A busca por um corpo bonito e definido deixou de ser restrita aos atletas e profissionais da beleza e saúde física. Atualmente, pessoas de diferentes faixas etárias e diversos grupos sociais estão preocupadas não só com a estética, mas com a qualidade de vida que ganham ao malhar e praticar exercícios.
Por essa razão, suplementos alimentares se tornaram um assunto bastante comentado entre quem se dedica a treinos dentro e fora das academias, trazendo com isto muitos questionamentos e respostas que nem sempre correspondem aos fatos.
Os mitos sobre suplementos alimentares podem ser bastante prejudiciais, visto que não se baseiam na opinião de médicos ou nutricionistas, pessoas verdadeiramente capacitadas para orientar adequadamente quem pretende fazer uso de suplementação em suas dietas e treinos.
Pensando nisso, preparamos este artigo para desmentir 5 dos principais mitos sobre o consumo de suplementos alimentares, todos baseados no posicionamento de especialistas e estudiosos do assunto. Confira a seguir!
1. “Sem suplemento alimentar, sem ganho de massa muscular”
Esse é, talvez, o maior mito sobre o assunto.
Há quem acredite e repasse a informação de que é apenas através da suplementação que o corpo consegue ganhar massa muscular. Mas essa é uma afirmação inverídica segundo qualquer profissional da área.
Nutricionistas e médicos afirmam que encontramos nos alimentos todos os nutrientes e vitaminas essenciais para ajudar no ganho de massa muscular.
Os suplementos são um auxílio e fator potencializador, mas não uma via única para atingir o objetivo.
2. “Suplemento alimentar engorda”
Alguns suplementos alimentares contribuem para o ganho de peso, sim. Mas essa não é uma verdade universal sobre o tema.
Mesmo os que são indicados para quem quer ganhar massa, o resultado dependerá da quantidade utilizada e da combinação de alimentação e exercícios.
Novamente, é fundamental ter uma orientação profissional precisa para cada caso e meta pessoal.
Dessa forma, você obterá efeitos satisfatórios e ganhará massa magra e não gordura nociva à saúde de seu corpo.
3. “Suplementos alimentares podem substituir refeições”
Além de ser um grande mito, esse boato é bastante irresponsável com o organismo de quem acredita nele.
Os suplementos alimentares servem para ajudar em dietas deficitárias ou de quem tem como intuito complementar e potencializar a absorção de nutrientes.
Seguir o mito da substituição de refeições por suplementos pode causar danos desde leves a mais graves à saúde do corpo.
Portanto, mesmo que receba orientação para tomar suplementos, jamais deixe de lado uma alimentação equilibrada e diversificada.
4. “Suplementos deixam de fazer efeito com o tempo”
Não! Suplementos não perdem seu potencial após determinado tempo de uso.
O que acontece é que conforme os resultados surgem e as intenções de quem toma mudam, é necessário que se passe por novas avaliações e que se mude tanto a dieta quanto o treino.
Para isso, novamente, é fundamental que um especialista o acompanhe e oriente sempre. Do contrário, é possível que você esteja colocando sua saúde em risco sem ao menos estar atingindo qualquer resultado esperado.
5. “Quanto mais suplementos, mais objetivos atingidos”
Seguir essa afirmação é garantia de apenas uma coisa: sobrecarga e desequilíbrio no organismo!
Os suplementos são incríveis para o corpo quando usados de forma direcionada e vinculadas a dietas alimentares equilibradas e exercícios.
Porém, tomar suplementos acreditando que a quantidade resultará em qualidade é um engano que pode trazer muitas consequências ruins ao seu corpo.
Elas vão desde o aumento de gordura a danos irreversíveis em órgãos vitais.
A maior verdade que você precisa saber sobre a suplementação é a do uso orientado e guiado por profissional da área da saúde. Do contrário, mesmo que você atinja os fins esperados, poderá sofrer impactos negativos a qualquer prazo.
E você já toma suplementos ou deseja iniciar o uso?
Então não deixe de compartilhar conosco suas dúvidas e experiências nos comentários!