Diversos

Cidadania italiana: quem pode solicitar e como dar entrada no processo

Mulher segurando passaporte

A Itália é um país riquíssimo, e isso em todos os sentidos. Sua cultura é pujante, sua história é vasta e os seus cidadãos vivem com uma qualidade de vida incrível, além do fato do país possuir um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) bem alto, segundo a ONU.

Dadas todas essas qualidades, não é de se admirar que muitos brasileiros buscam pela dupla cidadania, a fim de se tornarem verdadeiros cidadãos italianos. E para os que possuem esse direito, nada mais justo que darem início ao processo de reconhecimento.

Você sabe como isso funciona?

Sabe quem tem direito e como dar entrada no processo?

Siga lendo e confira tudo o que você precisa saber sobre o reconhecimento de cidadania italiana!

O que é e quem tem direito?

Quando falamos de reconhecimento de cidadania italiana, estamos nos referindo à pessoas que tem o direito a serem cidadãs italianas devido à descendência. Ou seja, mesmo que nascidas em território estrangeiro, as pessoas que possuem ascendentes italianos são consideradas pelo governo, verdadeiras cidadãs do país e podem assim, dar início ao processo para terem dupla cidadania.

Com isso, essa pessoa passará a ter todos os direitos e deveres de alguém que nasceu no território do país, sem qualquer distinção.

Para ter direito ao reconhecimento de cidadania, é preciso que você tenha algum laço familiar de sangue com um italiano nato. Ou seja, você deve ser filho, neto, bisneto, tataraneto de alguém que tenha nascido em território italiano, sem que hajam limites geracionais.

É o que chamam de Jus Sanguini ou direito de sangue.

Mas é preciso saber algumas peculiaridades que envolvem esse processo. Se você é descendente de um homem italiano, o processo corre de forma natural, mas no caso do ascendente ser mulher, apenas os nascidos após 1948 podem solicitar a cidadania. Ao contrário disso, deverá buscar pelo meio judicial para tentar obtê-la.

Benefícios

Além da Itália ter todas as qualidades que mencionamos no começo do texto, quando se é um cidadão italiano, garante-se o 3° passaporte mais poderoso do mundo, este que dá acesso a 187 países de todo o globo.

É um oportunidade única de ampliar os horizontes e as fronteiras!

Como dar início ao processo?

Se você se encaixa nos parâmetros citados ao longo do texto, chegou a hora de dar início à solicitação de reconhecimento de cidadania.

Para isso, é muito útil fazer a sua árvore genealógica, ferramenta interessante para ter a noção dos documentos que você precisará reunir.

Com isso feito, você deverá ter em mãos as certidões de nascimento, casamento ou óbito de seus ascendentes – todas apostiladas e traduzidas por profissional juramentado – e apresentá-las no consulado responsável pela região de sua residência.

Geralmente, o trâmite leva de 8 a 10 anos e custa por volta de R$ 10.000,00 no total, caso você opte por fazer isso aqui no Brasil.

Lembrando que há serviços disponíveis para ajudá-lo na reunião e apresentação dos documentos necessários para ter sua solicitação aprovada.

Vale conferir.

Passaporte

Outros conteúdos que você vai gostar