Diversos

Descubra agora quanto ganha um Perito Judicial

Quanto ganha um perito judicial

Se você já ouviu falar sobre perícia judicial, e sabe o mínimo sobre o assunto, deve se perguntar: Vale a pena investir? Quanto ganha um perito judicial? 

Afinal, para ser perito judicial você precisa fazer um curso, para aprender a fazer o laudo e isso requer um certo investimento. 

Portanto, é natural querer saber se é um investimento que vale a pena, que tenha algum retorno. 

Por isso, para lhe ajudar nessa decisão continue lendo o artigo para entender quanto ganha um perito judicial e qual é a sua função. 

Quanto ganha um perito judicial? 

Então, se você está se questionando se deve investir nessa carreira, com certeza deseja saber quanto ganha um perito judicial

Mas, a resposta para essa pergunta não é tão simples, pois esse valor pode variar muito. O perito judicial recebe na verdade honorários pelo serviço prestado, não é um salário. 

Ou seja, ele irá receber por laudo que realizar. E o valor desse pagamento depende de muitas coisas, como: 

  • Características do processo
  • Número de horas trabalhadas
  • Importância do processo
  • Dificuldade do caso

Mas, em geral, o perito é bem remunerado. De acordo com o site Vagas, a média de honorário para o perito judicial varia entre R$4.000,00 e R$8.000,00. 

Esse valor também irá depender da sua área de perícia. Se for uma área com muitos profissionais, acaba sendo um pouco mais baixa. 

Em casos mais complexos, com poucos profissionais, você acaba se dando bem, recebendo mais pelo honorário. 

Por isso, muita gente acaba transformando essa profissão na sua principal fonte de renda. 

Mas, tenha em mente, que no início o processo pode ser lento, até você ser chamado para fazer uma boa quantidade de laudos. 

Por isso, é recomendado que, pelo menos no início, você tenha outra fonte de renda e a perícia seja um extra. 

Pelo menos até você se consolidar na área. Uma vez consolidado, é uma excelente profissão. 

Pois, você tem horário livre, você mesmo pode montar a sua grade de horários. Ainda, pode trabalhar de onde e quando quiser. 

Sendo assim uma profissão bem livre, e que, se tudo der certo, o seu investimento será devolvido no primeiro trabalho. 

O que faz um perito judicial?

Agora que você já sabe quanto ganha um perito judicial, resta entender, afinal, o que esse profissional faz? 

É um profissional especialista em alguma área, que será contratado para analisar e dar a sua opinião técnica sobre um caso que envolve a sua área. 

Com isso, a sua função será auxiliar o juiz, em um caso, a tomar a sua decisão, através de uma análise técnica e da elaboração de um laudo. 

Portanto, se você for pensar em um processo judicial, é possível ver que envolve muitos assuntos, além do direito, certo?

Assuntos que o juiz não tem obrigação de ser especialista. O que o juiz precisa é ter todas as informações para que ele possa, com base na lei, tomar uma decisão. 

Então, o perito judicial será a pessoa que irá analisar questões técnicas do caso que o juiz não conseguiria entender sozinho, por não ser da sua área de conhecimento. 

Por exemplo, em um caso de vazamento químico, um perito químico deve ser chamado para analisar a dimensão do vazamento, e o quanto ele é prejudicial. 

Assim, o perito irá elaborar um laudo para mostrar para o juiz, e com esse laudo o juiz entenderá a gravidade do problema, e poderá tomar a sua decisão sem problemas. 

No caso, uma das partes devem solicitar um perito judicial, quando sentir que é necessário para o desenvolvimento do caso. 

Se você for pensar bem, a maioria dos casos que vão parar no judicial envolve outros assuntos que estão fora do conhecimento do juiz. 

Por isso, o perito acaba sendo muito acionado, em muitos casos. O que muda é que cada caso requer uma especialidade. 

Como se tornar um perito judicial?

E como você pode se tornar um perito judicial? Na verdade, é bem simples, você precisa fazer um curso de perícia judicial.  

Se você já tem uma formação superior, você precisa apenas fazer um curso de perícia judicial, para se tornar um perito na sua área. 

Pois, você pode até ser especialista, mas deve saber como funciona o processo e como montar o laudo técnico necessário para ser um perito. 

Ainda, existem algumas especializações que requerem cursos específicos, e não necessariamente uma formação superior na área. 

Como peritos da área imobiliária e de grafotecnia. Mas, de qualquer maneira, em geral, um curso basta. 

Além disso, o curso não dura muito tempo e é um investimento que você terá de volta logo no primeiro trabalho que for fazer. 

Conclusão

Então, agora você já sabe mais ou menos quanto ganha um perito judicial e o que esse profissional faz. 

Com certeza é um investimento que vale a pena, por ter um retorno financeiro excelente e ser uma profissão valorizada. 

Mas, comece com calma, com uma outra fonte de renda, pois no início pode ser lento para te chamarem para trabalhar. 

Entretanto, uma vez já no meio, a sua renda irá aumentar muito conforme os trabalhos aumentam. 

E aí, esse artigo foi útil? Se sim, deixe aqui o seu comentário. 

Outros conteúdos que você vai gostar