Saúde

Como tirar o melhor proveito da cirurgia bariátrica?

Recomendada para os casos de obesidade mórbida, a bariátrica é um processo procurado também para finalidades estéticas, por quem deseja perder os quilos ainda mais rápido. Em casos em que realmente é necessária, como tirar o melhor proveito?

Mulher medindo a barriga

Muita gente que se encontra com sobrepeso busca na cirurgia bariátrica, uma opção mais rápida para perder peso. Nutricionistas recomendam, contudo, que a mesma seja sempre destinada apenas aos casos de obesidade mórbida, quando o paciente não possui mais tempo hábil ou corpo para perder peso de forma convencional.

Quando se trata de um caso de urgência, por exemplo, para evitar agravos piores de saúde, como um infarto, por exemplo. No entanto, muita gente procura a cirurgia bariátrica como método de emagrecimento e até para forçar uma reeducação alimentar.

Contudo, mesmo optando pela bariátrica, engana-se quem pensa que não precisará adotar um estilo de vida mais saudável. Ocorre que a bariátrica é um procedimento que envolve toda uma reestruturação dos hábitos diários, cuja alimentação precisa ser dosada e o sedentarismo, eliminado do dia a dia.

Assim, frequentar a academia para fazer esteira, pedalar, trabalhar os músculos e o corpo, terá que ser uma obrigação, bem como adotar uma alimentação extremamente saudável e bem limitada em sua quantidade. 

O que é a cirurgia bariátrica? 

A cirurgia bariátrica é o procedimento de redução de estômago. Nesse processo, por meio de três opções diferentes, uma parte do estômago é inutilizada, de forma que o órgão passe a processar bem pouca comida a cada refeição. 

Com isso, cada alimentação dos pacientes passa a ser o equivalente a mesma quantidade que cabe em um copinho de café (daqueles pequenos que se encontra nos mercados).

O procedimento visa “forçar” o organismo a perder o vício em comida, por meio de uma severa reformulação alimentar, que inclui a princípio sucos em pouca quantidade, passando alguns meses depois para caldos, papinhas e meses após o procedimento, alguns poucos alimentos sólidos.

Tudo de forma bastante dosada e com muito cuidado, visando a saúde e bem estar do paciente.

O que ocorre se o paciente desrespeitar esse método?

Geralmente, quando o paciente decide passar pelo procedimento bariátrico, ele conta com o apoio de toda uma equipe médica interdisciplinar, formada por psicólogo, nutricionista, cardiologista, dentre outros especialistas, para prepará-lo nas três fases do procedimento: antes da cirurgia, a própria cirurgia e a sua recuperação e o pós operatório.

O médico explica tudo que deve e não deve fazer para que o procedimento seja um sucesso. Caso desobedeça e tente comer uma quantidade acima do permitido, é grande o risco de passar mal e sentir dores fortes, tal qual estivesse tendo por exemplo um infarto.

Há possibilidades de náuseas e vômitos também. Sem contar que, a médio e longo prazos, o corpo pode voltar a ganhar peso e todo sofrimento, acabar sendo em vão.

Como tirar proveito da bariátrica?

Alimentação equilibrada

O paciente bariátrico tem em suas mãos uma nova oportunidade de vida. Redescobrir alimentos e sabores pode ser muito saboroso e mais divertido do que se pensa. A culinária brasileira é repleta de doces e salgados que são uma delícia, baratos e com receitas que fazem bem sem engordar.

Prática de exercícios

O sedentarismo precisa dar espaço a uma vida mais esportiva, divertida, dinâmica, seja para frequentar uma academia ou mesmo voltar a jogar bola. Investir nesse novo estilo de vida apenas favorece o bem estar.

Cercar-se dos bons amigos

Amigos de verdade compreendem a situação e ajudam na readequação do estilo de vida. Amigos de verdade experimentam a nova dieta e permanecem curtindo os bons momentos juntos.

Buscar a vida que sempre se quis

Após a bariátrica, o paciente estará liberado para fazer tudo que tiver vontade, seguindo os acompanhamentos ao nutricionista e ao médico regularmente. É hora de estudar, viajar, retornar ao trabalho com outra visão e uma nova postura. 

A vida voltou a sorrir, que tal dar a ela uma outra chance?

Outros conteúdos que você vai gostar