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Como montar uma estratégia de preço no supermercado

Quer saber como montar uma estratégia de preço no supermercado? Então siga as dicas desse artigo.

Preços no supermercado

Saber como montar uma estratégia de preço no supermercado é vital para poder atrair mais clientes e se destacar na competição local, especialmente em relação a momentos específicos. Em alguns casos, montar a estratégia correta pode trazer ganhos imediatos, mas também benefícios em longo prazo que não podem ser ignorados. Afinal de contas, a visão de que o seu supermercado é o mais barato ajuda a fidelizar uma parcela do público, o que gera ganhos em escala nos meses seguintes.

Os supermercados, apesar de terem registrado um crescimento de faturamento significativo no último ano, ainda são empreendimentos que sofrem com uma baixa margem de lucro. Muito do aumento dos preços nos mercados atualmente é causado pela inflação dos alimentos e não por um crescimento na lucratividade desses estabelecimentos. Por causa disso, a estratégia de preço precisa ser muito bem pensada.

Quer saber como montar uma estratégia de preço no supermercado? Então siga as dicas abaixo!

Como montar uma estratégia de preço no supermercado de maneira imbatível em 5 passos

1. Use a psicologia dos preços a seu favor

O primeiro passo que você deve entender é que, assim como o dinheiro, o preço não tem um valor real, ou seja: R$ 50,00 pode ser caro ou barato, dependendo de uma série de fatores.

Esse é o conceito básico de uma estratégia chamada de psicologia dos preços. Existem muitos elementos que podem ser utilizados para fazer com que o preço de um produto seja mais atraente e aumente as vendas.

Você provavelmente já conhece a técnica do 1 centavo a menos. Um produto que custa R$ 49,99, por exemplo, é mais atraente do que um que custa R$ 50,00. 

Existem outras técnicas também que podem ser usadas, como o contraste visual. Usar cartazes chamativos, com as cores certas e que quebrem a lógica visual do mercado é muito mais eficaz para divulgar uma promoção. Por isso, tenha bons equipamentos para divulgar seus descontos (os itens da Visual Super são reconhecidos em todo o país como excelentes para fazer os cartazes).

2. Invista para ter uma margem de lucro maior

Os supermercados são conhecidos por não terem uma boa margem de lucro. Afinal, eles compram dos fornecedores e vendem para os consumidores no menor preço possível. Isso não dá muito espaço para cortar preços e atrair as pessoas.

Normalmente, quando um supermercado oferece preços muito abaixo do normal é porque o produto está por vencer, e vendê-lo nesse preço é melhor do que perdê-lo e coletar um prejuízo completo.

Uma ideia interessante para conseguir ter uma margem de lucro maior é investir em compras de produtos em maior quantidade. Não é bom exagerar e comprar itens de mais, mas a compra em maior quantidade tende a ter um custo menor por unidade, o que permite maiores descontos.

3. Use a ancoragem a seu favor

Uma estratégia de precificação muito útil é a ancoragem. Basicamente, ela consiste em colocar um produto caro do lado de uma versão mais barata dele para ampliar as vendas da versão mais básica.

Por exemplo, se você tem um lote de arroz que está próximo do vencimento e precisa vendê-lo rapidamente, coloque o produto com desconto em destaque, perto dos outros com maior preço. A ancoragem estimulará a venda daquele item que você precisa se desfazer em pouco tempo.

4. Reduza nos básicos, aumente nos complementares

Existem alguns itens que são de consumo básico, como o macarrão, o arroz e o feijão. No entanto, eles também são complementados por outros itens, como o molho de tomate, a batata e a carne.

Para os consumidores, um aumento de preço nos básicos é muito sofrido. É por isso que tanta gente reclamou do aumento do arroz, por exemplo. No entanto, uma compensação nos complementares não é tão pesada assim.

Por essa razão, reduzir o preço no macarrão, mas aumentar alguns centavos no molho de tomate pode ser muito compensador, especialmente porque o preço baixo no básico vai atrair mais pessoas, que certamente não vão se incomodar de pagar um pouco mais no complemento.

5. Ofereça descontos no período certo

Uma estratégia interessante para o supermercado é oferecer os descontos no momento mais importante do mês (nas últimas semanas). Isso acontece porque, no começo do mês, os consumidores já receberam (a maior parte das pessoas recebe o pagamento no 5º dia útil do mês). Assim, elas têm dinheiro para comprar os produtos no preço total.

Já no fim do mês, elas estão com menos dinheiro na mão. Oferecer descontos é uma maneira de atrair esse público e garantir as vendas nesse período (e a fidelidade em longo prazo).

Agora que você já viu como montar uma estratégia de preço no supermercado, é hora de colocar essas dicas em prática e tornar seu negócio o favorito da sua região. Lembre-se de que, em alguns casos, é possível ganhar mais em longo prazo com a redução de preços tanto na fidelização de clientes quanto no aumento de clientes atendidos. No entanto, preços baixos demais podem ser insustentáveis. Faça as contas e saiba exatamente onde pode cortar e onde não pode.

E aí, gostou do conteúdo? Conseguiu entender como deverá usar o preço a seu favor para vender mais? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

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