Saúde

O que é Orofaringe?

Aproximadamente 60% das pessoas diagnosticadas com o câncer de Orofaringe ou Laringe e boca descobriram a doença em grau já avançado.

Câncer de orofaringe

Cada parte do corpo humano é um universo. A complexidade dos órgãos e funções de cada elemento da anatomia é estratégica e instigante.

A boca, por exemplo, compõe a parte inicial do sistema digestivo e abrange diferentes órgãos, órgãos acessórios, estruturas e tecidos com denominações e utilidades específicas.

Entre essas regiões, a Orofaringe, pequeno espaço da cavidade bucal, tem como principal função auxiliar na respiração, fala, mastigação e deglutição.

A Orofaringe compreende desde a base da língua, palato mole, amígdalas, parte lateral e posterior da garganta.

Esta parte que fica atrás da boca possui grande incidência para o desenvolvimento de tumores benignos e malignos, sendo o 12º mais frequente entre todos os tipos de cânceres. 

Tumores e Câncer na Orofaringe

Aproximadamente 60% das pessoas diagnosticadas com o câncer de Orofaringe ou Laringe e boca descobriram a doença em grau já avançado, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, o que eleva a probabilidade de óbito e sequelas.

Este número também pode estar associado à falta de percepção dos sintomas por serem mais comuns, e logo, confundidos com doenças mais simples, como por exemplo, herpes, aftas ou outras infecções bucais.

Sintomas principais do Câncer de Orofaringe

  • Feridas que nunca se curam ou sangramentos de gengiva em excesso
  • Manchas vermelhas ou brancas na área da língua, gengiva ou canto dos lábios
  • Dor ao mastigar ou tragar
  • Dor intensa na mandíbula que se estende até aos ouvidos

Possíveis fatores de risco do Câncer de Orofaringe

Como qualquer outro tipo de câncer, o de Orofaringe não possui uma causa específica. 

O crescimento desordenado das células que invadem tecidos e órgãos acontece por um defeito do DNA, que pode vir de uma herança genética ou simplesmente originar-se do nada.

Alguns fatores externos podem potencializar o risco desse surgimento, tais como:

  • Tabaco
  • Álcool
  • Vírus HPV 

Diagnóstico do Câncer de Orofaringe

Alguns hábitos podem reforçar a identificação mais precoce dessa doença, como por exemplo, examinar toda a cavidade bucal durante a higienização diária.

Caso encontre algum sinal anormal é essencial buscar uma avaliação médica.

A especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço é a mais indicada para este diagnóstico e tratamento.

Tratamento do Câncer de Orofaringe

Para o cirurgião de Cabeça e Pescoço Drº Thiago Chulam, a principal dificuldade para o tratamento de tumores e do câncer de Orofaringe é o retardo no diagnóstico. “Quando o tumor ainda está em fase inicial indicamos a cirurgia robótica, que além de propiciar uma visualização complexa do abscesso é minimamente invasiva”, ressalta o cirurgião.

Neste procedimento, imagens de 360 graus em alta dimensão da área afetada permite um acesso estratégico por um pequeno orifício retroauricular. 

Toda a ressecção é feita sem causar impactos e grandes cicatrizes, como acontecia na cirurgia convencional.

Reduzindo o tempo de internação, sangramentos e potencializando a recuperação do paciente, a Cirurgia Robótica de Cabeça e Pescoço vem revolucionando o tratamento do Câncer de Orofaringe, garantindo excelentes resultados e muita satisfação dos pacientes.

Em casos de câncer mais avançados, o cirurgião destaca outros métodos como a cirurgia com Radioterapia Complementar ou Radioterapia com Quimioterapia.

Outros conteúdos que você vai gostar