Diversos

6 dicas para trabalhar home office e ser muito produtivo

Trabalhar em home office pode ser muito bom, mas como manter a mesma produtividade? É importante seguir uma rotina e manter a organização.

Trabalhar home office

Trabalhar no formato home office pode ser muito confortável e trazer uma série de vantagens.

Esse modelo pode significar mais liberdade, mais qualidade de vida e, até mesmo, mais produtividade.

Para isso, é claro, se faz necessário seguir algumas estratégias e adquirir alguns hábitos que farão sua casa se tornar um ambiente mais produtivo.

Para ajudar quem precisa (ou quer) trabalhar em casa este artigo vai dar algumas dicas que vão tornar o seu dia a dia mais eficiente.

Confira!

Tenha um ambiente de trabalho adequado

O seu ambiente de trabalho não pode e não deve ser sua cama. Isso porque, ao fazer isso, você estará passando uma mensagem confusa ao cérebro.

Ele não vai conseguir diferenciar qual o ambiente de trabalho e qual o de lazer.

No fim das contas, essa confusão pode atrapalhar sua produtividade. E você pode se ver, no meio do expediente, assistindo a uma série ou jogando vídeo game.

Portanto, nossa primeira dica é que você selecione um ambiente da sua casa para ser o seu local de trabalho.

Se possível, o ideal é ter um cômodo exclusivo para isso. Ou, pelo menos, uma mesa espaçosa e uma cadeira confortável.

Organize seu ambiente

Trabalhar home office

Além de ter um ambiente de trabalho, você deve se preocupar em organizá-lo o máximo possível.

Ou seja, você precisa preparar o seu local para que ele te ajude a produzir mais.

A organização é importante porque vai deixar sua mente livre e inspirada para criar e produzir.

Essa é uma conclusão de uma pesquisa da Universidade da California (UCLA). De acordo com o estudo, coisas demais no seu espaço de trabalho podem deixar você mais cansado e estressado.

A consequência desse estresse é uma dificuldade maior em se concentrar que se traduz em uma baixa produtividade.

Logo, se você quiser ser produtivo é indicado ter uma mesa organizada e com poucos itens.

Siga uma rotina

Ao contrário do que pode ser o senso comum, o trabalho em modo remoto não significa fazer o que quiser e quando quiser.

Dependendo do caso, você pode até fazer isso, mas, provavelmente, verá sua produtividade descer rapidamente.

O indicado, ao invés disso, é você ter uma rotina. Como se tivesse indo para o trabalho todos os dias.

Acorde sempre em um mesmo horário e cumpra seu expediente de trabalho. Dessa forma, você conseguirá manter um ritmo de tarefas constante e evitará problemas comuns como a procrastinação.

Saiba a hora de desligar

Acabamos de indicar a você que siga um horário de trabalho, como um profissional que sai para trabalhar todos os dias.

E qual o motivo disso? São duas razões: para que você não trabalhe pouco e também não trabalhe demais.

O excesso de trabalho, querendo ou não, pode trazer alguns malefícios para a sua vida.

Você pode acabar perdendo qualidade de vida e acabar não tendo tempo para cuidar da saúde, dos seus relacionamentos e outros aspectos importantes para todas as pessoas.

Por isso, tenha um horário para começar e para terminar o seu trabalho.

Claro que o home office te dá uma liberdade que permite a você não ser tão rígido assim.

Você pode, por exemplo, começar a trabalhar 30 minutos mais tarde em determinado dia. E, consequentemente, esticar seu horário de serviço por meia hora.

No entanto, evite alterações bruscas de horário e foque em manter uma rotina produtiva.

Elimine as distrações

Um dos maiores obstáculos de quem tenta trabalhar home office, e não obtém sucesso, está nas distrações.

Dentro de casa, normalmente, você está com outras pessoas que podem demandar sua atenção.

Ao mesmo tempo, você tem o seu celular do seu lado lotado de notificações. Sem contar outras possíveis distrações como a televisão e o vídeo game.

Por isso, aqui vai nosso conselho: tente acabar com o máximo de distrações. Para isso, veja algumas recomendações interessantes:

  • Converse com quem mora com você para que evite te distrair durante seu horário de trabalho.
  • Desligue as notificações do seu celular para não ficar olhando para elas o dia todo.
  • Evite que haja outros elementos distrativos no seu ambiente de trabalho como a televisão.
  • Use um fone de ouvido que elimine os sons externos e te ajude a ficar mais focado.

Reserve um tempo para descanso

Evitar distrações não significa trabalhar sem parar e sem falar com ninguém.

Para a sua saúde mental, e até mesmo para manter sua produtividade por mais tempo, é indicado que você faça pausas para descansar.

Durante essas pausas você pode conversar com quem mora com você, ficar no celular, ou fazer qualquer outra coisa.

Ok, mas quando devo fazer essas pausas?

O ideal, em geral, é fazer um descanso a cada hora — pelo menos.

Algumas vertentes, que estudam a produtividade, podem até indicar intervalos de 5 minutos a cada 25 minutos.

O mais indicado, no entanto, é entender como você produz mais.

Para algumas pessoas pode ser difícil ficar focado por uma hora sem parar.

Para outras, interromper seu trabalho a cada 25 minutos pode ser contra produtivo.

Entenda como você funciona e adeque sua rotina para atingir a máxima performance ao trabalhar home office.

Invista em bons equipamentos

A nossa sexta dica para trabalhar home office tem a ver com seu material de trabalho.

Claro que cada profissão pode demandar equipamentos diferentes, mas aquilo que qualquer profissional remoto precisa é: computador e internet.

Sem esses dois elementos dificilmente alguém consegue trabalhar em casa.

E são esses dois elementos que você não pode ter nenhum tipo de déficit. Imagine só que você tenha uma reunião super importante e sua internet cai no meio da call.

A mesma coisa para seu computador (notebook). Ele não pode ficar travando o tempo todo ou não ser capaz de abrir, por exemplo, várias abas de internet ao mesmo tempo.

Se você precisa utilizar algum tipo de software como Word, Excel, ou Photoshop, é fundamental que ele possa abrir esses programas rapidamente.

Com uma parte técnica eficiente você consegue fazer mais em menos tempo e isso pode significar dois benefícios: mais tempo ou mais dinheiro.

Afinal de contas, você poderá realizar as mesmas tarefas que o habitual só que em menos tempo. Ou então, pode produzir ainda mais e por consequência aumentar sua renda.

Enfim, essas são algumas dicas para trabalhar home office e ser muito produtivo.

Esse modelo pode ser muito vantajoso desde que você siga algumas regras que vão permitir ter eficiência, rendimento e conforto.

Até o próximo artigo!

Outros conteúdos que você vai gostar