Marketing

Atualizações do Google: saiba quais foram as principais nos últimos anos

O algoritmo do Google foi atualizado novamente e você verá as principais alterações a seguir.

Atualizações no Google

Além de estar presente nos canais digitais que o público mais utiliza, você também precisa estar atento às mudanças que são apresentadas. O algoritmo do Google foi atualizado novamente e você verá as principais alterações a seguir.

Como funciona o algoritmo do Google?

Esta é uma pergunta que muitos no espaço digital fazem. Há bots que analisam e classificam todos os sites com base em fatores de classificação.

As melhores páginas ficam em primeiro lugar, e as ruins são jogadas na última página do Google, onde quase ninguém as visita. Esse processo conclui cada pesquisa de usuário em segundos.

O algoritmo lê todo o conteúdo do site, analisa-o e classifica-o. Em conclusão, pode-se dizer que é assim que os bots do Google funcionam. 

Ninguém nunca saberá quais são todos os fatores de classificação do mecanismo de pesquisa. Ou seja, que aspectos eles levaram em conta na hora de classificar.

No entanto, alguns já conhecemos, porém existem mais de 200 que não sabemos, mas iremos descobrir no mundo digital ao longo dos anos. Na verdade, este segredo está guardado a sete chaves pelo Google, então pode levar algum tempo.

Além dos locais de mídia paga, o Google permite que os sites se destaquem organicamente. Ou seja, em vez de comprar espaço ou publicidade, foque mais na entrega de cada página ao usuário.

Você deve estar se perguntando como essa definição é possível se não houver um padrão estabelecido. É exatamente para isso que os algoritmos existem: definir diretamente as melhores práticas para os visitantes.

A importância de uma estratégia de marketing

Como o Google está sempre procurando melhorar a experiência do usuário, os profissionais de marketing digital precisam acompanhar. A ideia é estar sempre atualizado para fornecer exatamente o que a ferramenta precisa para se classificar bem.

Dessa forma, a experiência do usuário fica cada vez melhor, e as páginas tendem a se destacar mais e subir posições nos SERPs.

Melhorias na qualidade dos Featured Snippets

Usando o mais recente modelo de IA (Inteligência Artificial) do Google, o Multi-Task Unified Model (MUM) agora pode entender o conceito de consenso, onde várias fontes de qualidade de rede concordam com o mesmo fato.

Ou seja, o sistema pode examinar frases em destaque (trechos destacados nas SERPs) e relacioná-las com outras fontes de alta qualidade na web. 

Dessa forma, mesmo que a fonte use palavras ou conceitos diferentes para descrever um fato, ela pode entender o contexto geral da frase e ver se há um consenso para destacar a frase.

Com o MUM, correções podem ser feitas nas informações, permitindo que o Google remova buscas parciais incorretas em snippets. De acordo com Pandu Nayak, vice-presidente de pesquisa do Google, por meio do MUM, deturpações e números imprecisos podem ser reduzidos em 40%.

Atualizações do algoritmo do Google: “Sobre esse Resultado”

“Sobre este resultado” é um recurso que contextualiza qualquer resultado que um usuário tenha em sua busca na própria SERP, simplesmente tocando nos três pontinhos presentes na barra de busca do Google.

Esse recurso permite que o usuário verifique a fonte de reprodução antes de ler o resultado completo.

Segundo o Google, as pessoas usaram o recurso mais de 2,4 bilhões de vezes desde seu lançamento no ano passado. Na próxima atualização do algoritmo do Google, o recurso estará disponível em 8 idiomas, incluindo o português.

Hoje, em uma era de informações mais rápidas e relevantes, verificar a autenticidade das informações tornou-se o foco da disseminação da informação. Esta atualização de “Sobre esse resultado” fornece uma maneira rápida e fácil de descobrir se é uma notícia de segurança.

Gaps de informação

Essa atualização do algoritmo do Google foi feita para expandir as recomendações de conteúdo para as lacunas de informação. O interesse em tópicos de notícias de última hora pode surgir quando as informações sobre um determinado tópico permanecem insuficientes.

No entanto, o Google mostra sugestões de conteúdo à medida que esse tópico se desenvolve rapidamente, sugerindo que é melhor verificar mais tarde para obter mais recursos disponíveis.

Mas agora o Google expandirá as sugestões de conteúdo para pesquisas que não têm alta confiança na qualidade geral dos resultados disponíveis. Isso não significa que não haja informações úteis, ou mesmo que os resultados fornecidos sejam de má qualidade.

De fato, esses avisos fornecem um contexto sobre todo o conjunto de efeitos da página e o usuário pode encontrar as conclusões para a sua consulta mesmo quando o aviso está presente.

As atualizações do algoritmo do Google em 2022 serviram para melhorar a experiência do usuário a todo custo. Trazendo cada vez mais informações rápidas, pois ele sabe que tudo na era digital é consumido em uma velocidade absurda. 

Entender como isso funciona e aplicar de maneira correta no SEO é uma forma de sair na frente perante a essas pequenas atualizações.

Para isso, saiba bem onde comprar backlinks e saia na frente nas pesquisas.

Se você está na área de SEO há algum tempo, sabe como as coisas mudam e certos fatores desempenham um papel extremamente importante na melhoria do ranking do Google. Uma das maneiras de se classificar na primeira página do Google são backlinks genuínos e de alta qualidade.

Outros conteúdos que você vai gostar