Diversos

A importância da matemática na Contabilidade

Matemática na contabilidade

Não dá para menosprezar a importância da matemática na Contabilidade. Afinal de contas, a área contábil é apenas uma forma de lidar com certos aspectos numéricos de uma empresa e, portanto, comandada pela matemática. Um contador que não domina a matemática avançada é como um jogador de futebol que não consegue dominar a bola: dificilmente será útil para a equipe.

Isso pode parecer um pouco desestimulante para muita gente. Afinal, nem todo mundo é bom em matemática. Apesar do nosso país ter o 10º melhor resultado na Olimpíada Internacional de Matemática, dá para dizer com tranquilidade que a disciplina é uma das que menos têm fãs pelo Brasil, e aquela que as pessoas mais guardam mágoa da época da escola. Portanto, se você for ruim em matemática, significa que não pode ser um contador? Bem, não é exatamente isso, mas o fato é que sua atuação ficará um pouco mais complicada.

Quer entender a importância da matemática na contabilidade e o que fazer, caso você não seja muito bom na área? Então, siga a leitura do artigo abaixo com atenção (com cortesia dos colegas da Contabilidade Consultoria RR, um dos principais escritórios de contabilidade de São Paulo)!

Qual a importância da matemática na Contabilidade?

A Contabilidade é a área responsável por tratar do patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações. Ou seja, a Contabilidade é responsável por analisar o patrimônio de uma empresa e registrar as suas variações, além de lidar com todas as obrigações derivadas disso.

Uma empresa precisa pagar seus funcionários. Essa é uma retirada do seu dinheiro, portanto, uma variação do seu patrimônio. Assim, é algo que diz respeito à Contabilidade.

Outro exemplo: uma empresa faturou R$ 100 milhões em um ano. Isso é variação do patrimônio e, portanto, algo que interessa à Contabilidade.

Como ficou claro, a análise e, principalmente, a variação do patrimônio de uma empresa estão relacionadas a operações matemáticas. Quando a empresa paga algo, é uma subtração dos seus recursos. Quando ela vende, há uma adição de valor. E por aí vai.

É claro que essa é uma análise mais superficial do assunto, mas já é o suficiente para explicar que a matemática está intrínseca dentro do que entendemos como Contabilidade. Não dá para fazer um processo contábil sem cuidar da matemática. Mesmo para emitir uma nota fiscal, por exemplo, é necessário fazer uma conta de cálculo tributário, imagine as operações mais complexas!

Portanto, dá para dizer que a matemática é a linguagem pela qual a Contabilidade acontece. É como uma linguagem de computador: sem C, HTML ou CSS, um programa de PC ou um site não funcionam. Não tem como acessá-los. Sem a matemática, não dá para fazer contabilidade pois ela é a linguagem básica do segmento.

É possível ser contador, mesmo não sendo o melhor em matemática?

Com tudo isso que vimos no ponto anterior, a pergunta que fica é: dá para ser contador, mesmo sendo ruim em matemática, ou é algo impossível? Pessoas que não são boas na área devem simplesmente desistir?

Não! É claro que dá para ser um contador, mesmo sem ser o melhor em matemática. No entanto, se você não conseguir compreender o mínimo esperado no setor, então terá problemas para lidar com as demandas que terá pela frente.

Pense naquela metáfora que usamos no começo do artigo: não saber a matemática básica para trabalhar como contador é como não saber dominar uma bola e tentar ser atleta profissional. É muito difícil. Eventualmente, surgirão desafios que você não conseguirá superar sem dificuldades.

Sabendo disso, o melhor a fazer para quem quer se tornar um grande contador é começar a estudar o mais cedo possível e se esforçar para dominar a matéria. Não é preciso “amar” a matemática e nem ser um grande mestre na área, mas dá pra entender muito mais sobre o tema se começar a estudar o assunto hoje mesmo e  trabalhar na área até colocar tudo que sabe em prática.

Além disso, é importante dominar o básico, apesar de existirem muitas ferramentas na área que fazem os cálculos para você. Sabendo onde colocar cada informação, e qual fórmula usar para cada situação, pode ser o básico para quem quer lidar com suas tarefas contábeis, mesmo não sendo o melhor em matemática. Assim, usando essas ferramentas, você conseguirá compensar um pouco por não ser o melhor matemático do mundo.

Pronto! Agora que você já viu a importância da matemática na Contabilidade, poderá colocar em prática essas informações. Lembre-se de que não é impossível se tornar um bom contador, mesmo sem saber muita coisa sobre matemática, apesar dela ajudar muito nisso. Quanto melhor você for, mais fácil será dominar as tarefas contábeis. Assim, esforce-se muito para dominar a matemática, caso queira entrar na área e se destacar na profissão.

Gostou do conteúdo? Qual é a sua relação com a matemática? Comente abaixo!

Outros conteúdos que você vai gostar