma, em sua maioria apenas acessórios importados e revendidos com foco no lucro. Seguem a tendência do preço baixo e qualidade reduzida.

Composição das peças folheadas

As semijoias conhecidas popularmente como folheados são peças que tem sua qualidade determinada logo abaixo das joias e acima das bijuterias.

Mas, o que exatamente as diferencia? Enquanto joias são feitas inteiramente com materiais nobres e as bijuterias com metais de qualidade inferior, as semijoias possui ambos.

Elas são confeccionadas em uma base de metais de qualidade inferior, mas, ainda sim bem selecionados e, depois recebem um banho de metais nobres.

Tal como, o ouro, a prata e até mesmo o ródio, um metal que vem se popularizando. Nesse quesito, as semijoias podem ter ainda diferentes qualidades.

Isso porque algumas possuem um banho mais fino, enquanto outras de maior espessura e, com isso, maior qualidade também!

O que esperar nos próximos anos?

Compras online

 Outro fator importante que impulsiona esse mercado, é a popularização cada vez maior dos materiais considerados nobres em versões folheadas.

Se antes eles eram vistos como uma opção para quem não tem dinheiro, isso hoje muda. Tornando-se peças versáteis e ideais para quem quer seguir tendências sem gastar muito!

Vale destacar ainda a importância do consumo mais consciente e dos impactos causados pela moda de passagem.

Diversos movimentos, conhecidos como slow fashion, discorrem sobre a importância de pensar na durabilidade. Uma vez que, peças com “prazo de validade” causam grandes impactos ao planeta!

Além disso, as semijoias vem aumentando seu catálogo! É possível encontrar, por exemplo, brincos grandes e estilosos com temáticas e design diferenciado.

Enquanto antes, as opções eram mais do mesmo, simples e limitadas. Portanto, os folheados assumem a postura de uma tendência de:

  • Qualidade
  • Durabilidade
  • Sustentabilidade

O que demonstra um grande potencial de crescimento para os próximos anos. A boa notícia para o Brasil é que o nosso mercado está entre os 15 maiores.

Mesmo frente às crises que afetam o país, esse é um setor em ascensão. Sendo que, 85% dos produtos surgem de pequenas e médias empresas.

A tendência digital no mercado de semijoias

Além dos movimentos de conscientização e o aumento de opções no catálogo desse mercado, a internet em si tem fomentado esse crescimento.

Como dito antes, o público jovem e influencers tem contribuído bastante com esse setor. Mas, o que mais caracteriza o crescimento digital é a facilidade para criar negócios nesse meio.

Redes sociais hoje são ambientes que servem muito mais do que apenas para conectar pessoas, como também, empresas e consumidores.

Novos e pequenos negócios surgem todos os dias através de contas profissionais, pelo Instagram e Facebook. Outro ponto positivo são os e-commerces, as lojas virtuais!

O custo para abertura e divulgação de uma é bem menor do que para manter lojas físicas e, hoje, os consumidores não querem perder tempo com deslocamento para fazer compras.

Lojas como a Joias em Foco trazem uma solução ao oferecer uma gama de produtos a palma das mãos, são brincos grandes, pulseiras, cordões e até mesmo alianças.

As semijoias ganham uma comercialização prática e dinâmica. O que facilita a vida corrida de grande parte dos consumidores, ao mesmo tempo que, eleva cada vez mais a demanda!

 Conclusão

Modelo com semijoias

Podemos concluir então, com base nos pontos abordados ao longo deste artigo, que as semijoias ganham cada vez mais espaço dentro do mercado fashion.

Seja pela maior qualidade do produto em si que não causa alergia e traz status. Ou até mesmo pela durabilidade que reduz os impactos causados na natureza.

Existem diversos fatores que vem tornando esse consumo cada vez maior e um dos principais é a facilidade para encontrá-los na palma da mão.

Você encontra dezenas de brincos de festa, faz comparações e, com isso, o mercado competitivo impulsiona seu faturamento através de estratégias de marketing e vendas.

Considerando principalmente, que o público hoje não aceita mais qualquer coisa. Eles querem levar mais qualidade a um preço justo!

Outros conteúdos que você vai gostar