Marketing

Como fazer marketing digital no e-commerce?

A fim de que uma empresa alcance um cliente no meio virtual, é preciso compreender como fazer marketing digital no E-Commerce. 

E todo este estudo começa a partir do estabelecimento do conceito de leads qualificados.

Em seu resumo, trata-se do conjunto de clientes em potencial que se encontram em um estágio mais avançado no processo de vendas. 

Em outras palavras, um lead qualificado diz respeito ao público que tem interesse e que está prestes a tomar a decisão da compra do seu produto.

Quando um cliente em potencial busca informações ao redor do seu produto (da sua oferta) em seu site, blog ou rede social, você capta os dados da pessoa através de formulários que pedem nome e algumas informações de contato do interessado.

Mas o grande X da questão é, você sabe como gerar Leads qualificados para a sua empresa?! Como encontrar clientes ideais para o seu negócio?!

Adiante, você verá como fazer marketing digital, além de sua importância na captação e manutenção dos leads, que são as melhores chances de conversão no funil de vendas.

Crie um plano de marketing

O marketing é a forma certa de investir em divulgação para o seu E-Commerce. Ele é a tradução de toda a mensagem que sua empresa deseja passar. 

Confira a seguir, quais passos são essenciais para se criar um plano de marketing:

  • Entender a natureza do produto em oferta;
  • Compreender o mercado, a concorrência;
  • Estabelecer o posicionamento da marca;
  • Encontrar a “Persona” da sua empresa.

Esses fatores são o esqueleto de toda a sua estratégia de divulgação.

Até mesmo para estabelecer um relacionamento com clientes em potencial é necessário ter marketing direcionado.

Saber do que se fala, a quem se fala, como e onde se fala mostra a autoridade e confiabilidade de sua marca. 

Alinhar o conteúdo com a divulgação mais tradicional é o jeito certo de transformar leads em leads qualificados e, por fim, em sólidas conversões. 

Ainda na esteira das estratégias de marketing e venda, vale mencionar que é importante abranger os locais onde o seu produto será exposto. 

Além da sua própria página de vendas, invista nos marketplaces, pois já os clientes em potencial têm procurado cada vez mais nessas grandes plataformas.

Estude seu público alvo e nicho de mercado

Não é verdade que o comprador é a fatia primordial em todos os processos de uma empresa? 

Tudo gira em torno da vontade e necessidade do consumidor, portanto faz total sentido que sua marca esteja focada em atendê-las, sempre de forma personalizada.

Personalizar é trazer o potencial cliente para mais perto de sua marca, para um lugar de conforto, pertencimento e fidelidade. 

Dessa forma, além de criar relacionamento por afinidade com seu cliente ideal, será possível obter insights relevantes sobre este Lead.

Por fim, suas estratégias de nutrição, prospecção e captação serão totalmente direcionadas, personalizadas e assertivas para obter uma excelente taxa de conversão!

Qualifique seus leads e construa uma lista de contatos

Você já viu o que são leads qualificados, agora quanto ao processo de qualificação desses leads envolve a criação de uma lista de contatos.

O qual, pode ser tanto de futuros consumidores do público em geral, ou de clientes que são, de fato, outras empresas à procura de produtos ou serviços especializados.

Essa lista se constitui de todos aqueles que se interessaram no conteúdo gratuito que você disponibilizou e deixaram as informações de contato. 

Vamos abordar primeiro o cliente mais comum e em seguida os que representam empresas. 

Primeiro, a empresa entra em contato com todos esses leads, oferece mais conteúdo e aos poucos dá força ao relacionamento. 

Aqueles que aderirem a isto são os leads qualificados. São esses que você deve passar à equipe de vendas, pois a chance de conversão é real. 

Se o seu público faz parte do mercado B2B, ou seja, se os clientes em potencial são outras empresas que podem se interessar em seus produtos ou serviços.

Aí você deve criar uma Lista de Empresas por Segmento, para não perder tempo com clientes cujas demandas não possuem qualquer relação com a sua oferta. 

Esse planejamento específico economiza tempo, dinheiro e assegurará excelentes conversões!

Estude a jornada do seu cliente

Conforme já estabelecido, as vendas encapsulam um grande processo no qual o cliente deve ser envolvido da primeira até a última etapa. 

Isso é jornada do cliente: a experiência com a sua empresa, desde o primeiro contato com a marca até o último

  • Conhecimento da marca;
  • Consumo de conteúdo gratuito;
  • Estabelecimento de relação;
  • Venda;
  • Pós-venda.

A jornada de cliente ideal é um ciclo perfeito onde essas fases sucedem uma à outra. Com isso, é preciso ter muita atenção. 

Quanto mais personalizada e facilitada for a experiência do público, maiores as chances das vendas serem concretizadas. 

Integre processos internos

O próprio conceito de jornada do cliente infere o de processos internos. 

Enquanto a jornada do cliente refere-se a percepção de um futuro comprador dentre um público-alvo, o processo interno é o outro lado da moeda: é o decorrer dessa jornada pelo ponto de vista da empresa. 

Logo, todo esforço aqui é primordial nas conversões.

O processo interno nada mais é do que uma padronização planejada de tudo o que uma empresa deve fazer, em etapas bem definidas, para que a experiência de consumo do cliente seja perfeita. 

De uma forma contínua (sempre lançando mão de modificações quando se provar necessário), os processos internos requerem:

  • Gerenciamento de produtos
  • Treinamento de pessoal
  • Delegação de responsabilidades
  • Mapeamento constante dos objetivos da empresa
  • Uso de ferramentas (softwares) para automatizar os processos
  • Verificação de resultados
  • Formação de novas estratégias

Cada etapa e função dos processos internos pode e deve ser integrada ao marketing digital.

Desde ao planejamento das estratégias, ao gerenciamento de funcionários, ao uso de ferramentas de otimização até a monitoração de resultados.

Monitore seus resultados

Google Adsense

Passar por todo o caminho de gerar e captar leads através do marketing digital de nada vale se a empresa não tomar o compromisso de estudar os resultados.

Para cada aspecto da pesquisa e da execução das estratégias, deve-se dedicar um tempo ao estudo dos seus efeitos. 

Tanto a empresa quanto o mercado, e até mesmo o próprio cliente, são entidades vivas, que estão em movimento contínuo. 

Logo, não atender às necessidades, demandas e tendências que se modificam é uma atitude que só pode redundar em fracasso.

Além de conferir os rumos do mercado, de maneira geral, a verificação de resultados ajuda você a perceber o que funciona para sua empresa e o que deve ser descartado e revolucionado. 

É um termômetro para que você saiba de verdade onde você se encontra, em meio ao ambiente de consumo virtual e na mente dos clientes.

Uma das melhores ferramentas para monitorar seus resultados é o Google Analytics! Não deixe de explorar este recurso que o Google disponibiliza gratuitamente.

Conclusão

Dada a lógica de como fazer marketing digital é importante para o estabelecimento e sobrevivência de uma empresa, é hora de dar uma pausa e repensar em tudo o que você tem feito até agora.

Quando você sabe o que são leads qualificados, busca por formas de estabelecer relacionamento e qualificá-lo.

Estrutura sua empresa em função do cliente, do nicho de atuação e construir a ponte entre o seu produto e a necessidade do público.

Não esqueça de que as nuances por trás do monitoramento e análise são de extrema importância para analisar as técnicas da concorrência.

Dessa forma, você dará um passo altamente importante para a elaboração de um bom plano de marketing.

Até a próxima,

Abraço!

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