Marketing

Data Driven Marketing: aprenda como utilizar em 2021

Entenda como o data driven marketing pode beneficiar seu negócio. Melhore o direcionamento das suas propagandas e reduza seus custos.

Data driven marketing

Se os dados forem bem trabalhados, tornam-se grandes companheiros das empresas. Suas estratégias de marketing ficarão muito mais precisas e darão mais resultados. Mas, muitos ainda não sabem como utilizar o Data Driven Marketing. 

Mesmo que antes já tínhamos acesso a alguns dados, atualmente, temos acesso a um número muito maior de informações. Sendo assim, as previsões e os resultados são melhores.

Pensando nisso, preparamos uma matéria para você saber como funciona e como usar o Data Driven Marketing em seu negócio.

Então, continue a leitura e veja!

Mas, o que é Data Driven Marketing? 

O Data Driven, nada mais é do que uma estratégia usada por profissionais do marketing. Essa estratégia tem o objetivo de conseguir mais insights, informações e tendências a partir de uma análise. 

Essa análise é feita com base nos dados que são gerados pela empresa e também pelo mercado. Assim, essas descobertas são transformadas em decisões e ações.

Hoje em dia, no mundo digital, usar os dados juntamente com estratégias, é fundamental para as campanhas de marketing e publicidade terem sucesso. 

Sabemos que, como a tecnologia se atualiza rapidamente, os profissionais de marketing precisam estar em constante evolução e sempre se adaptando. Seja na forma de pensar, planejamentos, conhecer novas ferramentas, entre outras coisas.

Com a grande quantidade de dados das pessoas na internet, as empresas sentem a necessidade de terem uma forma simples e ágil para o acesso a todos eles. 

Assim, o Data Driven surge juntamente com outras plataformas de automação usadas pelo marketing. 

As principais aplicações do Data Driven Marketing

Essa estratégia pode ser aplicada de diversas formas. Então, siga a leitura e saiba mais sobre elas:

Inteligência Artificial 

Hoje em dia, a Inteligência Artificial vem crescendo muito e a tendência é só aumentar. Essas ferramentas conseguem obter de forma rápida, muitas informações e dados.

Sendo assim, as campanhas de marketing se tornam mais eficazes se usado o Data Driven, em comparação com os anúncios comuns. 

Marketing baseado em humanos 

Outra tendência do marketing digital, é a propaganda ser pensada de forma mais individual e humana. Os clientes se tornam mais importantes na visão micro do que macro. 

Assim, com essa coleta de dados, o marketing também fica mais baseado nas pessoas. Dessa forma, as campanhas têm conteúdos mais precisos e garantem seu ROI (retorno sobre investimento). 

Canais dos clientes

Dentro da internet, as pessoas podem navegar por vários canais. Seja o Facebook, Instagram, Google, YouTube, entre outros. E, com o Data Driven, você consegue saber onde seu público está mais concentrado. 

Portanto, você consegue direcionar suas campanhas para os canais onde seu público está presente. Então, os resultados alcançados são melhores. E tudo, através dos dados coletados. 

Análise preditiva 

Com a análise preditiva, você pode usar os dados e informações para futuras ações e campanhas da empresa. 

Você também pode analisar como o mercado está se comportando, para entender suas tendências e se destacar na frente de seus concorrentes. 

Os benefícios do Data Driven Marketing

O Data Driven Marketing oferece diversos benefícios para as empresas e, também, para os profissionais de marketing. Então, confira alguns deles:

  • Marketing Personalizado: você consegue personalizar as mensagens, anúncios e propagandas para seus clientes a fim de obter melhores resultados; 
  • Experiência do Usuário: com os anúncios e propagandas personalizadas aos clientes, a experiência deles com sua empresa será melhor; 
  • Aprimorar serviços e produtos: com a coleta de dados, você também consegue enxergar quais são as falhas dos seus processos e melhorá-las;
  • Redução dos Custos: assim que você direcionar melhor seu marketing de conteúdo, a taxa de conversão aumentará e seus custos serão melhor investidos, sem desperdício. 

Afinal, como criar uma estratégia Data Driven Marketing?

Agora que você já sabe o que é o Data Driven Marketing e seus benefícios, precisa saber como fazer isso em seus processos. Então, siga a leitura e descubra,

Defina seus dados mais relevantes 

Em primeiro lugar, você precisa definir quais os dados mais relevantes para seu negócio. Você terá acesso a muitas informações mas, se não forem escolhidas de forma correta irão atrapalhar e não te ajudar.

Ferramenta adequada 

A escolha da ferramenta adequada para realizar a análise de dados é muito importante. Para uma boa estratégia, você precisa saber os dados que serão usados. 

Se você quiser saber dados sobre acessos no seu site, por exemplo, existe uma ferramenta específica. Se quiser saber os acessos das suas redes sociais, existe outra.

Monitoramento Constante 

O monitoramento das suas ações e dados devem ser sempre constante. As oportunidades podem surgir de forma rápida, então, você precisa estar pronto. 

As oportunidades podem passar e seu investimento terá sido em vão. Além disso, o monitoramento é importante para entender as tendências do mercado. 

Agências Especializadas 

Muitas empresas têm preocupação de usar o Data Driven por receio de não saber como aplicar, e acabar perdendo dinheiro. Por isso, recomendamos as agências especializadas. 

Essas agências possuem profissionais altamente capacitados que irão realizar o trabalho da melhor maneira possível. Com isso, você garante que o seu dinheiro terá retorno.

Uma agência que confiamos, é a Beatz. Ela está há anos no ramo do marketing digital, sendo uma das pioneiras em nosso país. Já obteve vários cases de sucesso e, cada vez mais, vem se tornando referência. 

E aí, gostou de saber mais sobre esse tema? Então, continue seguindo o nosso blog para ficar por dentro do mundo do marketing!

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