Quer que o seu negócio seja reconhecido? Quer conquistar mais clientes?
Ou até mesmo quer abrir o seu próprio negócio, mas quer iniciar divulgando ele da maneira certa?
Se você deseja criar uma estratégia de marketing digital, mas não sabe como, você precisa saber qual é a missão, os valores e os objetivos do seu negócio, para saber qual caminho seguir, definido, é necessário estudar o perfil do seu cliente, buscando todas as informações que puder sobre ele.
Procure saber sexo, idade, renda, localização, desejos, expectativas, etc., pois quanto mais detalhes você souber sobre o seu público-alvo, mais fácil será definir como atraí-lo.
Princípios do marketing de atração
Para que uma estratégia de marketing digital seja bem-sucedida é necessário compreender quais são os princípios do marketing de atração.
Antes de planejar as suas ações para promover os seus produtos, você precisa identificar o que o consumidor deseja, pois, os hábitos deles estão em constante mudança.
O marketing de atração foca as estratégias nos problemas, dúvidas e desejos do consumidor e isso faz com que o próprio consumidor busque a marca ou o produto e não o contrário.
A jornada do consumidor
A jornada do consumidor é dividida em 4 etapas:
- Aprendizado
- Reconhecimento
- Consideração
- Decisão
Etapa 1 – Aprendizado
O visitante não sabe que tem um problema para ser resolvido e nem sabe que existe um produto que poderá ajudá-lo;
Etapa 2 – Reconhecimento
Nesta etapa, o visitante já está sabendo que tem um problema ou dificuldade e está interessado em saber mais sobre isso;
Etapa 3 – Consideração
Depois que o visitante pesquisar mais a respeito, ele vai procurar saber mais informações sobre quem vende um produto ou serviço que o ajude a resolver aquele problema;
Etapa 4 – Decisão
Nesta etapa, o visitante já decidiu como deve agir.
As melhores práticas para começar a estratégia digital
Confira a seguir as melhores práticas para você começar a aplicar a sua estratégia de marketing digital e ter sucesso em seu negócio.
Crie um blog
Ter um blog é essencial para ter um negócio de sucesso, pois um blog ajuda o usuário a encontrar informações sobre o seu negócio e sobre outros locais onde ele pode te encontrar, além de facilitar a comunicação entre vocês.
É muito importante que você crie o seu blog com design responsivo, para que o usuário consiga acessar o seu conteúdo de qualquer tipo de dispositivo.
Isso porque, atualmente, as pessoas acessam mais de dispositivos móveis (principalmente celular) do que de um computador.
Além disso, é essencial que você crie uma identidade visual atraente (cores, logotipo, letras, etc.).
Mais importante ainda é publicar artigos úteis, com conteúdo relevante para o seu público-alvo, pois são os artigos que atraem audiência para o blog.
Como as pessoas pesquisam no Google sobre qualquer assunto, o Google vai mostrar artigos relacionados com o que ela pesquisou. Por isso a importância de criar conteúdo de interesse dos usuários.
Então, depois de criar o seu blog, você precisa publicar artigos de qualidade e com consistência.
Utilizando palavras-chaves e outras técnicas de SEO para que o seu conteúdo fique bem posicionado nos buscadores.0
O segredo para criar uma boa estratégia de marketing é ser encontrado facilmente nas pesquisas e estar presente constantemente é essencial para que isso aconteça.
Dicas para o seu blog:
- Exiba somente a introdução dos seus artigos na página inicial
- Utilize as palavras-chaves mais buscadas no Google
- Incentive os usuários com chamadas para ação
- Utilize imagens atraentes em suas publicações, para dar maior visibilidade ao seu conteúdo, principalmente nas redes sociais
Trabalhe com as redes sociais
Defina quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo e crie uma página ou perfil para o seu negócio, mostrando a identidade e personalidade da sua marca.
- Crie um calendário para fazer suas publicações
- Utilize uma linguagem adequada ao seu público, para criar engajamento
- Publique conteúdo útil e esclarecedor
- Invista em relacionamento com o público, respondendo comentários, esclarecendo dúvidas e pedindo opinião
- Crie conteúdo personalizado para cada tipo de plataforma
- Diversifique as publicações com textos, vídeos, imagens e infográficos
Utilize e-mail marketing
Uma das melhores maneiras de criar e manter um relacionamento com o cliente, além de aumentar as vendas, sem dúvida é através do e-mail marketing.
Então, confira as dicas abaixo e descubra como utilizar melhor o e-mail marketing:
Crie uma lista de contatos
Ofereça para os visitantes algum material útil em troca do e-mail deles. Pode ser um e-book, um infográfico ou qualquer outra coisa de interesse deles.
Quanto mais contatos você conseguir, maior será sua lista e mais aumentam as suas chances de vender.
Trabalhe com automação
Utilize um software que dispare e-mails automáticos e com uma sequência estratégica, que leve o lead a percorrer as etapas da jornada de compra.
Evite enviar apenas conteúdo de venda.
Envie e-mails oferecendo conteúdo relevante, com dicas úteis para as pessoas em vez de apenas enviar e-mails publicitários. Assim, você consegue conquistar a sua audiência.
Utilize ferramentas de marketing e SEO
Utilize as ferramentas certas para ter um resultado mais profissional, como:
- Google Trends: permite que você acompanhe a quantidade de buscas feitas por uma palavra-chave específica
- Keyword Planner: permite que você faça pesquisas de grupos de anúncios e ideias de palavras-chaves
Trabalhe com anúncios
Faça publicidade paga, pois essa é uma ótima estratégia para impulsionar o alcance das suas publicações.
Otimize o tráfego orgânico
Com as práticas que você vai ver a seguir, as publicações que você faz, de forma gratuita, terão resultados melhores.
- Conheça o seu público-alvo
- Publique conteúdo relevante para a sua audiência
- Analise a concorrência
- Interaja com a sua audiência
- Melhore a experiência do visitante
Utilize a automação do marketing
Utilizando estratégias de automação de marketing você vai conseguir compreender como está o envolvimento do usuário com o seu negócio e, dessa forma, vai saber qual mensagem de e-mail ou rede social deve ser mostrada.
Onde você pode automatizar as suas estratégias
- E-mail marketing
- Geração e gerenciamento de leads
- Mídias sociais
- Acompanhamento de métricas, etc
Agora que você já sabe como criar uma estratégia de marketing digital, é hora de aplicar tudo que aprendeu e conquistar muito sucesso com o seu negócio.